25 C
Vitória
quinta-feira, 25 fevereiro 2021

Pós desabamento – Cultos em igreja atingida serão ao ar livre

Algumas Igrejas Evangélicas de São Paulo disponibilizaram seus templos para realização de cultos

Após ser atingida pelos escombros do prédio de 24 andares que desabou em São Paulo, a igreja Luterana deverá se reunir do lado de fora. Com a destruição, apenas a torre e o altar restaram da igreja. Agora, a intenção é que os cultos sejam realizados do lado de fora.

Duas igrejas evangélicas da capital paulista ofereceram seus templos para que os luteranos realizem seus cultos. São a Arquidiocese e a Primeira Igreja Presbiteriana Independente. Mas segundo o pastor, a intenção é reunir na rua.

“Nos próximos domingos, nós vamos nos reunir na Igreja Luterana da Paz, em Santo Amaro (bairro da Zona Sul de São Paulo), e na nossa comunidade em Vila Ema. Vai levar entre 10 e 15 dias para remover os escombros, segundo os bombeiros. Depois, vamos entrar num processo de limpeza. E aí vamos passar a nos reunir a céu aberto”, declarou o pastor Frederico Carlos Ludwig, que lidera a congregação.

História

A igreja foi inaugurada em dezembro de 1908. A Martin Luther é uma das igrejas evangélicas mais antigas da capital paulista. E foi o primeiro templo neogótico a ser erguido em São Paulo. Foi antes mesmo da Catedral da Sé e da Catedral Evangélica (Presbiteriana).

A igreja ainda tinha um órgão de tubos vitrais alemão e centenário. Ele foi confeccionado por Conrado Sorgenicht, que também é autor das peças que decoram o Theatro Municipal de São Paulo e o Mercado Municipal. Em 1992, a igreja foi tombada como Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. Entre 2012 e 2013, o templo passou por reformas. Cerca de 80% da igreja foi destruída pelos escombros.

Assistência aos desabrigados

A igreja mantém um trabalho de assistência aos moradores de rua pelo menos uma vez por semana. Mais de 500 famílias são atendidas pela instituição. Além de apoio espiritual, é oferecido alimentação e espaços para higiene pessoal. Muitos dos que viviam no prédio que desabou frequentavam a igreja. Segundo o pastor, a intenção é retomar com as ações do projeto em um prazo de três semanas. .

“São Paulo é uma metrópole que não tem banheiros para os moradores de rua. Aqui, eles podiam usar o banheiro. Às sextas-feiras, havia um momento de oração na Igreja e um lanche para eles”, contou o pastor. “Eles faziam artesanato, que depois era vendido e o dinheiro repartido entre eles. Eles deixavam os documentos deles com a gente e pegavam quando precisavam. Nós cuidávamos de documentos de mais de 200 moradores de rua”.

Com informações de O Globo


Leia mais

Campanha para ajudar desabrigados em SP
Incêndio em SP – “Tudo destruído”, diz pastor

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Igreja de Volta Redonda (RJ) é interditada pela justiça

Igreja Assembleia de Deus, do bairro Laranjal, teve multa de R$ 50 mil fixada. Decisão foi tomada após solicitação do Ministério Público. Saiba mais!

Luiz Sayão, vítima de intolerância: “nunca imaginei”

A Wikipédia censurou o diretor da Faculdade Batista de São Paulo, o pastor e hebraísta Luiz Sayão, supostamente por não evidenciar “notoriedade” e “relevância”. Saiba mais!

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

A batalha é real

A batalha é dura e constante, precisamos estar com a armadura e sermos guerreiros obedientes a Deus

Ministro da Justiça na sede da Sociedade Bíblica do Brasil

Ao conhecer o trabalho realizado pela SBB no Brasil, o ministro da justiça e segurança pública, André Mendonça declarou: "A SBB é uma organização de tradição e respeito no cenário brasileiro"

“Deserto Não Será Seu Fim”, com Luciano Camargo

Música integra o projeto gospel de Luciano Camargo, "A Ti entrego". Artista apresentou a canção no programa 'The noite', com Danilo Gentilli nesta terça-feira, 23

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!

Mulheres de honra: Congresso em um transatlântico de luxo

É o 1° Congresso de Mulheres do Espírito Santo, que será realizado em um Transatlântico de alto luxo. Saiba mais sobre esse evento!
- Publicidade -

Plugue-se

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!

André Valadão: Humor para explicar temas polêmicos da Bíblia

Conhecido por sua forma extrovertida de ministrar, o cantor e pastor André Valadão tem usado sua conta no instagram para tirar dúvidas de internautas sobre temas polêmicos 

Connect 2021: Mercado cinematográfico cristão em ação

Referência no mercado cinematográfico cristão no Brasil, a 360 WayUp realizou o Connect 2021, para avaliação de mercado e novidades, com a equipe nacional