back to top
25.5 C
Vitória
segunda-feira, 27 maio 2024

Cuidados antes de começar a namorar

Confira algumas dicas para ser bem-sucedido na hora de escolher seu amor

Por Cristiano Stefenoni

O Dia dos Namorados acontece no próximo dia 12 de junho, mas há muita gente que passará a data sozinho. Apesar de ser solteiro, muitas vezes, é uma benção, a maioria ainda prefere seguir a orientação divina de que “Não é bom que o homem fique só” (Gn 2:18) e sonha em encontrar a pessoa amada. Mas calma. Não deixe o desespero fazer você escolher um sapo ao invés do príncipe. Existem algumas dicas para aumentar as chances de ser bem-sucedido em sua escolha.

O pastor Jómarson Silva Dias, ministerial da Associação Planalto Central, lembra que o namoro não é um passatempo, nem entretenimento. Por isso, ao escolher um (a) namorado (a) deve-se levar em consideração que essa pessoa poderá ser seu futuro marido ou esposa.

“Namorar é algo sério, onde deve-se considerar, possivelmente, casar com essa pessoa. Por isso é preciso avaliar seu comportamento. Como ela cuida dos pais, se é amável com eles. Outro ponto a se observar é a maneira como lida com os conflitos e frustrações, com as próprias emoções, a capacidade de ter controle”, justifica o pastor.

- Continua após a publicidade -

Entre os pontos mais importantes a serem avaliados, pastor Jómarson enfatiza a dedicação do pretendente com as coisas relacionadas à igreja. “O comprometimento com a igreja projeta seu interesse pelas coisas espirituais, os valores morais e sobre a autoridade da Palavra de Deus sobre sua vida”, justifica.

O que avaliar antes de começar a namorar:

Como trata os pais?

Se a pessoa trata mal os pais ou seus familiares, não espere que seja diferente com você. No período da amizade, fundamental antes do namoro, observe o comportamento da pessoa, seu jeito de falar e tratar os outros. Lembre-se: seu amor pode fazer muitas coisas, menos transformar o caráter de alguém.

Como lida com os conflitos?

Problemas existem em qualquer relacionamento. Mas a forma como lidamos com ele faz toda a diferença. Observe como a pessoa lida com os conflitos no dia a dia, se tem maturidade para tomar decisões, se busca orientação de pessoas maduras e cristãs como aconselhamento, se tem tranquilidade para lidar com os outros.

O quão comprometido ele (a) é com a igreja?

O namoro jamais deve ser uma forma de passatempo. O foco sempre será o casamento. E ter uma pessoa ao seu lado que não gosta das coisas sagradas e nem participa de nada da igreja poderá trazer muitos problemas no futuro. Uma pessoa que se envolve com as atividades eclesiásticas mostra que ela está comprometida com Deus.

Como ele (a) lida com frustrações?

O amor não impede as frustrações da vida. E saber lidar com elas será determinante para a saúde do seu relacionamento. Veja se a pessoa a qual você tem interesse sabe lidar com as dificuldades do dia a dia, se busca em Deus orientação para tomar decisões, se é resiliente e sabe suportar pressão e seguir em frente.

Como ele (a) lida com suas próprias emoções?

Ter domínio próprio é tão importante que faz parte dos “Frutos do Espírito” (Gl 5:23). É uma habilidade que poucos dominam. Não entre em um namoro em que a pessoa não sabe lidar com suas próprias emoções. No geral, isso leva a um relacionamento tóxico, de dependência, que acaba por adoecer o outro parceiro.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -