23 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

O valor da cruz para famílias iraquianas

O Dia da Cruz é uma celebração centenária no Iraque que ganha ainda mais relevância após o retorno dos cristãos para suas cidades

Para muitos, a cruz pode ser o tema de uma música cantada na igreja, um pingente de uma joia usada em volta do pescoço ou parte de frases compartilhadas on-line. Mas no Iraque, essa é uma questão avaliada todos os anos em uma festa chamada “O Dia da Cruz”.

Há séculos, cristãos iraquianos e de outros lugares do Oriente Médio celebram o cristianismo colocando cruzes iluminadas no alto de suas casas. Ammar, um líder cristão na igreja Al-Tahira, em Qaraqosh, mostrou a foto de uma cruz derrubada de uma igreja pelo Estado Islâmico e depois a cruz restaurada.

“Quando o Estado Islâmico tirou todas as cruzes das igrejas em 2014, lembramos mais uma vez o quão importante esse símbolo é para nós. A igreja em que estamos agora era uma galeria de tiros para o Estado Islâmico. A cruz na cúpula foi restaurada pouco depois do nosso retorno em 2017, mas apenas recentemente finalizamos a reconstrução da igreja.”

Ele continua e compartilhar sobre a celebração: “Nós celebramos ‘O Dia da Cruz’ há séculos e isso é muito importante para nós. A cruz nos lembra da vitória de Jesus sobre a morte e a dor. Sim, nós enfrentamos muitos problemas, mas acreditamos que um dia ele nos livrará dessa dor e estaremos com Jesus”.

O valor da cruz

Para a família de Essam, de 55 anos, colocar a cruz no alto de sua casa é uma atividade familiar prazerosa. O filho e a esposa o ajudam a prender a cruz no telhado, enquanto o pai dele observa os procedimentos da rua. “Minha esperança é que a cruz de nosso Senhor traga paz à nossa terra, para que possamos ficar para compartilhar a palavra de Jesus.”

Não muito longe, Salah e o filho também estão ocupados colocando sua cruz no telhado. Ele fez a cruz de madeira decorada com luzes. De seu telhado, Salah está olhando para a vizinhança. Algumas casas têm uma cruz, outras não. Ele suspira: “Depois do Estado Islâmico, muitos amigos e famílias deixaram o país, as casas estão vazias. Me deixa triste ver isso”. Então, ele olha para sua cruz novamente e diz: “Ainda assim, a cruz para mim é um sinal de vitória, a vitória sobre a opressão”.

Na casa de Steven e sua esposa, Hiba, os filhos estão acendendo velas, um sinal adicional de esperança para a cruz já brilhando no alto de sua casa. “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus”, Steven recita 1Coríntios 1.18. Ele quer passar uma mensagem para as pessoas: “Como cristãos iraquianos, nós temos que ficar aqui e provar quão forte Cristo é. Nós precisamos que os cristãos ao redor do mundo fiquem conosco e nos ajudem. Nós somos nativos nesta terra”.

Quando o sol se põe, dezenas de cruzes iluminadas aparecem no horizonte de Qaraqosh. Juntas elas formam uma sinfonia de luzes, um coral de lembretes de que mesmo em tempos de perseguição, e durante uma pandemia mundial, uma coisa é clara: a cruz vence sempre.

*Com informações de Portas Abertas 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Por que a crucificação é o centro de nossa teologia?

Por que a crucificação é o centro de nossa teologia e de nossas vidas? A centralidade da cruz muda tudo, e a Igreja Primitiva...

Domingo, 28 de abril – “Pronto para fazer a diferença?”

Deus buscava pessoas para estar junto dEle. Alguém que se importasse, fizesse a Sua vontade, tivesse interesse pelas Suas coisas, lutasse por justiça. Porém,...

Como se faz um teólogo?

Sou teólogo, formado há quase 30 anos, mas sempre em formação - orando, estudando e me apegando a Cristo todos os dias. Tenho um verdadeiro...

Para evangelizar homem carrega cruz pelo mundo há quase 50 anos

Arthur Blessitt tem seu nome registrado como o homem que mais caminhou no mundo no “Guiness Book”. O evangelista Arthur Blessitt têm histórias incríveis para...

Quinta, 27 de abril – “Quem segue conhece!”

Quinta, 27 de abril - "Quem segue conhece!" O tom de escárnio que tentaram dar à frase colocada acima de Jesus na cruz, descrevendo o...

Leonardo Gonçalves em “Getsêmani”

A canção retrata todo o caminho percorrido por Jesus Cristo no dia em que se entregou na Cruz. Leonardo Gonçalves canta o grande amor...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!