Desenhista usa da arte para propagar o Evangelho de Cristo: “O meu propósito é alcançar vidas, levando a Palavra de forma lúdica”, diz Luciano Fortunato.
Há dez anos, o designer Luciano Fortunato ganha a vida desenhando. São desenhos dos mais diversos. Mas o que mais chama atenção são os personagens bíblicos que ele usa para levar a mensagem do Evangelho.
“O meu propósito é alcançar vidas, levando a Palavra de forma lúdica, mostrando o quão simples e profundo é o Evangelho”, declarou.
O artista produz cartões de evangelismo com uma mensagem curta e objetiva sobre o amor de Cristo Jesus. “Gosto de fazer com um bom material, bem colorido. Não tenho o intuito de ganhar nada com ele, apenas que chegue a pessoas, tanto que libero o PDF de todos, para quem quiser baixar e compartilhar”, destaca.
O início
Luciano Fortunato Ramos nunca imaginou que ganharia a vida desenhando. “De pequeno meu pai me ensinou a desenhar usando o carbono. Depois comecei a fazer algumas histórias sem pé nem cabeça do ‘cavaleiro solitário’. Depois era fazer capas de trabalhos escolares para amigos, entre outras coisas!”, lembra o artista.
Mas foi no curso de Marketing que um amigo o descobriu e o chamou para desenhar em uma empresa. “Recusei, a princípio, por insegurança. Mas depois a mesma oportunidade bateu à porta, e agarrei. Foi onde conheci a editora em que fiquei por oito anos”, conta.
Seu estilo de arte é mais voltado para o “cartum”, que é uma forma aportuguesada do termo inglês “cartoon”. “Meu traço é bem infantil, ele se comunica de maneira fácil com qualquer idade”, explica.
Desenho e Evangelismo

Luciano acredita na arte para evangelizar.
“Foi a forma que Deus me deu de fazer. Esse foi o talento que Ele confiou a mim. Amo receber mensagens de pessoas com quem Deus falou profundamente através de mim, pois sou apenas um lápis nas mãos do Criador.
Servimos a um Deus criativo, e isso é lindo demais”, enfatiza.
Os desenhos evangelísticos que produz são divulgados nas mídias sociais. Muitos deles são conhecidos até fora do Brasil. “Eles conseguem nos ligar a pessoas de longe. São cinco países em que a Palavra tem chegado de forma lúdica, e a glória não é minha, mas de Deus”, ressalta.
O alcance tem sido grande com os desenhos. Através das redes sociais, Luciano mantém contato com as pessoas. E os testemunhos são vários.
“Respondo todos os directs, ainda leio todos os comentários e tento responder a todos. Grande parte dessas pessoas que compartilharam comigo suas histórias se tornaram grandes amigos (as). Ainda quero conhecer grande parte dessas pessoas e tomar um café com elas”, afirma.
Leia mais
Pastor fala da criação do “Devocional Turma da Mônica”