22.4 C
Vitória
quarta-feira, 27 janeiro 2021

Dia mundial de Ação de graças

Mais Artigos

Fazejamento

Deixe o passado no passado e avance de maneira firme e constante em direção as coisas que vêm adiante.

Feminismo segundo a TV Record

Não importam os rumos que a trama da TV Record venha a tomar, ela abre espaço para discutirmos as origens do feminismo e até onde os feminismos de hoje estão sendo positivos ou negativos para a mulher

Seria a Bíblia atual?

De fato, propor uma ética bíblica não é tarefa fácil, mas a Bíblia continua válida hoje como o foi no passado.

“… E sejam agradecidos.” (Colossenses 3. 15 NVI)

Embora o dia de Ação de graças no Brasil não tenha o mesmo valor que tem nos Estados Unidos e no Canadá, a filosofia por trás desse feriado é de extrema importância para nossa vida e nossa espiritualidade em muitos sentidos. Quero inspirar você neste texto a aceitar a verdade defendida pelo dia de Ação de graças, mesmo que não valorize o feriado.

O que quero na verdade é inspirá-lo a lutar contra a ingratidão e o descontentamento, que formam uma base para o mau humorado hábito de murmurar, pois ingratidão, descontentamento e murmuração te bloqueia no processo de buscar bênçãos que ainda não possui.

“Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 25. 29, 30NVI)

Para um pensador atento, Jesus parece estar sendo incoerente em sua fala acima porque afirma literalmente: “aquele que não tem, vai perder o que tem.” E é óbvio que aquele que não tem, não pode perder o que tem.

Mas na verdade, a aparente incoerência na fala de Jesus, esconde em si uma ideia: esse indivíduo citado no texto como “aquele que não tem”, na verdade tem alguma coisa. Tem, mas não consegue admitir o ter, porque o descontentamento, a ingratidão e o vício de murmurar lhe dominavam a alma. A grande verdade a respeito desse indivíduo é que não lhe faltava o suficiente. Talvez tivesse até mais do que precisava. Quando Jesus diz que ele não tem e vai perder o que tem, está dizendo que seu descontentamento o faz acreditar não ter e por causa dessa crença enganosa de sua alma, vai perder e descobrir que já teve, mas agora realmente não tem mais.

A ideia geral apresentada pelo mestre é a seguinte:

Aquele que acredita que tem, que age com gratidão, com reconhecimento, contentamento, criando ao seu redor uma atitude de gratidão, vai ganhar ainda mais. E terá cada vez mais abundantemente. Contudo, aquele que não percebe que tem, desenvolvendo uma atitude de ingratidão, descontentamento e um ambiente cheio de murmuração, vai perder o que tem e descobrir que tinha e continuar perdendo cada vez mais.

Com isso, Jesus estabelece que nós podemos escolher para nós um dos dois ciclos que nomeio a seguir. O ciclo da benção e o ciclo da maldição.

O CICLO DA BENÇÃO

Começa quando você decide ser grato e ganha mais, e porque ganha mais, agradece e porque agradece, ganha mais e porque ganha mais, agradece…

Jesus disse que se escolher viver este ciclo, você terá abundância como resultado da prática deste ciclo. Mas note que este ciclo começa na decisão de ser grato pelo que tem, pois a maioria fica esperando que alguma coisa boa lhe surpreenda para então começar a agradecer. Entenda que para começar o ciclo você precisa da gratidão que traz a benção que gera mais gratidão. O foco é a gratidão e não a benção.

O CICLO DA MALDIÇÃO

Começa com a murmuração, a ingratidão e o descontentamento. Na prática funciona assim: esse indivíduo murmura e por causa disso perde o que tem e porque perdeu murmura ainda mais e porque murmurou perde mais…

Essa sucessão de murmurar e perder realmente não tem limite, a não ser que a pessoa pare de murmurar e comece a agradecer. E Jesus está realmente dizendo que esse murmurador vai perdendo tudo até perder a si mesmo, sendo lançado nas trevas!

“…E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 25. 30 NVI)

Como em geral somos sensacionalistas, preciso esclarecer que não é um sentimento o que está em jogo aqui. Portanto, não preciso estar me sentindo grato, preciso apenas agradecer e crer para estar no ciclo da bênção. Semelhantemente para murmurar é preciso apenas decidir isso.

Por isso o apóstolo Paulo disse aos Tessalonicenses:

“Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1Tessalonicenses 5.18 ARA)

Paulo fala de “dar graças em tudo” e não “por tudo”. Não devemos dar graças por tudo, mas sempre posso pensar em alguma razão para dar graças mesmo naquela situação muito difícil e, com minha gratidão, atrair Deus para perto, dando assim legalidade para seu agir, independente das circunstâncias.

Pr. Jucimar Ramos – é pastor sênior da Igreja Monte Sião de Linhares, presidente do Ministério Bálsamo de Gileade, palestrante e escritor com mais de 20 títulos publicados

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Lideranças religiosas protocolam pedido de impeachment contra Bolsonaro

Documento é assinado por 380 pessoas ligadas a diferentes denominações evangélicas, além da igreja católica e de 17 movimentos cristãos. Saiba mais!

Debate nos EUA: Transgênero na pauta de Biden

Presidente americano revogou decisões de Trump que proibia a atuação de transgênero nas Forças Armadas. Saiba mais!

Pandemia faz Brasil registrar recorde de mortes

Elevação em 2020 foi a maior registrada desde 1999, início da série histórica das estatísticas de mortes no país. Saiba mais!

O exemplo de jovens cristãos no combate à dengue

Em Palhoça (SC), jovens cristãos, do projeto Missão Calebe, da Igreja Adventista, fizeram uma campanha contra a dengue. Saiba mais!

Entrevistas

Ilma Cunha: depressão e ansiedade na pandemia

Já viu como tem gente deprimida e ansiosa à nossa volta? As doenças da alma ganharam força total nesta pandemia. Confira a entrevista!

Entrevista com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande

“O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” "O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” Por Luciene Araujo “Vamos andar mais rapidamente que o...

Papai Noel – O que ele tem a dizer?

Comunhão “conversou”com “Papai Noel”. Numa entrevista fictícia, ele explica os símbolos e significados do Natal e porque seu personagem tomou o lugar de Jesus...

Mirna Borges: Finanças, planejamento e controle

Uma das principais influenciadoras de finanças no Brasil, Mirna Borges, dá dicas de como sair do vermelho, acertar as contas e ter uma vida mais próspera com o dinheiro, através de princípios bíblicos. Confira!