Por que a crucificação é o centro de nossa teologia e de nossas vidas? A centralidade da cruz muda tudo, e a Igreja Primitiva sabia disso. E nós?
A cruz de Cristo é o centro da salvação. Se você interrogar a fé cristã com a seguinte pergunta: “Em uma palavra, como Deus salva os pecadores?” a resposta de uma fé saudável será instantânea e confiante para escolher a cruz.
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Uma fé saudável também perguntará: “Por favor, posso ter mais palavras do que uma?”. Mas a cruz, é o ponto crucial, o lugar da convergência onde tudo sobre o evangelho se reúne. E a salvação pode incluir sete tópicos: a Cruz, a Encarnação, a Ressurreição e a Ascensão, o Pai, o Filho e o Espírito Santo .
Reconciliação com Deus
Uma palavra funciona como um “metônimo” quando a usamos para se referir a outra coisa, a algo maior ao qual ela está intimamente relacionada. O apóstolo Paulo diz que se vangloria apenas “da cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo foi crucificado para mim e eu para o mundo” (Gálatas 6:14).
Em sua linguagem, ele está usando um “metônimo” ou (uma grande madeira objeto usado para execuções) para se referir a outra coisa: a morte de Jesus e seu efeito em nos reconciliar com Deus.
Quando os cristãos cantam canções sobre o próprio objeto de madeira, estão conscientes de que o que apreciamos não é apenas “a velha cruz acidentada” como tal, mas o Filho de Deus que usou essa cruz em seu trabalho de busca e salvação. A cruz significa Cristo crucificado. Tudo isso passa pela mente cristã em um instante em que a cruz é mencionada.
Ressurreição de Jesus
Outra coisa também surge na mente cristã ao falar da crucificação: a presença de Cristo ressuscitou e ascendeu, em cuja presença onipotente estou escrevendo essas palavras e você as lê.
Tudo isso está implícito no que os cristãos dizem sobre a morte de Jesus, Àquele que diz: “Eu estava morto, e agora veja, estou vivo para todo o sempre!” (Ap 1:18). O apóstolo Paulo sabia disso “resolveu não saber nada … exceto Jesus Cristo e ele crucificado” (1 Cor. 2: 2). Assim, ele quis dizer que estava se concentrando no ponto central do evangelho, a cruz. Mesmo assim, ele também não ignorava a Ressurreição ou o Espírito Santo (dos quais ele fala muito em 1 Coríntios).
Paulo iniciou sua mensagem de mudança de mundo e transformação de vida na Cruz. “Pelo que recebi, passei a você como de primeira importância: que Cristo morreu por nossos pecados, de acordo com as Escrituras” (1 Cor. 15: 3). Ele sabia como indicar a realidade total da salvação de Deus, mas também sabia como se concentrar na “cruz”.
Centralidade da Cruz
A igreja primitiva também sabia disso. O Credo dos Apóstolos conta uma versão muito curta da vida de Jesus, saltando diretamente de “nascido da Virgem Maria” ao longo de 33 anos de vida até os dias finais: “Ele sofreu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morreu e foi enterrado. Ele desceu aos mortos.
Esse credo ensina o pleno conselho da Trindade e da obra de Deus desde a Criação até a “ressurreição do corpo e a vida eterna”. O credo tem a cruz em seu centro, mas todas as coisas em sua circunferência.
Charles Wesley sabia disso. Em seu hino “E pode ser” escreveu: “Como é possível que você, meu Deus, morra por mim?”. Reconhecer a centralidade da cruz não é apenas um exercício de calibrar com precisão nossas ênfases doutrinárias ou de cuidar de ser teologicamente correto. É uma questão de profunda realidade espiritual.
A centralidade da cruz muda tudo. Logo, é a sua morte que nos justifica diante da perfeita justiça de Deus, que nos liberta, que nos dá coragem para enfrentar a perseguição. As pessoas centralizadas na Cruz sabem como morrer, aprender a viver e amar como se tivessem sido mudadas para sempre pelo amor que receberam.
Quando vemos a cruz, reconhecemos instantaneamente que ela representa a morte de Jesus. E também está no centro da perfeita vida encarnada e da ressurreição gloriosa do eterno Filho do Todo-Poderoso Pai. A fé cristã sabe disso: sabe enfatizar a cruz. E enfatizar significa levantá-la para um aviso especial, nunca isolá-la.
*Com informações de Christianity Today