27.3 C
Vitória
sexta-feira, 5 março 2021

Descoberta! relato bíblico dos reis Ezequias e Manassés

Escavação conduzida por arqueólogos de Israel, em Jerusalém descobriu selos que confirmam relato bíblico sobre os reis Ezequias e Manassés

Mais uma descoberta em Israel. A poucos quilômetros da Cidade Velha de Jerusalém, os arqueólogos descobriram um centro administrativo de armazenamento dos tempos dos reis Ezequias e Manassés, cerca de 2.700 anos atrás.

Os pesquisadores descobriram uma estrutura incomumente grande, feita de paredes de pedra que se acredita terem sido usadas para atividades governamentais.

Lá, eles descobriram 120 alças de jarros, marcadas por impressões de selos no hebraico antigo. Muitas das alças têm “LMLK” – que significa “pertencente ao rei” – inscritas nelas. Outras alças têm o nome de altos funcionários e outros homens importantes.

Arqueólogos dizem que esta é a coleção de selos mais importante encontrada em Israel nos últimos anos. Eles acreditam que o local já foi usado pelo governo judeu para coletar impostos, gerenciar e distribuir alimentos, e foi cercado por terrenos agrícolas e pomares.

“O site é datado de um período documentado na Bíblia por conflitos como os da campanha de conquista assíria, sob o comando do rei Senaqueribe nos dias do rei Ezequias. Pode ser que as disposições econômicas do governo indicadas pelos selos estejam relacionadas a esses eventos. No entanto, a escavação revelou que o local continuava ativo após a conquista assíria. Além disso, a variedade de selos estampados indicava que o sistema de tributação permaneceu ininterrupto durante esse período”, disseram Neria Sapir e Nathan Ben-Ari, diretores das escavações em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Impressões

Segundo os pesquisadores, as impressões dos selos apontam para evidências de que a atividade governamental ocorreu ao sul da cidade de David nos últimos tempos do reino de Judá. Os arqueólogos também encontraram uma coleção de selos de argila no local.

“Algumas das figuras são desenhadas na forma de mulheres, cavaleiros ou animais. Essas figuras são geralmente interpretadas como objetos usados ​​no culto pagão e na idolatria – um fenômeno que, segundo a Bíblia, era predominante no reino de Judá”, disseram Sapir e Ben-Air.

Segundo a Bíblia, o rei Manassés reverteu as reformas religiosas feitas por seu pai Ezequias e restabeleceu a adoração pagã em Judá. “Parece que logo após o local ser abandonado, com a destruição do Reino de Judá em 586 AEC e o exílio babilônico, o local foi reassentado e a atividade administrativa foi retomada. Durante esse período, a atividade governamental no local foi conectada à província da Judéia após o retorno a Sião em 538 AEC, sob os auspícios do Império Persa Aquemênida, que então governou todo o antigo Oriente inteiro e a Ásia Central”.

Segundo o dr. Yuval Baruch, arqueólogo do Autoridade de Antiguidades em Jerusalém, a descoberta de um dos momentos mais importantes da história de Israel.

“As descobertas arqueológicas em Arnona identificam o local como o mais importante na história dos últimos dias do Reino de Judá e do retorno a Sião, décadas após a destruição do Reino. Este local se une a vários outros importantes, descobertos na área de Jerusalém, que estavam conectados ao sistema administrativo centralizado do Reino de Judá, desde o seu auge até a sua destruição”, disse ele.

*Com informações de CBN News

- Publicidade -

Matérias relacionadas

“Arrependa-se, Brasília”, pede evangelista Phillip Blair

Em uma pregação na Praça dos três poderes, em Brasília (DF), o evangelista americano, Phillip Blair exortou o país para que se arrependa e volte para Jesus.

Adiado mais uma vez o Troféu Gerando Salvação

Evento, que seria realizado na próxima terça-feira, 9, agora acontecerá no dia 08 de junho. "Seguiremos o que nos foi ordenado", diz nota da organização.

Iraque: Visita do Papa levanta questões sobre a Igreja Perseguida

Em visita inédita ao país, o Papa Francisco irá a igrejas atacadas pelo Estado Islâmico. Saiba mais!

“Sou o Teu Altar”, com Bekah Costa e Paulo Cesar Baruk

De composição de Anderson Freire, canção de Bekah Costa é um lançamento da MK Music. Saiba mais!

Goiânia: Prefeito veta projeto de tornar atividade religiosa essencial

O projeto foi aprovado na Câmara Municipal ainda no início de fevereiro. Mas o prefeito vetou, justificando que o texto é inconstitucional. Saiba mais!

Jejum pela Guerra Espiritual contra a Covid na Paraíba!

"Vamos todos juntos fazer um jejum em prol da guerra espiritual contra a covid", conclamou o prefeito, Vitor Castelliano, de Cabedelo (PB). Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!