22.9 C
Vitória
domingo, 25 outubro 2020

Desonestos, e daí?

Leia também

Investimento Direto no País soma US$ 1,597 bi em setembro, diz BC

No acumulado dos 12 meses até setembro deste ano, o saldo de investimento estrangeiro ficou em US$ 50,026 bilhões

8,073 milhões de pessoas estavam em trabalho remoto em setembro, diz IBGE

Os empregadores, 9,4% trabalhavam de forma remota em setembro, e apenas 5,0% dos trabalhadores por conta própria estavam em trabalho remoto

Lenda viva no esporte! Os 80 anos de Pelé

A Fifa ainda publicou histórias curiosas sobre o "Rei do Futebol", envolvendo a origem do seu nome, o sucesso que fez em Nova York, a relação com celebridades da música e a participação em filmes.

Recebi esta frase pela internet: “Antigamente os cartazes das ruas, com rosto de criminosos, ofereciam recompensas! Hoje em dia, eles pedem votos!” Nelson Rodrigues já dizia que toda unanimidade é burra, logo não podemos generalizar com os políticos, mas infelizmente os bons sempre pagam pelos maus, e as ações dos maus sempre aparecem muito mais. Se até o próprio salmista já sentia inveja dos maus (Salmo 73), imagina em nossa sociedade achamos que todo mundo é coitadinho, até o mal, o errado e o malfeito!

Desde o descobrimento das Américas, criou-se uma idéia de que nas novas terras tudo era permitido. Nossos primeiros habitantes eram degredados, ou seja, condenados na Europa, se optassem pelo novo mundo, ficariam livres. A própria Rita Lee canta uma música do Chico Buarque que “não há pecado do lado de baixo do equador”. 500 anos cantando a mesma história, resultou na impressão de que por aqui, tudo pode, ou nada é proibido, logo, se você não roubar ou fizer um trambiquezinho você não consegue fazer nada neste país. Esta é uma marca pesada de nossa cultura. Por esta razão, por exemplo, as leis no Brasil nunca são feitas pensando no honesto, no ético, no correto. Elas são feitas pensando no sonegador, no desonesto. Aí, o honesto e o certo, pagam caro. As leis tentam de todas as formas impedirem que haja “buracos”. Dr. Everardo Maciel, Ex-Secretário da Receita Federal disse certa vez que “elisão fiscal é coisa de contribuinte esperto”, em outras palavras, o brasileiro gasta muito mais tempo procurando buracos nas leis do que fazendo a coisa certa.

Se a desonestidade está impregnada em nosso DNA, fica difícil esperar o que você pode fazer pelo seu país, pois estará sempre querendo saber o que nosso país pode fazer por você. Que podemos fazer pelo Brasil se o nosso ideal é levar vantagem, ganhar sem trabalhar, se encostar no INSS, ou ganhar dinheiro, mesmo com trabalho desonesto.

Quando comparamos com os países europeus ou mesmo os Estados Unidos, vemos que as coisas são bem diferentes. As leis são obedecidas, mesmo se ninguém estiver vigiando; as pessoas agem com honestidade, mesmo que não conheçam a outra pessoa. Os pagamentos são feitos, mesmo que isso signifique trabalhar mais. As leis nestes países são feitas para os cidadãos honestos. E o desonesto? Este é minoria e não atrapalha a maioria.

Obviamente toda esta cultura e modo de agir, trazemos para dentro das nossas igrejas. Queremos agir com Deus, da mesma maneira que agimos com nosso chefe ou com a Receita Federal. Temos sempre uma desculpa pronta para justificar minha falta de compromisso com Deus. Nem anjo pode ficar de bobeira que leva rasteira. Enganamos Deus nos dízimos e ofertas, se possível enganamos até o Diabo na hora de pecar. Pra aliviar nossa consciência, entramos em baixo de qualquer guarda-chuva de bênção mesmo que nem saiba por que ou pra que. Consequência? A igreja evangélica brasileira tem caminhado a passos largos na mesma direção que a Romana caminhou 500 anos atrás. Será que teremos que celebrar a Reforma com uma nova reforma?

Pr José Ernesto Conti

Créditos foto: Site Administradores 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Justiça suspende retorno de médicos peritos a atendimento presencial no INSS

A entidade resiste a retomar os trabalhos presenciais sob a alegação de falta de condições sanitárias contra a covid-19, o que o governo nega

Edital convoca peritos médicos para trabalho presencial em agências do INSS

Nesta quinta-feira, 17, o diretor-presidente da ANMP, Luiz Argolo, informou que os peritos não haviam sido convidados para as inspeções nas agências para verificar as medidas de segurança contra a covid-19

TRF-3 suspende reabertura de agências do INSS em SP; autarquia vai recorrer

O SINSSP completou que também vai marcar reunião com a direção do INSS para discutir a "decisão que a categoria desejar tomar "

Reabertura das agências do INSS é adiada para dia 3 de agosto

Medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Confira!

Atendimento remoto à população até 19 de junho

O atendimento remoto foi adotado pelo órgão em 20 de março para minimizar as situações de disseminação do novo coronavírus e se estenderia, inicialmente, até 30 de abril

Mais de 80% dependem do INSS para aposentadoria

Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros A esmagadora população brasileira é dependente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para futura aposentadoria....

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Discos de platina e platina triplo para Davi Sacer

om milhões de plays, o cantor e compositor recebe premiações durante a gravação do seu novo projeto no Rio de Janeiro (RJ)

Sucesso no Brasil, Deezer gospel celebra quatro anos

Lives com artistas acontecem durante o mês como parte da comemoração de aniversário. Saiba mais!

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson