Descoberta cidade governada pelo Rei Davi

Foto: Reprodução

Pesquisadores acreditam ter achado Ziclaque, cidade descrita na Bíblia como sendo o refúgio para o Rei Davi, quando se escondeu de Saul

Arqueólogos de Israel anunciaram mais uma descoberta no país. É a localização de uma antiga cidade filistéia, chamada de Ziclague. Local é citado na história bíblica do Rei Davi.

As ruínas foram encontradas perto da cidade de Kiryat Gat, no sul de Israel, e pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel, Universidade Hebraica de Jerusalém e Universidade Macquarie, em Sydney, Austrália, analisaram itens que levam a crer que estão diante da cidade mencionada nos livros de Josué e Samuel.

A cidade de Ziclague era dominada por um rei filisteu que imperou depois que os antigos povos do mar começaram a chegar à região, no século 12 a.C. De acordo com um relato bíblico, Davi reinou em Ziclague antes de ser coroado em Hebrom, após a morte de Saulo.

O estudo arqueológico foi coordenado pelo professor Yosef Garfinkel, da Universidade Hebraica de Jerusalém, e o investigador da Autoridade de Antiguidades de Israel, Saar Ganor. Eles criaram um mapa do início do reinado de David, onde Ziclague e Shaaraim estariam situados na frente ocidental, ambas no alto de colinas com vistas para a terra filisteia e da Judéia.

Israel ataca EUA e o presidente Obama após resolução da ONU: “golpe vergonhoso”

“Khirbet Qeiyafa (Shaaraim) no Vale Elah, se encontra em frente à filisteia Gate, e Khirbet al Rai (Ziclague) se encontra em frente a Ascalão. Esta descrição geográfica se reflete no lamento do rei Davi pela morte do rei Saul e (seu filho) Yonatan na sua batalha contra os filisteus”, dizem os pesquisadores.

A única questão polêmica é que a localização da cidade está no centro de uma controvérsia científica, já que existem 12 locais considerados possíveis no sul de Israel.

Até agora não haviam sido encontrados restos suficientes de uma ocupação para identificar a cidade. Dessa vez, os cientistas encontraram objetos típicos da civilização filisteia, como cerâmicas da época do rei Davi. Inimigos do povo judeu, os filisteus controlavam um território que atualmente corresponde ao centro e ao sul de Israel e da Faixa de Gaza.

Veja

*Com informações de Haaretz

Leia mais

Descoberta Torre de vigia do Rei Ezequias em Israel
Ruínas de igreja cristã primitiva são descobertas no Egito
Nova descoberta em Israel – Mosaico samaritano

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!