26 C
Vitória
sexta-feira, 29 março 2024

Descobertas do casamento

Casamento, que mistério, que encantamento, que ideia fenomenal, juntar dois seres humanos, dois mundos e criar outro ainda melhor

Romance e casamento, um universo inesgotável de prazeres, conhecimentos, cheiros e desafios. Em cada fase, uma máxima. No início, apreensão e paixão; depois crescimento e desafios de sustento, dos filhos e dos sonhos que precisam ser base para a construção de uma família e um sustentáculo para que a geração seguinte não precise sofrer e começar do zero. Depois vem a maturidade e a intimidade nos faz confiantes, queridos, acolhidos, as inquietações e dúvidas ficam para trás, as comparações já não existem e o relacionamento se torna rotineiramente muito bom.

Casamento, que mistério, que encantamento, que ideia fenomenal, juntar dois seres humanos, dois mundos e criar outro ainda melhor, capaz de multiplicar-se e espalhar o amor do acolhimento que só existe em Deus. Como viver sem Ele, como decidir sem a voz do Conselheiro? Como chorar sem o abraço do Pai? Como orar sem o gemido do Espírito! Deus em nós, a esperança da glória. Nem tudo são flores em nosso jardim, que está plantando em um mundo hostil, marcado pela tragédia da Queda de nossos antepassados. Há ventos de perdas, há o sol das pressões de trabalho, há a falta de nutrientes, causada pelas rejeições. Sim, nosso jardim é atacado.

O segredo é unir os jardineiros contra os ataques externos e nunca desistir do cultivo, pois a vitória da beleza de um casamento feliz não está na ausência de problemas, mas na fibra e na perseverança honrada do casal de trabalhar abraçado, de mãos dadas, cooperando, animando, incentivando e encorajando, lembrando que nunca estão sozinhos e que o Criador é fiel – jamais falha.

Quando os ataques ao jardim são externos o casal se fortalece, mas e quando um ataca o outro e quando surgem as cobranças, as falhas, as fraquezas, as traições e as decepções? Sempre haverá o momento em que um jardineiro pisará a flor da outra, em que a jardineira chutará o laborioso arbusto do companheiro e o estado da plantação fica terrível! Quem trabalha junto precisará conversar, discutir, perdoar, recomeçar e tentar refazer o que destruiu. Faz parte. Assim como o mundo está caído, também pecamos! Você e seu cônjuge. Ambos falham em áreas distintas e tanto ele como ela carecem desesperadamente dar e receber do perdão que recebem diariamente do Pai Celestial.

- Continua após a publicidade -

Ninguém tem maior amor do que este de dar a sua vida pelo seu amigo. O projeto é maravilhoso, delícias na terra, trabalho e realizações que nunca seriam desenvolvidos individualmente são realizados com maestria a partir de um casamento ajustado em que ela e ele sabem que não podem sozinhos. O marido precisa da esposa, que depende dele. Ambos buscam a provisão em Deus e o resultado é um jardim belíssimo, que começa na terra e que é visto nos céus.

Neste dia dos namorados, relembre o início: o encontro, o primeiro beijo, o jantar especial, as trapalhadas, os pisões no pé durante a dança, o escorregão no banheiro, os votos, os convidados, a lua de mel, o primeiro filho, a promoção, a consagração, o neto… Relembre, pois cada momento é um conjunto de plantas e cores que compõem o campo do casamento. Refaça os votos, reafirme o seu amor, faça amor, beije, abrace, ore, agradeça e lembre-se o amor nunca acaba e o romance tem um aroma para cada fase. Desfrute de todas.

Josué Gonçalves é presidente do Ministério Família Debaixo da Graça

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas