Começa demolição de prédios em Muzema

Foto: reprodução

Começou nesta quarta (24) a demolição de dois prédios na Muzema, realizada pela prefeitura do Rio. Os edifícios são vizinhos aos que caíram no dia 12 de abril matando 24 pessoas. A derrubada está sendo feita de forma manual para evitar abalos estruturais aos prédios do entorno. A estimativa é de que os serviços durem por 30 dias.

A prefeitura ainda avalia a necessidade de contratar emergencialmente uma empresa para auxiliar na derrubada das construções, o que poderia acelerar o trabalho.

As buscas foram encerradas pelo Corpo de Bombeiros no último domingo (21), quando foi encontrado o corpo da última vítima nos escombros. Na segunda (22), a Defesa Civil municipal fez nova vistoria no local da tragédia e emitiu laudo em que condena os prédios localizados nos lotes 93-A e 92, vizinhos ao desabamento. Eles apresentavam graves riscos estruturais.

A Defesa Civil vai analisar se os moradores do primeiro prédio a ser demolido, no total de quatro famílias, poderão entrar para retirar pertences, móveis e eletrodomésticos. Como o acesso ao prédio de oito andares está bloqueado por escombros, a Seconserva fará um acesso por um dos apartamentos do primeiro andar.

A Secretaria Municipal de Urbanismo aumentou a fiscalização na região e elabora atos administrativos para dar suporte às ações da prefeitura. Já foram abertos 33 processos novos de notificação no condomínio, com a identificação individual das construções irregulares.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella informou que no alto da Muzema, uma área de preservação ambiental, será construído um parque.

“O parque será em memória às vítimas. Importante que esse momento doloroso, trágico e triste, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, nos dê uma lição inesquecível: que para construir é necessário ter as devidas licenças dos órgãos competentes para que nunca mais a gente sofra o que passamos com as mortes na Muzema”, declarou.

*Com informações das agências


Leia mais

Muzema – número de mortos chega a 24

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!