Grupos evangélicos em diferentes estados do Brasil se reuniram em frente aos locais de prova, no último domingo, oferecendo apoio material, emocional e espiritual aos candidatos
Por Michelli de Souza
Os minutos que antecedem a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são marcados por tensão e ansiedade para os candidatos. E foi pensando em proporcionar tranquilidade e paz a esses estudantes que jovens do Movimento Cristão Jesus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foram até a Faesa, em Vitória, no Espírito Santo, no último domingo, para distribuir kits com com doce, caneta, água e um versículo da bíblia, além de oferecer orações aos que desejavam.
Segundo o líder do Jesus na Ufes, Roger Senna Rosa, o grupo foi fundado em 2018, com o nome “Jesus está na Ufes”. A ideia inicial era unir os grupos cristãos que atuavam no campus de Goiabeiras. “Quando a gente começou, eram cerca de 11 grupos em atividade, que se reuníam para fazer cultos em um dos auditórios da universidade”, contou.
A primeira ação solidária com estudantes do Enem ocorreu em 2022, em parceria com algumas igrejas evangélicas. “Toda oportunidade de servir é uma oportunidade de representar o amor de Deus. É muito bom saber que Deus tem nos usado para trazer um pouco de paz a esses estudantes. Temos até alguns testemunhos de alunos que conheceram nossos movimentos por meio dessas ações”, disse Rosa.
Ação solidária em outros estados
Segurando cartazes com frases motivadoras, garrafas de água e canetas, jovens evangélicos se reuníram em frente ao Centro Universitário Uninorte, em Rio Branco, no Acre. Este é o quarto ano que o grupo “Servir por amor e com Amor”, da Igreja Batista do Bosque (IBB) oferece apoio e oração aos candidatos.
O pastor Fábio Marques contou ao veículo Ecos da Notícia que essa iniciativa já trouxe muitos resultados positivos, inclusive, para os próprios jovens da IBB, tendo em vista que muitos passaram a ter êxito no Enem após essa ação.
“Muitos jovens da nossa igreja começaram a passar no Enem. Alguns tentavam há muito tempo e, agora, com nosso apoio, conseguem mais tranquilidade. Eles ficam ansiosos, nervosos e, às vezes, esquecem coisas básicas. Viemos trazer o mínimo, que é a água e a caneta, e também o máximo, que é uma oração, para que tenham paz e tranquilidade na hora da prova. Declaramos bênçãos e acreditamos que tudo já deu certo, pois Deus está no controle de tudo,” declarou Marques ao Ecos da Notícia.
O grupo Força Jovem Universal (FJU) distribuiu água, chocolate, caneta e frases motivacionais aos candidatos que foram prestar o Exame na Universidade Federal de Goiás (UFG), no último domingo. Voluntários de Belo Horizonte também se reuníram em uma tenda, na PUC Minas, no Coração Eucarístico, para receber os vestibulandos. Na capital mineira, o grupo criou “o cantinho do abraço” para oferecer apoio emocional aos estudantes, por meio da distribuição de cartas com textos motivacionais, além de água e lanches.
*Com informações de Ecos da Notícia, Rádio Itatiaia, Mais Goiás