18.6 C
Vitória
segunda-feira, 1 junho, 2020

Quarentena, isolamento social e a Depressão

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Após Crivella liberar, Justiça do Rio proíbe cultos religiosos por coronavírus

Foi determinado que a Prefeitura do Rio também terá que fiscalizar de forma efetiva o cumprimento das medidas de isolamento social.

Esperança na Síria: Plantando bondade em meio a muçulmanos

Como aulas de reforço com equipe do Centro de Esperança mudaram o comportamento de crianças atendidas em escola na vila de Al Bassa, na Síria

Quem era George Floyd, que foi morto por um policial nos EUA?

O homem negro que foi morto por um policial nos EUA, George Floyd ajudou pastores a evangelizar e discipular uma comunidade carente no Texas, marcada pela violência entre gangues

São Paulo ultrapassa os 100 mil casos de coronavírus

Estado também contabilizou 295 mortes por Covid-19 em um dia, chegando ao total de 7.275 óbitos confirmados. Número de casos em 24h foi o segundo maior desde o início da pandemia

Uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro apontou aumento de 90% de casos de depressão durante isolamento social

Um levantamento feito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com 1.460 pessoas em 23 estados mostra que casos de depressão aumentaram 90% no intervalo de pouco menos de um mês. O crescimento foi em meio as medidas de isolamento social para combater o novo coronavírus.

A pesquisa, coordenada por Alberto Filgueiras, da Uerj, em parceria com Matthew Stults-Kolehmainen, do Hospital New Haven, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, coletou dados em dois períodos: entre 20 e 25 de março e entre 15 e 20 de abril.

Os dados

Segundo os dados analisados, as mulheres são mais propensas do que os homens a sofrer com estresse e ansiedade durante a quarentena. Outros fatores de risco são: alimentação desregrada, doenças preexistentes, ausência de acompanhamento psicológico, sedentarismo.

Já para depressão, as principais causas são idade mais avançada, ausência de crianças em casa, baixo nível de escolaridade e a presença de idosos no ambiente doméstico.

“A prevalência de pessoas com estresse agudo na primeira coleta de dados foi de 6.9% contra 9.7%, na segunda. Para depressão, os números saltaram de 4.2% para 8.0%. Por último, no caso de crise aguda de ansiedade, vimos sair de 8.7% na primeira coleta para 14.9%, na segunda coleta”, disse o professor.

Justificativas

Uma justificativa para o aumento da depressão, segundo a psicóloga cristã, Marisa Lobo é o “terror” causado pelas mídias contrárias ao governo da situação.

“A mídia desempenha um papel importante. A a maioria promove o medo com matérias apocalípticas. O mundo já vivia um surto de depressão antes do Covid-19. Este isolamento social acaba por aumentar e intensificar transtornos mentais. É o medo da doença, a insegurança econômica, o distanciamento das pessoas que amamos. O caos gerado, adoece”, explica.

Segundo Marisa, o aumento da depressão nesse período não foi só no Brasil. “Tenho visto o aumento considerável e preocupante. Mas infelizmente há pouco interesse das autoridades em fazer protocolo de ajuda. Não é prioridade”, argumenta.

O aumento da raiva e da violência também, segundo a psicóloga, fazem aparecer mais casos de depressão. “Além disso, o distanciamento da igreja, o impedimento de estar ao ar livre, perda da liberdade causa ansiedade. E pode agravar casos de depressão pré existentes”, esclareceu.

Alternativas

Uma das alternativas até adotadas por algumas igrejas no Brasil tem sido o apoio psicológico, com lives, mensagens nas redes sociais e watzaap. Na Igreja Assembleia de Deus Independente, em Tubarão (SC), é feito um trabalho de acolhida entre os membros.

“As pessoas nos procuram para ter uma palavra de conforto. Colaboramos por meio do WhatsApp. Sabemos que é um momento difícil, queremos e devemos cooperar com o isolamento”, observa pastor Carlos Augusto Lopes.

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Vila Mix em Casa Gospel acontece neste sábado (30)

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.

“Aventuras em Galápagos”: desbravando a criação

A diversidade de recursos naturais das ilhas foi cenário para a produção, que faz parte de um projeto pedagógico da Educação Adventista

Em breve, um documentário sobre a Igreja Perseguida

Série conta com 12 episódios em que cristãos perseguidos contam suas histórias e como enfrentam a perseguição

Em reflexão, Hillsong United grava vídeo com integrantes em quarentena

"Tendo colocado a letra e a melodia para combinar com qualquer humor ou ocasião, a mensagem dessa música é perfeita para todos nós agora", escreveu integrante. Confira!