28.2 C
Vitória
sexta-feira, 18 setembro 2020

Descoberta! relato bíblico dos reis Ezequias e Manassés

Leia também

Aula presencial em pré-vestibular tem baixa adesão no interior de SP

O Anglo Sorocaba iniciou as aulas presenciais há três semanas. Apenas 20% dos cerca de 70 alunos mostraram interesse em retornar

Ministro do Turismo é a 7ª autoridade presente à posse de Fux a pegar covid-19

O evento foi realizado na sede do tribunal, em Brasília, no último dia 10 de setembro. O próprio ministro Fux foi diagnosticado com a doença

Bolsonaro: Avião precisou arremeter por baixa visibilidade causada por queimadas

"Obviamente, é sempre algo anormal de estar acontecendo. No caso, é que a visibilidade não estava muito boa. Para nossa felicidade, na segunda vez, conseguimos pousar", disse o presidente

Escavação conduzida por arqueólogos de Israel, em Jerusalém descobriu selos que confirmam relato bíblico sobre os reis Ezequias e Manassés

Mais uma descoberta em Israel. A poucos quilômetros da Cidade Velha de Jerusalém, os arqueólogos descobriram um centro administrativo de armazenamento dos tempos dos reis Ezequias e Manassés, cerca de 2.700 anos atrás.

Os pesquisadores descobriram uma estrutura incomumente grande, feita de paredes de pedra que se acredita terem sido usadas para atividades governamentais.

Lá, eles descobriram 120 alças de jarros, marcadas por impressões de selos no hebraico antigo. Muitas das alças têm “LMLK” – que significa “pertencente ao rei” – inscritas nelas. Outras alças têm o nome de altos funcionários e outros homens importantes.

Arqueólogos dizem que esta é a coleção de selos mais importante encontrada em Israel nos últimos anos. Eles acreditam que o local já foi usado pelo governo judeu para coletar impostos, gerenciar e distribuir alimentos, e foi cercado por terrenos agrícolas e pomares.

“O site é datado de um período documentado na Bíblia por conflitos como os da campanha de conquista assíria, sob o comando do rei Senaqueribe nos dias do rei Ezequias. Pode ser que as disposições econômicas do governo indicadas pelos selos estejam relacionadas a esses eventos. No entanto, a escavação revelou que o local continuava ativo após a conquista assíria. Além disso, a variedade de selos estampados indicava que o sistema de tributação permaneceu ininterrupto durante esse período”, disseram Neria Sapir e Nathan Ben-Ari, diretores das escavações em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Impressões

Segundo os pesquisadores, as impressões dos selos apontam para evidências de que a atividade governamental ocorreu ao sul da cidade de David nos últimos tempos do reino de Judá. Os arqueólogos também encontraram uma coleção de selos de argila no local.

“Algumas das figuras são desenhadas na forma de mulheres, cavaleiros ou animais. Essas figuras são geralmente interpretadas como objetos usados ​​no culto pagão e na idolatria – um fenômeno que, segundo a Bíblia, era predominante no reino de Judá”, disseram Sapir e Ben-Air.

Segundo a Bíblia, o rei Manassés reverteu as reformas religiosas feitas por seu pai Ezequias e restabeleceu a adoração pagã em Judá. “Parece que logo após o local ser abandonado, com a destruição do Reino de Judá em 586 AEC e o exílio babilônico, o local foi reassentado e a atividade administrativa foi retomada. Durante esse período, a atividade governamental no local foi conectada à província da Judéia após o retorno a Sião em 538 AEC, sob os auspícios do Império Persa Aquemênida, que então governou todo o antigo Oriente inteiro e a Ásia Central”.

Segundo o dr. Yuval Baruch, arqueólogo do Autoridade de Antiguidades em Jerusalém, a descoberta de um dos momentos mais importantes da história de Israel.

“As descobertas arqueológicas em Arnona identificam o local como o mais importante na história dos últimos dias do Reino de Judá e do retorno a Sião, décadas após a destruição do Reino. Este local se une a vários outros importantes, descobertos na área de Jerusalém, que estavam conectados ao sistema administrativo centralizado do Reino de Judá, desde o seu auge até a sua destruição”, disse ele.

*Com informações de CBN News

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Balões com mensagens de amor e de esperança em Cataguases (MG)

Como forma de evangelizar, principais pontos turísticos, comércio e locais públicos de Cataguases (MG) ganharam 1.500 balões com mensagens de amor e esperança. Saiba mais!

A força tarefa de jovens cristãos para salvar animais no Pantanal

Na tentativa de salvar animais do incêndio que atinge o Pantanal, jovens da igreja Adventista está coletando alimentos para uma ONG distribuir entre os animais.

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Conheça “Nunca esquecerei”, de Um.sounds

Canção é o segundo lançamento do grupo pela Sony Music. Um.sounds é da UM Church de Nova Friburgo (RJ)

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Xangri-Lá (RS): Leitura da bíblia obrigatória em escolas

Lei aprovada pela Câmara de vereadores de Xangri-Lá (RS) defende leitura da Bíblia em escolas para 'tornar o ambiente escolar mais saudável e altruísta' Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!

Jornada Agentes de transformação online; Saiba mais!

Realizado pelo grupo Valorem, organização que reúne empreendedores cristãos para servir o reino de Deus através de negócios, a Jornada Agentes de transformação, acontece dias 11 e 12 de setembro.
- Publicidade -

Plugue-se

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!