24.9 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

A importância de ensinar a Bíblia e fazer discípulos

Por meio do ensino cristão, Cleber Acels descobriu o senso de propósito e pode cumprir o mandamento de Jesus: “fazer discípulos” 

Por Victor Rodrigues

Hoje é o dia mundial dos professores. A data é celebrada pelas Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, e marca a adoção da Recomendação sobre o Status dos Professores, do ano de 1966, em parceira com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).  

No livro bíblico de Mateus, capítulo 28 do versículo 19 a 20, a ordem descrita por Jesus é para que todos os cristãos possam fazer discípulos de todas as nações. Mas o que esse mandamento significa? 

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.  

- Continua após a publicidade -

No dia a dia da igreja, é comum que o pastor seja considerado o grande responsável por mobilizar ações, projetos e atividades evangelísticas. No entanto, a missão de fazer discípulos de Jesus é para todos os cristãos. 

Cleber Acels sabe exatamente isso. Aos 12 anos, ele teve o desejo de ser batizado, mas encontrou resistência em sua família. Logo depois, aos 15 anos, já com o consentimento familiar, pode tomar com liberdade essa decisão que mudou sua vida. 

A importância de ensinar a Bíblia e fazer discípulos
Eliezio recebeu estudos bíblicos de Cleber e agora também ensina a Bíblia. Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal.

Embora adolescente, ele participava como membro de uma igreja em Planaltina (GO), e ali, naquela comunidade de fé foi acolhido por um grupo de instrutores bíblicos.

Assim, ele passou a acompanhá-los e pode aprender por meio de discipulado, sobre como ensinar a Palavra de Deus para outras pessoas. 

Daquela data até hoje, já se passaram 34 anos. Enfim, nos últimos 10 anos, essa missão se tornou uma missão de vida: ensinar outras pessoas a Palavra de Deus. 

Aluno e professor 

Segundo Cleber, antes de tudo, para ser bom professor das Escrituras: “o segredo é a oração”. “Passei a pedir para Deus me enviar pessoas que quisessem estudar a Bíblia”, completa o cristão, que é aluno e professor. 

Ao todo, ele estima que já deu mais de 80 estudos para as outras pessoas. Em uma dessas aulas, ele conta que um de seus alunos, ao final da lição, não se decidiu pelo batismo. Assim, ele conta que ficou frustrado pela resposta do aluno.

No entanto, após anos se passarem, enquanto ele pregava em uma igreja, uma moça o abordou e perguntou se ele se recordava dela. Apesar da resposta dele ser: “não”, ela surpreendeu com o que disse a ele. 

“Ela me disse que enquanto eu dava estudos para o rapaz, ela ficava atrás da porta, ouvindo tudo”, relembra. E aquilo para ele foi surpreendente, prova de que o seu trabalho enquanto professor da Palavra de Deus, não era em “vão”. 

Uma vida de discipulado 

Atualmente, Cleber repassa a experiência que obteve ao longo desse tempo. E uma das famílias que ele pode compartilhar o ensino da Palavra de Deus, pode ser batizada, e agora ele estuda com mais outras pessoas para que elas também possam tomar essa decisão. 

Ele faz parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e a prática do ensino cristão, em sua vida, é algo que o ajuda a impactar outras vidas, e levar a Palavra da Salvação adiante, assim como Jesus ordenou. 

*Com informações de Notícias Adventistas. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -