22.9 C
Vitória
quinta-feira, 9 abril, 2020

Pais, incentive seus filhos a ler livros

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Justiça destina R$ 2,5 bilhões da corrupção para a saúde

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar, ainda, a aplicação de R$ 51 milhões no combate ao novo coronavírus.

Caixa cadastrou 10 milhões benefícios emergenciais em seis horas

A expectativa do banco e encerrar o dia com 20 milhões de benefícios cadastrados. Confira! 

Antes de reunião com Mandetta, Bolsonaro defende, nas redes, uso de cloroquina

O uso dos medicamentos é uma das divergências entre Bolsonaro e Mandetta. O encontro ocorre dois dias depois da ameaça de demissão do ministro ter sido quase concretizada. Saiba mais!

Israel, Páscoa, o Êxodo e a “praga coronavírus”

"No Livro do Êxodo, lemos que 'os israelitas gemeram em sua escravidão e clamaram, e Deus ouviu seus gemidos", disse o presidente de Israel. Confira!

No Dia Internacional do Livro Infantil um conselho: “Crianças incentivadas são crianças transformadas”, afirma o escritor cristão Lincoln Polycarpo. 

A literatura infantil é a porta de entrada para um universo lúdico e cheio de possibilidades. Uma criança que recebe o estímulo à leitura certamente será um adulto leitor, e todos nós sabemos dos incontáveis benefícios que o hábito de ler proporciona em diversos aspectos da nossa vida.

Para divulgar a literatura e assim conquistar novos adeptos, foi instituído o Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado a cada 2 de abril.

Escrever livros para as crianças é uma das atividades do Lincoln Polycarpo. Além de trabalhar com metais em Curitiba (PR) onde mora com a família, ele também gosta de escrever textos para a garotada. O escritor, que é da Igreja Irmãos Menonitas do Boqueirã, ministra para crianças há 16 anos.

“Tenho o maior prazer em escrever para as crianças, contar historinhas bíblicas e ver o desenvolvimento delas. Fico feliz em contribuir com isso. Esse deve ser o nosso papel como cristão”, explicou.

Ele já escreveu vários textos, que futuramente vão virar livro. Mas o último dos 3 que já publicou, fez o maior sucesso entre as crianças é “A dúvida de Dorotéia e Maricota, quem é o maior?” Lincoln destaca que o mais importante é os pais incentivar a leitura dos livros em casa com os filhos ainda pequenos.

Foto: Arquivo pessoal

“Os pais devem sentar com os filhos, pegar os livros e contar história para eles. Isso precisa ser estimulado e não é entregar o celular. Tem que ter participação da família para que a criança se sentir importante.

O livro é apenas um veículo. As histórias podem ser contadas em voz alta, baixa, voz embargada, mas tem que ser contada com gosto. A partir daí os sentimentos já serão formados como calor humano, amor, abraço. E consequentemente os valores cristãos instituídos por Deus. Esse é o propósito da vida”.

E os resultados desse hábito em casa são fantásticos, ainda mais se os conteúdos forem voltados para a Bíblia. “Incentivar a criança a ler é criar uma cultura onde ela goste de buscar conhecimento, e conhecimentos que farão diferença por toda sua vida. Além de tomarem gosto pela leitura elas tem suas vidas transformadas através das historinhas. Crianças incentivadas são crianças transformadas”, explicou.

Segundo ele, os livros cristãos bem elaborados também tem o propósito de evangelizar. “Não podemos ir direto ao ponto na evangelização se não espantamos as pessoas. Por isso usamos personagens, situação do dia a dia e de forma indireta alcançamos pessoas para Deus. Todos os princípios cristãos são empregados através das histórias. Tudo tem a ver com a Igreja e a salvação. É a forma de abordagem diferente com a linguagem infantil. As crianças precisam ser evangelizadas”, concluiu.

A mestre em pedagogia, Ana Paula Hashimoto, disse que a leitura em família é importante, principalmente para formar novos leitores. “Infelizmente o que temos visto hoje são filhos grudados no celular ao invés de estarem em contato com livros. As crianças não tem referência de pais leitores e por conta disso elas querem ficar no celular também. Precisamos voltar a ter circulo de leituras. E despertar o leitor dentro dos alunos, mas para isso os pais tem que ser leitores”, reforçou.

Lincoln dando palestra para crianças na semana do livro em uma escola de Curitiba. Foto: Arquivo pessoal

Sobre a data

O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado no dia 2 de abril? em homenagem a um dos mais importantes nomes da literatura infantil, o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

Apesar de não ter sido o primeiro a escrever para o público infantil, Andersen é considerado o primeiro autor a adaptar fábulas já existentes para uma linguagem mais adequada ao universo dos pequenos.

Foi dele a ideia de transmitir, por intermédio de antigas histórias, moral e valores, concepção que ainda não havia sido abordada por Charles Perrault, considerado o pai da literatura infantil, e pelos Irmãos Grimm, que apenas adaptavam as histórias cujos finais não eram tão felizes assim.

Dicas de Livros Infantis

A Bíblia dos principiantes – CPAD
A árvore dentro da semente – Max Lucado, (Mundo Cristão)
Aprendendo com o nome de Jesus – Carine Mackenzie (Editora Vida)
Brincando e aprendendo – Adilson Reis Jr (editora Vida)


Leia mais

Jovens precisam de salvação e da certeza da vida eterna
O Mestre da Escola Dominical
Não deixe ser tarde demais

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Live: “As perguntas cruciais a serem respondidas na crise”

Um dos 25 melhores CEO’s dos EUA, Craig Groeschel fará nesta quinta-feira (02), às 10h30, uma Live exclusiva para o Brasil com tradução simultânea

Vigília online ‘Há uma Luz’: um clamor contra o covid-19

Para levar paz e esperança à população afetada pela pandemia global da Covid-19, a plataforma cristã, InChurch, organizou a vigília online “Há uma Luz” nesta quarta (1º).

26 de março: live – Como inovar na igreja em tempos de disruptura

Nesta quinta (26), as 19h, vai acontecer a primeira live da série "O efeito da liderança na crise” com Josué Campanhã, diretor da Envisionar e Thiago Faria

Novo Som faz show online

Devido a quarentena por causa do coronavírus, a banda vai estar ao vivo no sábado (28) a partir das 20h. Será transmitido pelo Instagram e Facebook

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Inovação! Kemuel lança primeiro single em inglês

Com participação de Amanda Malela, a versão de “O Teu Amor” dá início a um novo momento na carreira do grupo

Lives, podcasts cristãos, aumento do consumo digital

Em tempos de isolamento social hoje é consumo digital. Cantores e pastores brasileiros usam lives e publicam podcasts com conteúdos específicos para seus membros Em...

Conheça as novas artistas da Sony Music

Amanda Loyola, que é capixaba, foi destaque do quadro de Jovens Talentos do Raul Gil e Thais Castro, que é líder do ministério de louvor da igreja Por Amor de São Bernardo do Campo (SP). Agora as duas integram o time Sony Music

Brasileira cria projeto que conecta pacientes isolados

O projeto "Acortando la Distancia", da brasileira Giovanna Angiolillo, 44 anos, que mora em Madri, na Espanha, ajuda pacientes isolados com coronavírus, a conectar com suas famílias