“Setembro Azul”: Libras ganha espaço nas Igrejas

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (10), o Dia Internacional das Línguas de Sinais, um marco nas comunidades de surdos, é celebrado por todo o mundo.

Hoje terça-feira (10) de setembro, é comemorado o Dia Internacional das Línguas de Sinais. A data é celebrada por diversas comunidades de surdos no mundo. Antes de mais nada, garantir o respeito e promover o conhecimento da língua, é o objetivo da data.

A língua Brasileira de sinais (Libras), foi reconhecida no ano de 2002, pela Lei Federal n°10.436. No “Setembro Azul” a comunidade comemora datas importantes como “Dia Internacional do Surdo” no dia (30).

REPRESENTANTE EVANGÉLICA

Rebeca Nemer, advogada, empresária, cantora infantil e intérprete de (Libras), em uma  exclusiva para Comunhão, compartilhou sua trajetória com o ministério de Línguas e Sinais.

Rebeca é considerada uma das principais evangélicas defensora da causa. Além disso, neste ano completa 24 anos de ministério na área.

“Tem sido maravilhoso continuar com esse engajamento, ensinando Libras para pessoas, preparando intérpretes na profissão e ministério”, revelou.

IGREJA CRISTÃ MARANATA

A língua de sinais proporciona acessibilidade. Isso é o que acontece no cotidiano da Igreja Cristã Maranata, que preza por intérpretes de sinais em suas celebrações.

A Igreja, além de transmitir os seminários para o Brasil e exterior, transmite as mensagens na língua de sinais.

O evangelho de Jesus precisa ser divulgado a toda a criatura, destaca o Pastor Sebastião Braz da Silva, que integra o grupo de trabalho de Assistência aos Surdos e Surdo-cegos da Igreja Cristã Maranata. Do mesmo modo, revela que participar deste trabalho é um privilégio.

“Em nossas igrejas onde há intérprete, uma placa aponta que ali a pessoa tem  acessibilidade à Língua de Sinais, e é muito bom isso”. Isso porque o evangelho de Jesus Cristo precisa ser divulgado a toda a criatura. No entanto, há uma barreira de comunicação que, por vezes, impede o acesso ao surdo, explica o pastor.