Cursos livres de Teologia poderão ser convalidados

Dúvidas sobre o processo convalidatório poderão ser esclarecidas em uma palestra que será promovida em São Paulo.

A convalidação de títulos de cursos livres de Teologia poderá ser realizada até setembro deste ano, conforme decisão da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC).

Embora uma informação incorreta divulgada na internet indique que o fim da convalidação de cursos livres tenha sido aprovado no dia 12 de março de 2014, não há nenhuma referência a essa decisão na súmula da reunião do CNE nesta data.

O real prazo foi estendido para setembro de 2017. Depois disso, não será mais possível convalidar diplomas de cursos livres de teologia.

ESCLARECIMENTO

Em nota, o pastor Bruno dos Santos alertou sobre o engano dessas informações que, segundo ele, têm sido divulgadas por algumas Faculdades Teológicas que fazem convalidações “na ânsia de angariar novos alunos”.

“Queremos salientar que é uma irresponsabilidade a vinculação destas informações de maneira leviana, pois milhares de pessoas de maneira séria estão estudando teologia e esperam o mínimo de respeito da sociedade brasileira, que despreza o conhecimento teológico, diferente dos países de primeiro mundo”.

DURAÇÃO DO CURSO

O texto que indicava que o fim da convalidação em 2014 ainda alegou que o MEC teria alterado a duração do curso de Teologia para seis anos.

“Primeiro o Governo, através do CNE/MEC, não seria irresponsável de dar um prazo tão pequeno ou até mesmo aumentar de cinco para seis anos a duração do curso oficial.

Segundo, os melhores cursos teológicos são os disponibilizados por Seminários sem vínculo com o MEC, pois abrangem a teologia pura, sem vínculo com o estado”, afirmou o pastor.

PALESTRA

Para esclarecer mais sobre o tema, o pastor Bruno dos Santos irá palestrar sobre o processo convalidatório no “Encontro Acadêmico de Extensão Teológica”. O evento irá acontecer no dia 29 de julho, na Igreja Apostólica Vida Nova, na Zona Leste de São Paulo.

A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas no site: www.fatinsp.com.