22.6 C
Vitória
terça-feira, 9 março 2021

Quarentena, isolamento social e a Depressão

Uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro apontou aumento de 90% de casos de depressão durante isolamento social

Um levantamento feito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com 1.460 pessoas em 23 estados mostra que casos de depressão aumentaram 90% no intervalo de pouco menos de um mês. O crescimento foi em meio as medidas de isolamento social para combater o novo coronavírus.

A pesquisa, coordenada por Alberto Filgueiras, da Uerj, em parceria com Matthew Stults-Kolehmainen, do Hospital New Haven, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, coletou dados em dois períodos: entre 20 e 25 de março e entre 15 e 20 de abril.

Os dados

Segundo os dados analisados, as mulheres são mais propensas do que os homens a sofrer com estresse e ansiedade durante a quarentena. Outros fatores de risco são: alimentação desregrada, doenças preexistentes, ausência de acompanhamento psicológico, sedentarismo.

Já para depressão, as principais causas são idade mais avançada, ausência de crianças em casa, baixo nível de escolaridade e a presença de idosos no ambiente doméstico.

“A prevalência de pessoas com estresse agudo na primeira coleta de dados foi de 6.9% contra 9.7%, na segunda. Para depressão, os números saltaram de 4.2% para 8.0%. Por último, no caso de crise aguda de ansiedade, vimos sair de 8.7% na primeira coleta para 14.9%, na segunda coleta”, disse o professor.

Justificativas

Uma justificativa para o aumento da depressão, segundo a psicóloga cristã, Marisa Lobo é o “terror” causado pelas mídias contrárias ao governo da situação.

“A mídia desempenha um papel importante. A a maioria promove o medo com matérias apocalípticas. O mundo já vivia um surto de depressão antes do Covid-19. Este isolamento social acaba por aumentar e intensificar transtornos mentais. É o medo da doença, a insegurança econômica, o distanciamento das pessoas que amamos. O caos gerado, adoece”, explica.

Segundo Marisa, o aumento da depressão nesse período não foi só no Brasil. “Tenho visto o aumento considerável e preocupante. Mas infelizmente há pouco interesse das autoridades em fazer protocolo de ajuda. Não é prioridade”, argumenta.

O aumento da raiva e da violência também, segundo a psicóloga, fazem aparecer mais casos de depressão. “Além disso, o distanciamento da igreja, o impedimento de estar ao ar livre, perda da liberdade causa ansiedade. E pode agravar casos de depressão pré existentes”, esclareceu.

Alternativas

Uma das alternativas até adotadas por algumas igrejas no Brasil tem sido o apoio psicológico, com lives, mensagens nas redes sociais e watzaap. Na Igreja Assembleia de Deus Independente, em Tubarão (SC), é feito um trabalho de acolhida entre os membros.

“As pessoas nos procuram para ter uma palavra de conforto. Colaboramos por meio do WhatsApp. Sabemos que é um momento difícil, queremos e devemos cooperar com o isolamento”, observa pastor Carlos Augusto Lopes.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Amor não causa medo – combate a violência contra a mulher

Lançado neste domingo, 7, campanha do Governo Federal e Conselho Nacional de Justiça combate à violência contra a mulher. Saiba mais!

Elas tem a força! As mulheres mais ricas do Brasil

Elas também comandam o mercado financeiro no Brasil! Segundo a Forbes, dentre os 238 bilionários brasileiros, 46 são mulheres. Saiba mais!

A missionária que transformou a vida de 6 mil jovens no Rio

Tia Ilma, como a missionária é conhecida na comunidade Costa Barros, zona norte do Rio criou o projeto Recriando Raízes para transformar a vida de jovens

Homenagem as mulheres: “Menina”, com Leidy Murilho e Duo Franco

De composição da dupla Duo Franco, "Menina" traz uma mensagem positiva de autoestima para a mulher

A conquista mais importante para o Dia da Mulher em 2021

O dia 8 de março foi oficializado pela ONU como Dia Internacional da Mulher em 1975, mas ainda há muito por que lutar Por Lídice...

Elas pelo mundo: protagonismo das mulheres em missões

Projeto da Junta de Missões Mundiais, da Convenção Batista Brasileira traz um despertamento e mobiliza as mulheres das igrejas na obra missionária.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Adiado mais uma vez o Troféu Gerando Salvação

Evento, que seria realizado na próxima terça-feira, 9, agora acontecerá no dia 08 de junho. "Seguiremos o que nos foi ordenado", diz nota da organização.

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record