27.6 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

Por que a crucificação é o centro de nossa teologia?

Por que a crucificação é o centro de nossa teologia e de nossas vidas? A centralidade da cruz muda tudo, e a Igreja Primitiva sabia disso. E nós?

A cruz de Cristo é o centro da salvação. Se você interrogar a fé cristã com a seguinte pergunta: “Em uma palavra, como Deus salva os pecadores?” a resposta de uma fé saudável será instantânea e confiante para escolher a cruz.

Uma fé saudável também perguntará: “Por favor, posso ter mais palavras do que uma?”. Mas a cruz, é o ponto crucial, o lugar da convergência onde tudo sobre o evangelho se reúne. E a salvação pode incluir sete tópicos: a Cruz, a Encarnação, a Ressurreição e a Ascensão, o Pai, o Filho e o Espírito Santo .

Reconciliação com Deus 

Uma palavra funciona como um “metônimo” quando a usamos para se referir a outra coisa, a algo maior ao qual ela está intimamente relacionada. O apóstolo Paulo diz que se vangloria apenas “da cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo foi crucificado para mim e eu para o mundo” (Gálatas 6:14).

Em sua linguagem, ele está usando um “metônimo” ou (uma grande madeira objeto usado para execuções) para se referir a outra coisa: a morte de Jesus e seu efeito em nos reconciliar com Deus.

Quando os cristãos cantam canções sobre o próprio objeto de madeira, estão conscientes de que o que apreciamos não é apenas “a velha cruz acidentada” como tal, mas o Filho de Deus que usou essa cruz em seu trabalho de busca e salvação. A cruz significa Cristo crucificado. Tudo isso passa pela mente cristã em um instante em que a cruz é mencionada.

Ressurreição de Jesus  

Outra coisa também surge na mente cristã ao falar da crucificação: a presença de Cristo ressuscitou e ascendeu, em cuja presença onipotente estou escrevendo essas palavras e você as lê.

Tudo isso está implícito no que os cristãos dizem sobre a morte de Jesus, Àquele que diz: “Eu estava morto, e agora veja, estou vivo para todo o sempre!” (Ap 1:18). O apóstolo Paulo sabia disso “resolveu não saber nada … exceto Jesus Cristo e ele crucificado” (1 Cor. 2: 2). Assim, ele quis dizer que estava se concentrando no ponto central do evangelho, a cruz. Mesmo assim, ele também não ignorava a Ressurreição ou o Espírito Santo (dos quais ele fala muito em 1 Coríntios).

Paulo iniciou sua mensagem de mudança de mundo e transformação de vida na Cruz. “Pelo que recebi, passei a você como de primeira importância: que Cristo morreu por nossos pecados, de acordo com as Escrituras” (1 Cor. 15: 3). Ele sabia como indicar a realidade total da salvação de Deus, mas também sabia como se concentrar na “cruz”.

Centralidade da Cruz 

A igreja primitiva também sabia disso. O Credo dos Apóstolos conta uma versão muito curta da vida de Jesus, saltando diretamente de “nascido da Virgem Maria” ao longo de 33 anos de vida até os dias finais: “Ele sofreu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morreu e foi enterrado. Ele desceu aos mortos.

Esse credo ensina o pleno conselho da Trindade e da obra de Deus desde a Criação até a “ressurreição do corpo e a vida eterna”. O credo tem a cruz em seu centro, mas todas as coisas em sua circunferência.

Charles Wesley sabia disso. Em seu hino “E pode ser” escreveu: “Como é possível que você, meu Deus, morra por mim?”. Reconhecer a centralidade da cruz não é apenas um exercício de calibrar com precisão nossas ênfases doutrinárias ou de cuidar de ser teologicamente correto. É uma questão de profunda realidade espiritual.

A centralidade da cruz muda tudo. Logo, é a sua morte que nos justifica diante da perfeita justiça de Deus, que nos liberta, que nos dá coragem para enfrentar a perseguição. As pessoas centralizadas na Cruz sabem como morrer, aprender a viver e amar como se tivessem sido mudadas para sempre pelo amor que receberam.

Quando vemos a cruz, reconhecemos instantaneamente que ela representa a morte de Jesus. E também está no centro da perfeita vida encarnada e da ressurreição gloriosa do eterno Filho do Todo-Poderoso Pai. A fé cristã sabe disso: sabe enfatizar a cruz. E enfatizar significa levantá-la para um aviso especial, nunca isolá-la.

*Com informações de Christianity Today 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Dória recua e reconhece igrejas como atividade essencial

Na quinta-feira, 25, Dória havia vetado atividades religiosas como serviço essencial em SP e agora voltou atrás na decisão. Saiba mais!

Natal (RN): Projeto de lei pode tornar igrejas e templos essenciais

Texto foi aprovado pela Câmara municipal de Natal (RN), em regime de urgência, e será enviado para sanção do prefeito Álvaro Dias (PSDB). Saiba mais!

Abraço o Amazonas: em resposta à covid-19 no Brasil

Mais de quatro mil famílias no Amazonas já foram beneficiadas com o projeto "Em resposta à covid-10 no Brasil", da ONG Visão Mundial. Saiba mais!

Histórico na Suprema corte do Brasil! Os 130 anos do STF

Um site com informações e toda história do STF, com depoimentos de ministros, foi lançado para celebrar os 130 anos da corte no período republicano. Saiba mais!

Em breve, novo projeto da dupla André e Felipe

O novo projeto musical da dupla sertaneja gospel, André & Felipe deverá ser lançada ainda no primeiro semestre. Saiba mais!

Suellen Lima e Leandro Borges em “Faces do Deserto”

A música fará parte de um futuro EP de Suellen Lima intitulado como "No Secreto"

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!