26 C
Vitória
segunda-feira, 24 janeiro 2022

Cultos on-line: membros da Maranata conectados diariamente

Sala de controle de transmissão de conteúdo da Igreja Maranata
Foto: Divulgação - Igreja Cristã Maranata

A Igreja Cristã Maranata oferece, por meio de seus canais digitais, mensagens bíblicas que trazem edificação espiritual, aprendizado e interatividade

Por Priscilla Cerqueira

Nunca a Igreja foi tão requisitada na pandemia! E nunca a internet foi tão utilizada pelas igrejas como agora! É a tecnologia a favor da disseminação do Evangelho. Em tempos difíceis, de dor e de luto, a sede de Deus tem sido mais constante e é através dos canais da igreja nas plataformas que muitos têm buscado o refúgio e o refrigério para a alma.

A utilização de recursos digitais e da internet foi a saída para as denominações que precisavam reunir seus membros. E é nesse ponto que a Igreja Cristã Maranata se destaca: tanto pela experiência de mais de 16 anos de produção e transmissão de conteúdo doutrinário inovador quanto pela infraestrutura de ponta já montada para esse projeto.

“Na visão da Igreja Cristã Maranata, o culto é essencial, além de ser uma demanda do próprio membro, e isso precisa ser atendido”, afirma o pastor Josias Rocha Júnior, gerente da Rádio Maanaim.

O sistema de transmissão baseado em estrutura de videoconferência foi implementado pela denominação em 2005, viabilizando a participação dos membros nos seminários quinzenais, realizados pela igreja. Em 2008, foi implantado o sistema de transmissão via satélite, que ampliou os pontos de recepção, alcançando todas as igrejas do Brasil. E os encontros das Escolas Bíblicas Dominicais passaram a ser transmitido para o Brasil e exterior.

Inaugurada em 2012, a Rádio Maanaim foi estruturada com tecnologia de ponta e tem todo o seu conteúdo transmitido pela internet, cuja distribuição alcança o mundo inteiro.

São 24 horas no ar, com uma programação principalmente musical, mas com mensagens bíblicas e conteúdos de interesse público. Também são veiculadas notícias e outros programas com viés bíblico, tornando a emissora uma companhia diária para os membros.

Tecnologia e pregação do evangelho

Com a pandemia, em fevereiro do ano passado, as igrejas tiveram que se adaptar para atender os membros. O distanciamento social exigiu a interrupção de cultos presenciais,  e na Igreja Cristã Maranata não foi diferente.

A estrutura de produção de conteúdo audiovisual da igreja passou a apresentar cultos diários inéditos, através de seu canal no YouTube, na Rádio Maanaim. A rádio é a segunda mais acessada da América Latina, chegando a mais de três milhões de acessos em seu perfil no Facebook e demais redes sociais. A transmissão dos cultos, com duração de 30 minutos, é feita em português, inglês e espanhol, e alcança milhões de pessoas no mundo todo.

“O objetivo é que os membros sejam atendidos em sua demanda diária pelo culto e, embora sem viver a experiência do encontro e do calor humano da companhia dos demais irmãos, não prescindam das mensagens bíblicas, que renovam as forças, alegram, alimentam a alma, e da possibilidade de adorar a Deus por meio dos hinos transmitidos em cada culto”, conta o pastor Josias Júnior.

De acordo com William Souza, gerente do setor de produção e transmissão da ICM, a demanda de produção quase duplicou. A igreja passou a oferecer conteúdos específicos para todas as classes em todas as áreas.

“Já transmitíamos os cultos para as igrejas por meio da TV-Web, mas com a pandemia as transmissões passaram a ser feitas pelo YouTube. Também passamos a produzir semanalmente para a TV os quadros diversificados para as classes, e, com isso, nossa produção duplicou para atender as necessidades de uma população que não está mais dentro da igreja. Os conteúdos passaram a ser diários em todos os canais”, explicou.

Cultos online diários

Diariamente, os membros recebem mensagens que trazem edificação através da Palavra de Deus. São cultos de agradecimento, orientações, renovo espiritual, com orações para a família, além de um culto cuja mensagem e os hinos são direcionados para aqueles que ainda não viveram uma experiência com Deus.

No Youtube, todas as quintas-feiras a ICM disponibiliza material direcionado às crianças e adolescentes, conforme grupos de idades. Elas recebem o mesmo ensino bíblico, mas com linguagem e recursos didáticos adequados a sua faixa etária. Também oferece conteúdos voltados para a família: estudos para os filhos durante o período da pandemia, para pais de crianças com necessidades especiais e ensino musical também compõem a programação semanal da denominação na plataforma. Esse trabalho resultou na publicação de mais de dois mil vídeos no canal só no ano passado.

Membros conectados e edificados

Além disso, há interatividade entre os membros. Na Escola Bíblica Dominical, por exemplo, que é essencialmente doutrinária, a cada semana perguntas bíblicas são feitas a respeito de um tema.

Os grupos da igreja – crianças, adolescentes, jovens, senhoras, obreiros e pastores – estudam durante a semana e enviam suas participações em vídeo ou por escrito.

Esses cultos são ministrados pelos pastores Gilson Sousa e Gedelti Gueiros, que também é presidente da ICM. “Nosso povo precisa estar bem alicerçado para não ser levado pelas falsas doutrinas. Investimos muito nisso. Ensinamos nossos membros a valorizar aquilo que é nosso. Estamos felizes em saber que estão crescendo na fé e usam o ensino para testemunhar Cristo fora da igreja”, explica o pastor Gilson.

E os resultados têm sido fantásticos. São mais de 70 mil participações por escrito recebidas pela equipe da igreja semanalmente. Milhões de espectadores acompanham o trabalho no mundo todo, mostrando a força da tecnologia para levar a Palavra de Deus.

O pastor Gilson, que há 11 anos participa da apresentação da EBD no YouTube, afirma que a tecnologia foi essencial nesse tempo de pandemia. “Os irmãos participam ativamente, enviando suas contribuições e comentários sobre o assunto apresentado. Tem semana que recebemos até mil vídeos de participações”, conta.

Além disso, as participações dos membros nos cultos on-line têm sido muito maiores que no  presencial. “Na igreja em que pastoreio nós não teríamos dentro do templo a metade do grupo que participa de forma on-line. De certa maneira, supre a necessidade de comunhão presencial. Também percebemos maior envolvimento nos seminários da igreja pelo YouTube, com mais de 100 mil pessoas reunidas”, relatou o pastor.

Para William Souza, a internet e a tecnologia são recursos providenciados por Deus para a continuação da propagação do evangelho.

“Para nós que trabalhamos para realizar a obra através dessa ferramenta de comunicação é gratificante. É uma bênção poder levar a Palavra de Deus de forma profissional, além de glorificar o nome do Senhor ao sermos usados por Ele no ministério”, concluiu.

Programação diária na internet

 Segunda-feira (20h)
Culto de glorificação e gratidão.

 Terça-feira (20h) 
Culto para toda a igreja com uma mensagem de renovo para os membros.

 

 Quarta-feira (20h)
Culto direcionado às senhoras.

 Quinta-feira (20h) 
Culto de oração, com participação de vários pastores.

 

 Sexta-feira (20h) 
Culto familiar, com uma palavra direcionada às famílias, quanto àquilo que Deus tem realizado nos lares.

 Sábado (20h) 
Culto para toda a igreja, com uma mensagem de renovo, gratidão e orientação.

 Domingo 
Pela manhã: Escola Bíblia Dominical (10h), estudo da Palavra. Essencialmente doutrinária.
À noite: mensagem da salvação (20h), culto com mensagem e hinos para a pregação do Evangelho, com o presidente da ICM, pastor Gedelti Gueiros.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se