back to top
23.3 C
Vitória
sábado, 25 maio 2024

Cuidado com a criação: como ensinar o tema para crianças e adolescentes?

Foto: Reprodução

Organizações cristãs criam material voltado para educadores, que traz uma linguagem simples e dinâmica, além de propostas de atividades para serem realizadas em oito encontros

Por Patricia Scott

A Bíblia é clara quanto à responsabilidade do ser humano com a criação, que expressa a glória, o poder, o amor, o cuidado  e a criatividade do Senhor. Por isso, reciclagem, água, mudança climática, lixo, poluição, mordomia ambiental, sustentabilidade, preservação ambiental deve ter relação direta com vida do cristão.

No entanto, neste Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, surge a pergunta: como ensinar este tema a crianças e adolescentes que fazem parte da igreja e de projetos cristãos? A cartilha Cuidando da Criação: Material de Apoio para Educadores traz uma linguagem simples e muitas deias criativas.

Ela auxilia educadores na tarefa de gerar reflexão entre a garotada sobre o cuidado com a criação. Para aqueles que têm a missão de ensinar crianças e adolescentes a adotar um comportamento mais consciente com a criação de Deus, a cartilha fornece ferramentas adequadas.

- Continua após a publicidade -

A cartilha está dividia em oito encontros. Cada um possui um objetivo a ser alcançado, além de dinâmica, reflexão, leitura bíblica e atividade prática.

Conheça o tema dos oito encontros

Encontro 1 – E Deus viu que tudo era bom. Introdução e sensibilização sobre a beleza da criação.

Encontro 2 – A obediência para benefício de toda criação. Compreensão da importância dos acordos e princípios que buscam o bem comum

Encontro 3 – Cuidar e guardar: qual é o seu jardim? Somos parte da criação e temos a missão de cuidar do local onde vivemos

Encontro 4 – Água para todos. A água é um bem precioso criado por Deus para todos os seres vivos

Encontro 5 – Disse Deus: haja o lixo? Deus criou todas as coisas com propósito e amor e na criação não existe lixo

Encontro 6 – Chamados para uma vida simples. Onde está o seu tesouro? Nosso valor não está naquilo que possuímos

Encontro 7 – Cuidando do amanhã: pensando globalmente e agindo localmente

Encontro 8 – Nossa esperança. Nós somos parte do plano de Deus para restaurar toda a criação

Vale salientar que a cartilha foi elaborada em um esforço conjunto da ONG cristã A Rocha Brasil, da Federação das Entidades e Projetos Assistenciais da CIBI (Convenção das Igrejas Batistas Independentes) e da Interact, uma denominação e movimento missionário na Suécia com missão em 40 países.

Sobre a FEPAS
Federação das Entidades e Projetos Assistenciais da CIBI (Convenção das Igrejas Batistas Independentes). Tem como missão promover a justiça do Reino de Deus por meio da transformação social junto a comunidades, atuado na assessoria, capacitação técnica e apoio à captação de recursos, visando o aprimoramento de entidades e ações sociais vinculadas as igrejas da CIBI.

Sobre a Interact
É uma denominação e movimento missionário na Suécia com missão em 40 países. A visão da organização é: pregar o evangelho integral para toda a humanidade em todo o mundo. As áreas de trabalho são: edificar, treinar e servir.

Sobre A Rocha Brasil
É uma organização cristã ambientalista que tem como missão promover o amor ao próximo e à toda criação, a qualidade de vida e a cidadania, por meio de projetos de educação, conservação ambiental e desenvolvimento comunitário, com base na ética cristã.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -