21.4 C
Vitória
quarta-feira, 20 janeiro 2021

Descondicionar é preciso!

Mais Artigos

Amar! O grande mandamento

Havendo amor, mesmo com a pandemia, o ano de 2021 sinalizará esperança, porque poderemos descansar no Senhor

Profeta à mesa do rei?

A Igreja de Jesus Cristo tem sobre si a responsabilidade de ser a voz profética que denuncia o pecado e toda sorte de injustiças.

Recomeçar

Recomeçar também é necessário pela imponderabilidade da vida, que muito se assemelha a uma longa estrada

Com fé, em nome de Jesus, nós podemos quebrar as algemas do condicionamento

Por Clovis Rosa Nery

Nos Laboratórios de Análise do Comportamento há experimentos com rato, um animal inteligente e de uma energia incrível. Interessante é que, quando preso numa Caixa de Skinner, para conseguir uma simples gota de água, podemos direcioná-lo a fazer muitas coisas, condicionando assim seu cérebro, inclusive, para manusear uma pequena alavanca.

O elefante tem uma força extraordinária. Segundo diversos escritos, um dos métodos mais sutis usados no seu treinamento é o seguinte: “Quando novinho, ele é amarrado numa árvore. Ele se esforça para sair, mas não consegue. Depois de tentar, desiste. O tempo passa, e ele cresce amarrado. Sem conhecer a dimensão de sua tremenda força, nunca mais tenta fugir e, finalmente, vai para o circo”.

Essas duas histórias ilustram a nossa situação atual. Somos possuidores de uma energia e de uma força extraordinária, outorgadas pelo Espírito, seja como membros do corpo de Cristo, seja em comunidade espiritual. Mas, se inconscientes de nossa função no mundo, seremos como ratos de laboratório e elefantes de circo, condicionados, aquém do ideal.

O brio e as seduções mundanas são as caixas, com gotas de prazer, que o inimigo usa para condicionar, individualmente, cristãos incautos, tornando-os como ratos. O processo de táticas macabras não para por aí. Ele também investe, coletivamente, adotando um método idêntico ao do elefante. Sabemos de situações, ainda que pontuais, em que comunidades cristãs sobrevivem como manadas de elefantes de circo, sem conhecer a sua real força espiritual.

Há uma grande energia dentro de mim e de você, oriunda do Espírito, pois quem crê em Jesus têm o poder (João 1: 12). Há uma força maior ainda em nós, como Igreja de Cristo, capaz de destruir as portas infernais (Mateus 16: 18). Ela emana da própria fonte de todo poder, Deus, e é capaz de mudar o mundo. Mas esta transformação espiritual e santa, só acontecerá se nós nos libertarmos das caixas, e das cordas que estão nos condicionando.

Conta-se que um conquistador Mongol do século XIV, certa vez teve que se refugiar num castelo em ruínas. Para aliviar o estado de tensão em que se encontrava, pôs-se a observar uma formiga que tentava transpor um obstáculo, carregando um grão de milho maior do que ela própria. O inseto tentou por 69 vezes, e não desistiu. Na 70ª vez alcançou o seu objetivo. Aquele acontecimento revigorou a coragem do lutador. Ele diz que nunca mais esqueceu a lição.

Na literatura, há vários escritos similares a este:

“Mesmo deficiente, Shakespeare escreveu peças fantásticas. Ser cego não foi entrave para John Newton fazer o famoso poema, o ‘Paraíso perdido’. A surdez não impediu Beethoven de presentear o mundo com belas sinfonias. Handel, quando compôs a melodia ‘Aleluia’, tinha o lado direito totalmente paralisado. Thomas Edson estava surdo quando inventou o fonógrafo”.

As nossas limitações são o resultado do uso limitado das nossas forças”, mas se a nossa percepção não for despertada para as coisas transcendentes, jamais experimentaremos a vida plena.

Com fé, em nome de Jesus, nós podemos quebrar as algemas do condicionamento, livrarmo-nos do comodismo, superar dificuldades, e tornarmo-nos mais do que vencedores. Pela fé, com a unção do Espírito, espelhemos nos exemplos dos apóstolos e dos profetas, vivendo em novidade de vida, para que, quiçá, digam de nós: “Estes que têm revolucionado o mundo chegaram até nós” (Atos 17: 6).

Clovis Rosa Nery é Psicólogo e administrador de empresas e Autor de vários livros

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Missões Nacionais abençoando o Amazonas

A campanha SOS Manaus, da Junta de Missões Nacionais mobiliza igrejas e parceiros missionários, todos voluntários para abençoar o estado do Amazonas. Saiba mais!

O legado de Luther King por Pastor Michael Eric Dyson

Como Martin Luther King, um pastor batista negro se revoltou com a desigualdade racial e liderou um movimento que iria inspirar ações antiracistas regiões do mundo. Saiba mais!

‘Marcha pra Jesus’ no calendário cultural de Rondônia

A Marcha pra Jesus atrai cerca de 50 mil pessoas em Porto Velho (RO). Agora, o evento foi incluído no calendário cultural de Rondônia e vai acontecer no feriado de Corpus Christi. Saiba mais!

Mortalidade de cristãos aumenta em 60% em 2020

Número de cristãos mortos no mundo aumenta no último ano. Entenda a perseguição violenta enfrentada por cristãos em todo o mundo. Saiba mais!

Entrevistas

Ilma Cunha: depressão e ansiedade na pandemia

Já viu como tem gente deprimida e ansiosa à nossa volta? As doenças da alma ganharam força total nesta pandemia. Confira a entrevista!

Entrevista com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande

“O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” "O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” Por Luciene Araujo “Vamos andar mais rapidamente que o...

Papai Noel – O que ele tem a dizer?

Comunhão “conversou”com “Papai Noel”. Numa entrevista fictícia, ele explica os símbolos e significados do Natal e porque seu personagem tomou o lugar de Jesus...

Mirna Borges: Finanças, planejamento e controle

Uma das principais influenciadoras de finanças no Brasil, Mirna Borges, dá dicas de como sair do vermelho, acertar as contas e ter uma vida mais próspera com o dinheiro, através de princípios bíblicos. Confira!