25.7 C
Vitória
segunda-feira, 1 junho, 2020

Dia Mundial de Combate ao Câncer: medicina e a Fé

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Pandemia afeta tratamento de hipertensão em mais de metade dos países

Doença agrava casos de Covid-19. OMS detectou falhas também nos serviços a diabéticos e cardíacos

Segundo trimestre deve ser bem pior para o PIB, diz presidente do BC

Para Roberto Campos Neto, o PIB deve ser "bem pior" no segundo trimestre, em função da pandemia do novo coronavírus

Igreja cristã é demolida no Egito e cristãos são presos

A destruição de uma igreja no Egito foi para punir o "crime" de construir mais salas para a escola dominical

Repensando como catalisar “movimentos de fazer discípulos” no Brasil

A Consulta Nacional On-line da “Década de Fazer Discípulos” contou com a participação de importantes lideranças nacionais e internacionais em torno da mobilização de igrejas discipuladoras em solo brasileiro

Vinte minutos de caminhada por dia ajudam a prevenir a doença; além disso, confira histórias de fé!   

O hábito de realizar atividade física faz diferença na prevenção do câncer. Não é preciso frequentar academia ou procurar um esporte de impacto ou grande esforço físico. Vinte minutos de caminhada por dia, por exemplo, são recomendados pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Hoje (4) é o ‘Dia Mundial de Combate ao Câncer’. A data foi instituída em 2008 pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), para aumentar a conscientização sobre a doença e estimular a preservação.

Anne Graham sobre câncer: “Deus olha para o coração” . Saiba mais! 

“A prática de atividade física melhora a imunidade do corpo e reduz a produção de mediadores inflamatórios, fenômenos que minimizam as mudanças celulares e, consequentemente, os riscos de desenvolvimento da doença. Estudos mostram que a atividade física regular reduz de fato o risco de desenvolvimento de câncer de mama, cólon e endométrio”, explica o oncologista Duílio Rocha Filho, ligado à SBOC.

Segundo nota da sociedade médica à imprensa, 30% a 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos a partir de mudanças no estilo de vida: além de praticar atividade física, “não fumar, preferir alimentos naturais, manter uma dieta equilibrada, se vacinar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.”

Apesar de recomendações simples, a SBOC encontra dificuldade para que as pessoas mudem suas rotinas e adotem comportamentos mais saudáveis. “Ao contrário do caso do cigarro, em que a relação com o câncer de pulmão é direta, os impactos do estilo de vida na saúde são pouco palpáveis para a maioria das pessoas, pois é muito difícil dizer com precisão o que originou o tumor; se foi o consumo de álcool ou de carnes processadas.”

Em pesquisa feita pela SBOC em 2017, com 1.500 pessoas em todo o país, metade declarou que não faz exercício físico. Uma em cada quatro pessoas entrevistadas não vê a obesidade como problema relacionado ao câncer.

FÉ 

Relato de milagre como esse pode ser contado pelo pastor Edmar Soares. Em dezembro de 1992, aos 38 anos, descobriu que tinha um tumor na bexiga. A luta contra a doença se arrastou até 1995, quando médicos o submeteram a uma cirurgia e extraíram o órgão doente. Dez anos depois, em 2005, caroços começaram a aparecer pelo corpo dele, até que foi constatado um linfoma, câncer no sistema linfático. Com a quimioterapia, começaram mais lágrimas, dores e dias de internação.

“Sofria de uma dor incessante nas costas e que descia para a perna, paralisando-a. Fiquei tão angustiado que não queria falar com ninguém. Um médico me receitou um coquetel de injeções e comprimidos, mas nada aliviava minhas dores.

Numa tarde, chegou a minha casa um grupo de mulheres de oração para me visitar. Corri para o meu quarto e mandei dizer que não receberia ninguém!. Só que depois de alguns instantes, ouvi uma irmã entrando e dizendo: ‘pastor Edmar, eu vim orar para que Deus tire esta angústia de dentro do irmão’. Hoje estou 100% curado”, testemunha o pastor. Relatos de curas de doenças por intermédio da intervenção divina.Saiba mais! 

*Da redação, com informações da Agência Brasil


Leia mais

“Estou mais perto de Deus” 
Vidas renovadas pela Fé 
Anne Graham sobre câncer: “Deus olha para o coração” 

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Vila Mix em Casa Gospel acontece neste sábado (30)

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.

“Aventuras em Galápagos”: desbravando a criação

A diversidade de recursos naturais das ilhas foi cenário para a produção, que faz parte de um projeto pedagógico da Educação Adventista

Em breve, um documentário sobre a Igreja Perseguida

Série conta com 12 episódios em que cristãos perseguidos contam suas histórias e como enfrentam a perseguição

Em reflexão, Hillsong United grava vídeo com integrantes em quarentena

"Tendo colocado a letra e a melodia para combinar com qualquer humor ou ocasião, a mensagem dessa música é perfeita para todos nós agora", escreveu integrante. Confira!