26.4 C
Vitória

Mosaico bíblico é descoberto em Israel

Leia também

Justiça autoriza viagem de Temer ao Líbano

De origem libanesa, o ex-presidente Temer é réu em ações decorrentes de investigação por corrupção na Justiça Federal do Rio

Mercado de capitais melhora em julho; captações somam R$ 34 bilhões

O mercado exibiu no mês passado R$ 30,8 bilhões em captações, a queda foi de 49,2%.

Transporte interestadual abre guerra judicial entre governo e empresas

O governo já venceu em 18 ações e foi derrotado em apenas uma. Outras três seguem em tramitação

Monumento tem 1.600 anos. Escavação já revelou vários achados que retratam passagem bíblicas.

Arqueólogos descobriram um mosaico bíblico de 1.600 anos ao norte de Israel, que lembra um acontecimento do livro de Êxodo. Se trata de uma escavação é comandada pela professora Magness, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Jodi Magness.

Segundo a professora, o mosaico foi a primeira representação do episódio de Elim, descrito em Êxodo 15.27, já encontrado na antiga arte judaica. “Elim é onde os israelitas acamparam depois de deixar o Egito e vagando no deserto sem água”, explicou Magness à Fox News.

Magness explica que o moisaico é separado em três registros. Um deles, a representação de grupos de trabalhadores agrícolas, enquanto outro mostra uma fileira de poços e tamareiras, conforme relato bíblico.

No lado esquerdo do painel, um homem de túnica curta está carregando um pote de água e entra no portão arqueado de uma cidade ladeada por torres de ameias. Uma inscrição acima do portão diz: ‘E eles vieram para Elim’”, acrescentou

“O painel de Daniel é interessante porque aponta para expectativas escatológicas, ou do final do dia, entre esta congregação. O painel de Elim é interessante, pois é geralmente considerado um episódio relativamente pequeno nas andanças pelo deserto dos israelitas, o que levanta a questão de por que ele foi significativo para essa congregação judaica da Baixa Galiléia.”.

Descobertas e a precisão bíblica

Chama atenção do mundo científico, o grande número de achados históricos que confirmam a precisão dos textos bíblicos. Desde a obra clássica chamada “E a Biblia Tinha Razao”, escrita por Werner Keller, lançada ainda em 1955, até os dias de hoje, o número de achados arqueológicos em prol da cultura judaico-cristã só tem aumentado.

“Nosso trabalho lança luz sobre um período em que nossas únicas fontes escritas sobre o judaísmo são literatura rabínica dos sábios judeus desse período e referências na literatura cristã primitiva”, disse Magness, comemorando a importância dos mosaicos.

A pesquisadora destacou que o lapso histórico acerca das evidências sobre o paradeiro do povo judeu em um determinado período antes de Cristo, e no primeiro século, agora pode ser melhor compreendido a partir dos novos achados.

“A arqueologia preenche essa lacuna, lançando luz sobre aspectos do judaísmo entre os séculos IV e VI aC, sobre os quais não saberíamos nada de outra forma. Nossas descobertas indicam que o judaísmo continuou a ser diverso e dinâmico muito depois da destruição do segundo templo de Jerusalém em 70 EC”, disse Magness.

*Com informações de Fox News


Leia mais

Ruínas da Igreja primitiva são descobertas no Egito
Nova descoberta em Israel – Mosaico samaritano

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Canta Recife Experience com Rodolfo Abrantes e esposa

O Canta Recife Experience é o primeiro evento drive-in cristão do Nordeste. Saiba mais!

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Plugue-se

“Entre a vingança e o perdão”: superando as dificuldades

Deus e perdoa, e você? Embarque nessa viagem sobre superação e perdão com “Entre a vingança e o perdão” 

‘Fala, Pai’: podcast especial para homens

O "Fala, pai" apresenta  31 reflexões, com cerca de três minutos voltadas para os homens. Saiba mais!

Dia dos Pais: aqueça os corações com um bom filme

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo, 9, mas que tal aproveitar o fim de semana para aquecer o coração com um filme especial?

“Confiar” é o terceiro single de Larissa e Isabela pela Sony

Larissa e Isabela são vencedoras do Festival de Música Gospel Eagle, edição ES, que aconteceu em setembro do ano passado