26 C
Vitória
segunda-feira, 27 setembro 2021

Dia da Bíblia 2020 será focado nos jovens

“O jovem e a Bíblia” será o tema da comemoração anual do Dia da Bíblia, e propõe que todos os cristãos, principalmente os jovens, se engajem com a Palavra de Deus

A campanha especial do Dia da Bíblia desse ano, da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), traz como tema “O jovem e a Bíblia”. Celebrado no segundo domingo de dezembro, data tem por objetivo colocar a Bíblia em evidência, chamando a atenção dos brasileiros para a importância da Palavra de Deus para a vida e a sociedade.

Esse ano, o intuito é incentivar os jovens a se engajarem com a Palavra de Deus. Nesta edição, a SBB buscou inspiração no texto de 1Samuel 3.9: “Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve.”

“Nos últimos anos, temos reforçado a importância da Bíblia na vida das pessoas durante todas as fases da vida, da infância até a idade mais avançada. Este ano, queremos incentivar os jovens a meditarem na Palavra de Deus, aplicá-la em sua vida e compartilharem com o seu próximo. Queremos que eles se engajem com a Causa da Bíblia”, afirma Erní Seibert, diretor-executivo da SBB.

Distribuição da Bíblia

A celebração do Dia da Bíblia inclui uma campanha de arrecadação de recursos para manter e ampliar o trabalho de distribuição das Escrituras, para que a Palavra alcance famílias carentes, fortalecendo os vínculos por meio dos valores cristãos, e seja distribuída também em prisões, escolas e em contextos de vulnerabilidade, dentre os quais aqueles que envolvem situações humanitárias.

A expectativa da SBB é que as igrejas possam realizar eventos variados, como leituras comunitárias da Bíblia e distribuição bíblica.

“Ao atender nosso convite, os cristãos estarão assegurando uma maior produção e distribuição de Escrituras, um ganho inestimável para a Causa da Bíblia no Brasil”, afirma o gerente de Desenvolvimento Institucional da SBB, Mário Rost, que também é responsável pela coordenação nacional da campanha.

Dia da Bíblia

O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.

No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira comemoração pública aconteceu em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP), ano em que foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela SBB, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se