29.4 C
Vitória
terça-feira, 26 janeiro 2021

Desinformação leva pessoas a rejeitarem a vacina da covid-19

O estudo chega no momento em que um dos maiores esforços de criação de vacinas mostrou resultados promissores nesta semana

Teorias conspiratórias e desinformação alimentam a desconfiança e poderiam deixar a inoculação com vacinas contra covid-19 abaixo dos níveis necessários para proteger comunidades da doença nos Estados Unidos e no Reino Unido, revelou pesquisa.

O estudo, com 8 mil voluntários nos dois países, mostrou que menor número de pessoas “certamente” receberia uma vacina contra a covid-19 do que os 55% da população que cientistas estimam ser preciso para proporcionar a chamada “imunidade de rebanho”.

“Vacinas só funcionam se as pessoas as tomam. A desinformação atua sobre os receios e incertezas existentes a respeito de novas vacinas [contra covid], além das novas plataformas que estão sendo usadas para desenvolvê-las”, disse Heidi Larson, professora da Escola de Higiene e de Medicina Tropical de Londres, que coliderou a pesquisa.

“Isso ameaça minar os níveis de aceitação de vacinas contra covid-19”, acrescentou ela, que também é diretora da iniciativa internacional Vaccine Confidence Project. O estudo chega no momento em que um dos maiores esforços de criação de vacinas mostrou resultados promissores nesta semana.

Na segunda-feira, a Pfizer informou que sua vacina experimental contra a covid-19 tem eficácia de mais de 90% com base em dados provisórios de testes de estágio avançado. Os dados foram vistos como um passo crucial na luta para conter uma pandemia que já matou mais de 1 milhão de pessoas.

*Com informações da Agência Brasil

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Senado propõe PLs que preveem prisão para ‘fura-filas’ da vacina

Três projetos protocolados no Senado Federal determinam a prisão, que pode chegar a 10 anos, dos infratores. Saiba mais!

‘Estado de guerra’ pode voltar se pandemia avançar, diz Guedes

O ministro cogitou a volta do auxílio emergencial caso as mortes diárias por covid-19 continuem acima de mil e a vacinação atrase. Saiba mais!

Fiocruz vai importar mais 10 milhões de doses de vacinas prontas

Novo lote do imunizante ainda está em negociação, e por isso ainda não há uma data definida de quando ele chegará ao Brasil. Saiba mais!

Estados Unidos superam 25 milhões de casos de covid-19

Esta marca foi superada cinco dias depois de os EUA, o país mais rico e o mais atingido pelo novo coronavírus, ter passado dos 400 mil mortos. Saiba mais!

Novas cepas da covid-19 não parecem afetar eficácia das vacinas

Para enfrentar o novo quadro, autoridades nos EUA já avaliam eventuais atualizações nas vacinas

Comoção! O último encontro entre mãe e filha na UTI

Maria Rico tirou a máscara de oxigênio para se despedir da filha, que também estava na UTI junto com ela, por complicações de covid-19. Foi o último encontro entre as duas. A foto comoveu o mundo. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.