23.9 C
Vitória
sábado, 27 novembro 2021

Dia do professor: como o Mestre dos mestres ensinava

Cristo ensinava de forma prática e gerava transformação com seu ensino e estilo de vida

Por Marlon Max

Neste dia 15 de outubro é celebrado o Dia dos Professores. Seja nos evangelhos ou nas cartas apostólicas, a Bíblia apresenta um dos atributos mais contundentes do ministério de Cristo: Mestre! Não apenas ele, mas todos que assumiram o evangelho como forma de expansão do reino de Deus tiveram que ensinar — obviamente o grande exemplo é Cristo e seus muitos ensinamento.

O pastor e escritor Luciano Subirá aponta particularidades do estilo de ensino de Jesus, que posteriormente foi usado por seus discípulos e apóstolos. Um dos ensinamento mais forte é sobre o testemunho, ou seja, o professor (mestre) faz, e depois ensina. Ele lidera por exemplo.

“Os apóstolos não ensinavam apenas a respeito de Cristo, mas ensinavam a Cristo. Há uma diferença entre uma coisa e outra. Falar acerca de Jesus gera informação sobre quem Ele é. Ensinar a Cristo é orientar cada cristão a reproduzir a imagem e o comportamento de seu Senhor”, explica Subirá.

O pastor ainda faz um questionamento pertinente: “me pergunto qual seria o impacto na sociedade de hoje se cada um de nós, de fato, passasse a viver e a agir como Jesus”. “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.” 1 Pedro 2.21, esclarece.

O foco da atividade dos mestre que se dedicam a ensinar sobre Cristo não é explicá-lo como uma teoria criada a partir de conceitos abstratos, mas viver como Ele vive e estabelecer um testemunho digno do título de mestre.

“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. diz as escrituras em 1 João 2.6 e por isso Todos deveriam imitar Cristo”, insiste Luciano Subira.

Outas atitudes de Jesus, na qualidade de mestre, foge completamente da ideia formatada de professor que temos hoje. Subirá destaca o caráter caridoso de Jesus, que causou impactos em todos que caminhavam com ele e a multidão o segue até os dias atuais.

“Os apóstolos aprenderam com quem? Com o próprio Jesus . Ele deu-lhes ensinamentos e demonstrou ser o padrão, o referencial. Depois de lavar os pés dos discípulos, dando uma aula prática de humildade e serviço, declarou:

Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros . Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes. João 13.14-17”

Jesus é o padrão e o modelo. Ele quer transferir Seu estilo de vida e comportamento para nossa vida! Foi nosso Senhor quem disse: “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11.29). Que nossos professores desta era compreendam a importante missão que Deus os confio e faça como Cristo: ensine com caridade, cuidado e com exemplo.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se