21.9 C
Vitória
domingo, 24 outubro 2021

Pais: desacelere e invista nos seus filhos

Estes são dias difíceis para os pais. E não apenas por causa do ataque mundial de reivindicações enganosas, mas também por causa de seu ritmo

Por Marlon Max

Cada vez mais, os relógios da sociedade moderna estão sincronizados com a inovação tecnológica e o ritmo de homens e mulheres solteiros que idolatram suas carreiras. A educação bíblica dos filhos e o investimento de tempo de qualidade que isso exige — e o ritmo que leva, muitas vezes parecem estar em conflito com nossos desejos modernos de eficiência e produtividade. Então, Como conciliar os objetivos profissionais e uma criação equilibrada dos filhos?

O pastor americano Sam Crabtree, autor de diversos livros sobre criação de filhos alerta para a importância em criar vínculos profundos no relacionamento entre pai e filhos. Segundo Crabtree, muitos pais estão distraídos com a carreira, ou projetos pessoais fora do âmbito familiar que acabam não conseguindo se relacionar com os filhos de forma satisfatória.

“Os pais estão presos em uma tensão: embora não possamos apressar o desenvolvimento dos filhos, também não podemos permanecer indiferentes quanto à sua necessidade de crescimento. Embora todos os nossos filhos tenham pais com falhas, podemos mitigar os efeitos de nossa educação imperfeita”, explica.

Na caminha para uma paternidade saudável, Paulo dá ajuda aos pais modernos nesta era apressada. “Observe, então, como você anda, não como insensato, mas como sábio, fazendo o melhor uso do tempo, porque os dias são maus. Portanto, não seja tolo, mas entenda qual é a vontade do Senhor”, diz os versos em Efésios 5: 15-17.

Pais
Foto: unsplash

Segundo o pastor, é preciso estar atento ao tempo, pois ele não volta. Logo, investir na vida dos filhos não pode ser uma tarefa do futuro, mas uma agenda do presente. “O rápido crescimento das crianças serve como um lembrete de que hoje é tudo o que temos. Ontem está nos livros, e amanhã pode não se materializar da maneira que imaginamos. Mas hoje foi dado a nós para que possamos cuidar da eternidade. E Deus designou uma graça personalizada e feita sob medida para hoje, incluindo a graça de desacelerar e fazer menos quando menos é mais – um ritmo que Paulo descreve como caminhada, não corrida”, esclarece Sam.

Tão importante quanto desacelerar e ter tempo com filhos é definir objetivos para a vida familiar. Nesse sentido, o pastor Sam Crabtree reforça a necessidade de gerar nos filhos uma identidade verdadeira de Cristo. “Contemplar a Cristo e tornar-se como ele. Como Paulo com a igreja na Galácia, devemos gemer ‘na angústia do parto até que Cristo seja formado’ em nossos filhos (Gálatas 4:19). Para este fim, devemos traçar estratégias de acordo. Coloque as qualidades superiores de Jesus continuamente diante de seus filhos”, destaca

Os desafios na criação dos filhos são urgentes. Os dias passam rápido na pós-modernidade e quando se dá conta, as crianças já são jovens e logo serão adultos que refletiram o que aprenderam durante a vida. Crabtree faz um convite urgente aos pais:

“Comece agora. Você tem pensado em escrever um bilhete para seu filho? Orando por ela? Discutindo um trecho da Bíblia? Levá-lo para almoçar e conversar? Faça isso agora. Você tem gastado muito tempo com algo de menor importância? Pare de fazer isso agora. Uma agenda lotada não define suas prioridades, mas as expõe. Corrie Ten Boom disse a famosa frase: ‘Se o diabo não pode fazer você pecar, ele o deixará ocupado.’ Elimine alguns envolvimentos desnecessários. A ideia é liberar minutos, horas e dias para prioridades”, conclui

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se