22.6 C
Vitória
quinta-feira, 16 julho, 2020

Dia Mundial do Meio Ambiente: cuide da criação

Leia também

Paulo Guedes testa negativo para covid-19, informa ministério

Ministro fez dois testes e resultados foram negativos. Saiba mais!

FGV: índice de confiança empresarial sobe 7,3 pontos em julho, diz prévia extra

Entre os setores que compõem o ICE, a mais intensa elevação ocorreu na indústria. Saiba mais!

Canadá se aproxima de zero em número de mortes por covid-19

Com reabertura, autoridades manifestam receio de nova onda. Confira!

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, em 1972, e visa a garantir ações para a preservação do meio ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (05), é adotado por vários países a fim de preservar e discutir práticas para a melhora da vida no planeta. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

No Brasil, a Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente é a principal autoridade global responsável alertar a sociedade para a redução de produção e consumo excessivo de produtos poluentes.

De acordo com a ONU Meio Ambiente, um dos maiores problemas que o planeta enfrenta é o descarte indevido de plástico em mares, rios, praias, florestas, entre outros lugares. Por ano, são utilizadas mais de 5 trilhões de sacolas plásticas em todo o mundo.

E o problema não termina aí. A organização informou ainda que a cada minuto, 1 milhão de garrafas plásticas são consumidas e que 90% da água engarrafada contém microplásticos, o que também prejudica a saúde. Boa parte destas garrafas são descartadas em locais inapropriadas, o que pode acarretar a mortalidade da vida marinha, e um descontrole no bioma marinho.

Por isso, nesta terça, a ONU Meio Ambiente comemora a data promovendo a campanha “Mares Limpos”, que visa a evitar que o lixo se estenda aos ambientes marinhos e mobilize a sociedade e entidades governamentais para o problema que se tornar ainda maior no futuro.

Outro assunto considerado um agravante no meio é o aquecimento global. Enfrentá-lo tem sido um dos maiores desafios das populações ao redor do mundo. Atividades que provocam o desmatamento, como a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e derivados), a agropecuária, o desperdício de alimentos e a produção de energia elétrica, geram gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, que causam o aquecimento global e as alterações do clima no planeta.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, esse fenômeno tem piorado por causa dos atuais padrões de produção e consumo. “Como consequências temos a incidência de secas, enchentes, tempestades, derretimento das geleiras que ameaçam a disponibilidade de água, de alimentos e de energia no mundo todo – mesmo que a maioria não perceba a conexão entre esses problemas e as suas próprias atitudes”, enfatizou.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, criada por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse ações que tenham a finalidade de apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país.

Entre os dias 05 e 10 de junho, prefeituras, Ong’s, sociedade e demais órgãos envolvidos com o meio ambiente desenvolverão ações que visam a fazer a diferença no dia a dia.


leia mais

Maranata prioriza cuidado com Meio Ambiente

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Aline Barros se une a artistas em live solidária

Entre os cantores que participam do evento estão Cassiane, Bruna Karla, Fernandinho, Fernanda Brum e outros

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

Plugue-se

Podcast Mergulhe na Palavra, a Bíblia livro por livro

Dirigido pelo pastor Lécio Dornas, da Igreja da Família, em Windermere-Flórida, EUA, o podcast aborda a essência da Bíblia livro por livro

Bíblia Textual: originalidade da Palavra de Deus

A Bíblia Textual chega ao mercado depois de nove anos e três meses de pesquisa, tradução e revisões

Arte e adoração na igreja evangélica brasileira

Nada é mais importante que a adoração na igreja, pois é a mensagem do evangelho em música

“Deus poupou minha vida”, declara Samuel Santos

Samuel Santos, da dupla Daniel e Samuel teve melhora em seu quadro de saúde e já deixou a UTI do hospital. Em um vídeo,...