25 C
Vitória
sábado, 6 março 2021

Dezembro laranja: previna-se contra o câncer de pele

A exposição excessiva e sem proteção ao sol é a principal causa de câncer de pele no país

Atualmente responsável por 33% dos diagnósticos de câncer de pele no país, sendo registrando a cada ano cerca de 180 mil novos casos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tempo de exposição ao sol precisa ser controlado. E neste mês, é dedicado à campanha Dezembro Laranja.

A campanha busca conscientizar e prevenir contra o câncer de pele, que tem aumentado consideravelmente. A pele, o maior órgão do corpo humano, é heterogênea. Por isso a doença pode apresentar diversos tipos.

Carcinoma basocelular (CBC), mais frequente e com origem nas células da camada basal (mais profunda) da epiderme. A carcinoma espinocelular (CEC), que desenvolve em toda a pele, mucosas e semimucosas (lábios). E o melanoma, considerado o mais grave e também mais agressivo. E pode surgir de células que produzem o pigmento da pele, se assemelhando a pintas.

A dermatologista Irene Baldi, afirma que a exposição adequada ao sol, o uso de protetor solar e a ida ao profissional, ao menos uma vez ao ano, ajudam a prevenir a doença. – Foto: Divulgação
Cuidados e prevenções

O diagnóstico da doença pode ser feito em diferentes idades e em qualquer tipo de pele, podendo se manifestar como uma pinta, mancha, na cor castanha e em volume, também na cor da pele e perolado ou até mesmo como uma ferida que não cicatriza, segundo a dermatologista Irene Baldi.

“A exposição adequada ao sol, o uso de protetor solar e a ida ao profissional, ao menos uma vez ao ano, ajudam a prevenir a doença, permitindo um tratamento com resultados mais rápido”, pontua a médica.

Como todo câncer, as chances de cura variam conforme o tipo e o atual estágio da doença. Mesmo o melanoma, se diagnosticado precocemente tem 98% de cura. Alguns cuidados com a exposição solar podem ajudar na prevenção, segundo a dermatologista Krishna Sandoval.

“A melhor forma de prevenção é a proteção solar desde a infância, incluindo evitar o sol entre às 10 e 16 horas, nos dias de índice ultra-violeta altos e o uso de chapéus, óculos escuros e roupas adequadas, além da aplicação do protetor solar nas áreas expostas no intervalo de duas em duas horas”, diz a especialista.

Ela informa, ainda, que as pessoas de pele clara e com algum histórico familiar de câncer de pele devem fazer uma visita ao dermatologista para orientações, identificação de lesões suspeitas e tratamento.

*Da redação, com informações de ESBrasil 


leia mais

Rede Cuidar: saúde humanizada para todos
Saúde no trabalho: bata esse ponto

- Publicidade -

Matérias relacionadas

“Arrependa-se, Brasília”, pede evangelista Phillip Blair

Em uma pregação na Praça dos três poderes, em Brasília (DF), o evangelista americano, Phillip Blair exortou o país para que se arrependa e volte para Jesus.

Adiado mais uma vez o Troféu Gerando Salvação

Evento, que seria realizado na próxima terça-feira, 9, agora acontecerá no dia 08 de junho. "Seguiremos o que nos foi ordenado", diz nota da organização.

Iraque: Visita do Papa levanta questões sobre a Igreja Perseguida

Em visita inédita ao país, o Papa Francisco irá a igrejas atacadas pelo Estado Islâmico. Saiba mais!

“Sou o Teu Altar”, com Bekah Costa e Paulo Cesar Baruk

De composição de Anderson Freire, canção de Bekah Costa é um lançamento da MK Music. Saiba mais!

Goiânia: Prefeito veta projeto de tornar atividade religiosa essencial

O projeto foi aprovado na Câmara Municipal ainda no início de fevereiro. Mas o prefeito vetou, justificando que o texto é inconstitucional. Saiba mais!

Jejum pela Guerra Espiritual contra a Covid na Paraíba!

"Vamos todos juntos fazer um jejum em prol da guerra espiritual contra a covid", conclamou o prefeito, Vitor Castelliano, de Cabedelo (PB). Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!