25 C
Vitória
quarta-feira, 2 dezembro 2020

Descoberta! relato bíblico dos reis Ezequias e Manassés

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

Escavação conduzida por arqueólogos de Israel, em Jerusalém descobriu selos que confirmam relato bíblico sobre os reis Ezequias e Manassés

Mais uma descoberta em Israel. A poucos quilômetros da Cidade Velha de Jerusalém, os arqueólogos descobriram um centro administrativo de armazenamento dos tempos dos reis Ezequias e Manassés, cerca de 2.700 anos atrás.

Os pesquisadores descobriram uma estrutura incomumente grande, feita de paredes de pedra que se acredita terem sido usadas para atividades governamentais.

Lá, eles descobriram 120 alças de jarros, marcadas por impressões de selos no hebraico antigo. Muitas das alças têm “LMLK” – que significa “pertencente ao rei” – inscritas nelas. Outras alças têm o nome de altos funcionários e outros homens importantes.

Arqueólogos dizem que esta é a coleção de selos mais importante encontrada em Israel nos últimos anos. Eles acreditam que o local já foi usado pelo governo judeu para coletar impostos, gerenciar e distribuir alimentos, e foi cercado por terrenos agrícolas e pomares.

“O site é datado de um período documentado na Bíblia por conflitos como os da campanha de conquista assíria, sob o comando do rei Senaqueribe nos dias do rei Ezequias. Pode ser que as disposições econômicas do governo indicadas pelos selos estejam relacionadas a esses eventos. No entanto, a escavação revelou que o local continuava ativo após a conquista assíria. Além disso, a variedade de selos estampados indicava que o sistema de tributação permaneceu ininterrupto durante esse período”, disseram Neria Sapir e Nathan Ben-Ari, diretores das escavações em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Impressões

Segundo os pesquisadores, as impressões dos selos apontam para evidências de que a atividade governamental ocorreu ao sul da cidade de David nos últimos tempos do reino de Judá. Os arqueólogos também encontraram uma coleção de selos de argila no local.

“Algumas das figuras são desenhadas na forma de mulheres, cavaleiros ou animais. Essas figuras são geralmente interpretadas como objetos usados ​​no culto pagão e na idolatria – um fenômeno que, segundo a Bíblia, era predominante no reino de Judá”, disseram Sapir e Ben-Air.

Segundo a Bíblia, o rei Manassés reverteu as reformas religiosas feitas por seu pai Ezequias e restabeleceu a adoração pagã em Judá. “Parece que logo após o local ser abandonado, com a destruição do Reino de Judá em 586 AEC e o exílio babilônico, o local foi reassentado e a atividade administrativa foi retomada. Durante esse período, a atividade governamental no local foi conectada à província da Judéia após o retorno a Sião em 538 AEC, sob os auspícios do Império Persa Aquemênida, que então governou todo o antigo Oriente inteiro e a Ásia Central”.

Segundo o dr. Yuval Baruch, arqueólogo do Autoridade de Antiguidades em Jerusalém, a descoberta de um dos momentos mais importantes da história de Israel.

“As descobertas arqueológicas em Arnona identificam o local como o mais importante na história dos últimos dias do Reino de Judá e do retorno a Sião, décadas após a destruição do Reino. Este local se une a vários outros importantes, descobertos na área de Jerusalém, que estavam conectados ao sistema administrativo centralizado do Reino de Judá, desde o seu auge até a sua destruição”, disse ele.

*Com informações de CBN News

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Da Cracolândia para missões

Conhecida como a ex-bruxa da Cracolândia, Silvia Regina escreve mais um capítulo de sua história ao receber o diploma de missões. Saiba mais!

Valdemiro Santiago em crise financeira e familiar

Desde que teve os bens penhorados pela justiça, fundador e líder da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago, tem passado por uma crise financeira e agora familiar. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Asia Bibi pede que presos por sua fé sejam libertos no mundo

A cristã Asia Bibi comoveu o mundo com história de superação. Ela esteve mais de uma década no corredor da morte no Paquistão, mas foi libertada. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Pastor Ricardo Dias é exonerado da Funai

Pastor Ricardo Dias chefiava área de índios isolados da Funai exonerado da Funai. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!