18 C
Vitória
quarta-feira, 5 agosto, 2020

Como os pais podem evitar a Depressão infantil

Leia também

PIB contraiu 11,2% no 2º trimestre de 2020

Em relação ao segundo trimestre de 2019, a queda na atividade econômica apontada pelo IAE foi de 11,7%

Esperamos que agosto seja o pico da covid-19 nas Américas, diz Jarbas Barbosa

Durante a coletiva, o diretor-assistente da Opas comentou o fato de que o padrão de transmissão da doença na América Latina tem se mostrado distinto da Europa

Brasil: Prefeitos se unem em campanha de combate à covid-19

Iniciativa é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que negociou com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorização especial para veicular comunicação sobre a doença em jornais, sites, rádios e na TV durante toda a pandemia

A doença afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. A igreja pode atuar de forma preventiva para evitar a depressão infantil

Talvez você não imagine que possa ser tão precoce. Mas a partir do quarto mês de gestação, a criança é capaz de absorver sentimentos de rejeição e abandono, que podem contribuir para o desenvolvimento de um quadro depressivo.

São múltiplos os fatores que acarretam o transtorno, como herança genética, a existência de traumas provocados por perdas, abusos na infância, entre outros. Mas de acordo com o psicanalista Sulênio Vale Júnior, a principal causa da depressão infantil é ausência de afeto do pai e da mãe.

“A criança vai passar por uma depressão leve, que se apresenta através de um choro suave, uma perda de alimento. E esse quadro pode se agravar até o momento em que a criança não vai mais querer sair de casa ou ir para a escola. Se essa depressão não for tratada como deveria ser, a criança vai apresentar os sintomas que um adulto com depressão tem”, explica.

Os números

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo. A ocorrência do transtorno em crianças de 6 a 12 anos cresceu de 4,5% para 8% na última década. Em seu nível mais severo, a depressão pode levar a pessoa a cometer suicídio, e é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Embora os sintomas de depressão na criança e no adulto sejam parecidos, a maneira como a criança expressa suas emoções é bem particular. Isto acontece porque a sua habilidade de comunicação ainda está em desenvolvimento.

“Quando uma criança é acometida com a depressão, especialmente quando é muito nova, ela pode não saber explicar como é a tristeza que ela está sentindo. Por essa razão, os pais e professores devem ficar atentos às mudanças de comportamento que a criança apresenta”, afirma a psicóloga Juliana Sousa.

Distância entre pais e filhos

Uma pesquisa realizada pela AVG Thecnologies em 2015 revelou que 87% das crianças brasileiras acreditam que seus pais passam muito tempo conectados a seus celulares e tablets. Juliana Sousa alerta para o perigo que essa ausência pode provocar. Mesmo que os pais estejam dentro de casa.

“Pais que passam muito tempo no celular, nas redes sociais, passam menos tempo com os filhos. Se eu passo menos tempo com a criança com a qual convivo, eu não consigo observar uma mudança em seu comportamento. Eu não conheço como ela é dentro de seu padrão normal”, afirma.

Apoio

O acompanhamento profissional é muito importante. Mas os grupos de apoio e a igreja também pode ajudar.

“Vejo a Igreja como um fundamento básico nesse processo, porque ela ajuda a sedimentar limites e valores ativos que levam ao respeito familiar e ao respeito pelo outro”, conclui.

Segundo o pastor Ronan Boechat, da Igreja Metodista, do Rio de Janeiro, agindo em favor das crianças e também de sua família, a igreja estará trabalhando em favor da extensão do Reino de Deus. “Assumindo a causa das crianças estaremos trabalhando em favor de um mundo melhor, da própria Igreja. E trabalhando em prol do Reino de Deus, a causa de Cristo”, disse.
- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Fórum literário: O absurdo, a esperança e mais além

Realizado desde 2016, o Fórum literário é um curso para peregrinar nos caminhos da arte e da fé cristã. Evento, que será online, começa hoje, 27. Saiba mais aqui! 

Marcha pra Jesus é cancelada em São Paulo

Por causa do coronavírus a prefeitura de São Paulo cancelou a Marcha para Jesus. O maior evento cristão do mundo ocorreria em 02 de novembro deste ano

Plugue-se

Amanda de Sá feat Sanderson Moraes “Nossa bandeira”

Nossa bandeira é o terceiro lançamento da artista pela Sony music desde que venceu o festival de Música Eagle, edição ES, em setembro do ano passado

Faces da perseguição: o preço de viver pela fé

Viver pela fé em meio a perseguição. Na séria faces da perseguição, mostra a história do pastor Jean Marc, que enviou a família para um esconderijo no Congo, mas ficou na República centro-africana por causa da igreja. Saiba mais!

Max Weber: Economia e religião estão interligadas?

No livro "A ética protestante e o espírito do capitalismo", o sociólogo alemão, Max Weber, se debruça em um estudo minucioso sobre as religiões e o sistema econômico do século XX

Vida após a morte em “O Céu é de Verdade”

"O Céu é de verdade" foi sucesso de bilheteria nos Estados Unidos, conta a história de uma criança que visita o paraíso em uma experiência de “quase morte”