Leonora Tubbs Tisdale explora como a presença feminina nos púlpitos, como estudiosas da Palavra de Deus, transformou a prática da homilética
Por Patricia Scott
A mulher possui um importante papel na divulgação da Palavra de Deus ao longo da história. Em outras épocas, o púlpito, que eram dominados pelos homens, tornou-se, em muitas denominações, um lugar onde elas exercitam regularmente os dons, lideram congregações e proclamam as Boas Novas da salvação em Jesus.
No livro “O Poder da Mulher na Pregação”, da Hagnos Editora, Leonora Tubbs Tisdale explora como a presença de mulheres pregadoras e estudiosas da pregação transformou a prática da homilética. A escritora recupera a história das mulheres na pregação e destaca tópicos abordados na pregação e na erudição. Ela aborda ainda a maneira pela qual a hermenêutica bíblica e a teologização são realizadas na pregação, nas imagens, nas ilustrações, na forma e na incorporação dos sermões.
- 3 dicas de livros que destacam a religião evangélica
- Siga Comunhão no Facebook
“Com sabedoria e graça, Leonora Tubbs Tisdale narra a coragem e a perseverança de mulheres pregadoras do passado, enquanto inspira e enaltece as mulheres pregadoras do presente. Este é um daqueles livros que têm de ser lidos por todo estudante de Homilética, todos os pregadores comprometidos com o conhecimento da grande nuvem de testemunhos homiléticos dos quais precisamos e por aquelas pessoas de fé curiosas que especulam sobre que tipo de testemunho o evangelho exige”, diz Karoline M. Lewis, docente de Pregação Bíblica no Luther Seminary, St. Paul, Minnesota, EUA.
Leonora Tubbs Tisdule inicia a abordagem do livro a partir de uma interessante pesquisa, que destaca informações estatísticas e análises históricas. Embora o foco da pesquisa esteja restrito aos EUA, as lições apresentadas por Leonora deixam claro como as pessoas podem aprender com pregadoras extraordinárias.
Sobre a autora
Leonora Tubbs Tisdale é graduada pela University of North Carolina (Chapel Hill, Carolina do Norte, EUA), tem mestrado em Teologia pelo Union Theological Seminary (Virginia, EUA) e doutorado pelo Princeton Theological Seminary (Nova Jersey, EUA). É pastora da Igreja Presbiteriana dos EUA e ensina Teoria e Prática da Pregação. Ela é autora ou editora de dez livros sobre pregação profética, estudos e pregação congregacional e formas de pregação femininas.