29.6 C
Vitória
terça-feira, 1 dezembro 2020

O valor da cruz para famílias iraquianas

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

O Dia da Cruz é uma celebração centenária no Iraque que ganha ainda mais relevância após o retorno dos cristãos para suas cidades

Para muitos, a cruz pode ser o tema de uma música cantada na igreja, um pingente de uma joia usada em volta do pescoço ou parte de frases compartilhadas on-line. Mas no Iraque, essa é uma questão avaliada todos os anos em uma festa chamada “O Dia da Cruz”.

Há séculos, cristãos iraquianos e de outros lugares do Oriente Médio celebram o cristianismo colocando cruzes iluminadas no alto de suas casas. Ammar, um líder cristão na igreja Al-Tahira, em Qaraqosh, mostrou a foto de uma cruz derrubada de uma igreja pelo Estado Islâmico e depois a cruz restaurada.

“Quando o Estado Islâmico tirou todas as cruzes das igrejas em 2014, lembramos mais uma vez o quão importante esse símbolo é para nós. A igreja em que estamos agora era uma galeria de tiros para o Estado Islâmico. A cruz na cúpula foi restaurada pouco depois do nosso retorno em 2017, mas apenas recentemente finalizamos a reconstrução da igreja.”

Ele continua e compartilhar sobre a celebração: “Nós celebramos ‘O Dia da Cruz’ há séculos e isso é muito importante para nós. A cruz nos lembra da vitória de Jesus sobre a morte e a dor. Sim, nós enfrentamos muitos problemas, mas acreditamos que um dia ele nos livrará dessa dor e estaremos com Jesus”.

O valor da cruz

Para a família de Essam, de 55 anos, colocar a cruz no alto de sua casa é uma atividade familiar prazerosa. O filho e a esposa o ajudam a prender a cruz no telhado, enquanto o pai dele observa os procedimentos da rua. “Minha esperança é que a cruz de nosso Senhor traga paz à nossa terra, para que possamos ficar para compartilhar a palavra de Jesus.”

Não muito longe, Salah e o filho também estão ocupados colocando sua cruz no telhado. Ele fez a cruz de madeira decorada com luzes. De seu telhado, Salah está olhando para a vizinhança. Algumas casas têm uma cruz, outras não. Ele suspira: “Depois do Estado Islâmico, muitos amigos e famílias deixaram o país, as casas estão vazias. Me deixa triste ver isso”. Então, ele olha para sua cruz novamente e diz: “Ainda assim, a cruz para mim é um sinal de vitória, a vitória sobre a opressão”.

Na casa de Steven e sua esposa, Hiba, os filhos estão acendendo velas, um sinal adicional de esperança para a cruz já brilhando no alto de sua casa. “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus”, Steven recita 1Coríntios 1.18. Ele quer passar uma mensagem para as pessoas: “Como cristãos iraquianos, nós temos que ficar aqui e provar quão forte Cristo é. Nós precisamos que os cristãos ao redor do mundo fiquem conosco e nos ajudem. Nós somos nativos nesta terra”.

Quando o sol se põe, dezenas de cruzes iluminadas aparecem no horizonte de Qaraqosh. Juntas elas formam uma sinfonia de luzes, um coral de lembretes de que mesmo em tempos de perseguição, e durante uma pandemia mundial, uma coisa é clara: a cruz vence sempre.

*Com informações de Portas Abertas 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Por que a crucificação é o centro de nossa teologia?

Por que a crucificação é o centro de nossa teologia e de nossas vidas? A centralidade da cruz muda tudo, e a Igreja Primitiva...

Domingo, 28 de abril – “Pronto para fazer a diferença?”

Deus buscava pessoas para estar junto dEle. Alguém que se importasse, fizesse a Sua vontade, tivesse interesse pelas Suas coisas, lutasse por justiça. Porém,...

Como se faz um teólogo?

Sou teólogo, formado há quase 30 anos, mas sempre em formação - orando, estudando e me apegando a Cristo todos os dias. Tenho um verdadeiro...

Para evangelizar homem carrega cruz pelo mundo há quase 50 anos

Arthur Blessitt tem seu nome registrado como o homem que mais caminhou no mundo no “Guiness Book”. O evangelista Arthur Blessitt têm histórias incríveis para...

Quinta, 27 de abril – “Quem segue conhece!”

Quinta, 27 de abril - "Quem segue conhece!" O tom de escárnio que tentaram dar à frase colocada acima de Jesus na cruz, descrevendo o...

Leonardo Gonçalves em “Getsêmani”

A canção retrata todo o caminho percorrido por Jesus Cristo no dia em que se entregou na Cruz. Leonardo Gonçalves canta o grande amor...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!