24.8 C
Vitória
sábado, 10 abril 2021

Dia dos Pais: aqueça os corações com um bom filme

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo, 9, mas que tal aproveitar o fim de semana para aquecer o coração com um filme especial?

Por Luiz Carlos Merten e Priscilla Cerqueira

Comemora-se neste domingo, 9, o Dia dos Pais. Por conta da pandemia, muitos pais e filhos (e filhas) estarão afastados, cumprindo o isolamento social. Que tal aquecer os corações, além do abraço virtual, com um bom filme sobre o tema?

O Kore-Eda, Pais e Filhos – o original, Tal Pai tal Filho seria mais adequado – é belíssimo, mas a seleção contempla a possibilidade de se conferir o tema na perspectiva de uma mão dupla.

Ron Howard assina o divertido O Tiro Que Não Saiu pela Culatra, que vale pescar em algum site de antiguidades – é de 1989 -, e a filha dele, Bryce Dallas Howard, dirige Dads. Como pais e filhos encaram o tema?

‘Um Lugar Qualquer’

Conta a história de Rachel, uma jovem viciada no trabalho que está prestes a se casar com Owen . Momentos antes da cerimônia, ela ainda está ao celular resolvendo detalhes de um possível novo cliente. Tal situação faz com que o noivo desista do casamento em pleno altar, por perceber que ela jamais irá mudar.

Desolada, Rachel ainda é surpreendida com a súbita reaparição de seu pai, Harry , que a abandonou quando tinha apenas 5 anos. Após uma noite de bebedeira, ela decide não perder o cruzeiro ao Caribe que já havia programado para sua lua de mel, e convida seu pai a acompanhá-la.

Trailer do filme

‘Pais e Filhos’

Sempre preocupado em analisar relações familiares, o japonês Hirokazu Kore-Eda assina aqui um de seus mais belos filmes. Um homem rico descobre que seu filho foi trocado na maternidade e está sendo criado numa família modesta.

A troca das crianças provoca um duplo choque – o riquinho vai parar na oficina mecânica, o pobrinho descobre-se num ambiente luxuoso, mas sem afeto. Kore-Eda e a consanguinidade – o que representam os laços de sangue? Durante todo o tempo o público fica com o coração na mão – como isso irá acabar? Acaba lindamente. Steven Spielberg presidia o júri que outorgou seu prêmio ao filme, em Cannes, 2013. Surgiram rumores de que ele faria o remake nos Estados Unidos. O projeto não saiu, talvez pelo simples fato de que fazer um filme melhor seria impossível.

Trailer do filme

‘O Paizão’

Dennis Dugan dirige Adam Sandler numa comédia que tem a cara do astro. Ele faz um sujeito que sempre fugiu às responsabilidades, mas agora adota um menino para tentar provar à ex-namorada que é o cara.

Durante boa parte da narrativa, o garoto revela-se mais maduro que ele. E agora? Sem querer criar polêmica, mas criando, Sandler é muito bom ator, e prova mais uma vez.

Trailer do filme

‘Pai Patrão’

Palma de Ouro em Cannes, 1977. Relações abusivas entre pai e filho na Sardenha. Uma sociedade patriarcal, agropastoril. O pai que tenta impedir o filho de estudar, o garoto que o desafia. Baseado na história real de Gavino Ledda que, de analfabeto, tornou-se um dos maiores linguistas da Itália.

A par de suas excepcionais qualidades, o filme dos irmãos Taviani fez história por iniciar uma nova etapa. Foi produzido pela RAI e o diálogo cinema/TV tem alimentado o audiovisual da Itália, desde então.

Trailer do filme

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se