back to top
20.9 C
Vitória
domingo, 23 junho 2024

Demissão de Prates foi decisão de Lula, diz Silveira

silveira_prates_demissão_petrobras
Informações de bastidores contam que a demissão de Prates foi provocado por desentendimentos dentro do governo - Foto por: Joédson Alves - Agência Brasil

Segundo o ministro, o presidente quer uma maior celeridade nos investimentos realizados na companhia petrolífera

Na primeira vez em que falou publicamente sobre a demissão de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi direto ao atribuir a decisão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o ministro, a demissão decorreu da compreensão de Lula de que é preciso acelerar o plano de investimentos.

Essa é uma versão que corre oficialmente nos bastidores do governo. Em paralelo, se diz que Silveira e o colega de Esplanada Rui Costa, da Casa Civil, foram os pivôs da demissão, após uma espiral de discordâncias e ataques mútuos desde o início do governo.

“Tentaram personificar em mim e no ministro Rui. Isso absolutamente não aconteceu”, disse Silveira a jornalistas na Base Aérea do Galeão, no Rio, onde compareceu ao embarque de eletricistas para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul.

O ministro não deixou de fazer uma crítica velada à Prates. “O presidente Lula, com 78 anos de idade, não pode ser constrangido por nenhum de nós (do governo). Todos nós temos que nos orgulhar e aprender com ele, sobre respeito à democracia”, afirmou.

- Continua após a publicidade -

Nos bastidores, comenta-se que Lula se sentiu afrontado por Prates em algumas ocasiões nos últimos meses, por exemplo quando Prates descumpriu a sua ordem para que conselheiros indicados pelo governo votassem contra a distribuição de dividendos extraordinários apurados em 2023 ou quando pediu uma reunião para definir sua situação. Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -