Cristãos presos por falar de Jesus no Irã

Cristãos presos no irã por propagar a fé cristã Foto: Portas Abertas

O país está entre os 10 países que mais perseguem cristãos no mundo

O extremismo islâmico, como em diversos países que professam o islã como religião oficial do Estado, tem sido a maior fonte de violência contra a igreja no país. O Irã atualmente ocupa o 9º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2019.

A pressão começa do governo, que se esforça para erradicar o cristianismo nessa nação, a fim de privilegiar os muçulmanos. Se posicionar pelo cristianismo, portanto, é uma atitude considerada ousada e desrespeitosa aos olhos das autoridades.

O número de cristãos presos aumenta a cada dia, principalmente de líderes de igrejas domésticas e pastores. Uma líder cristã, que não pode ser identificada por questão de segurança, foi arrancada dos braços da filha, ao ser presa pela polícia secreta iraniana.

História da líder cristã

Ela estava tremendo, escondida no canto mais distante de sua casa, enquanto batiam ruidosamente na porta. O que ela nunca esperava acontecer naquele dia: a polícia secreta tinha vindo prendê-la. Olhou para a filha de nove anos, agarrada a ela em seu colo, com medo absoluto. Este era o preço que ela tinha que pagar por ser um líder na Igreja no Irã. Ali soube o que é ser mãe sob extrema perseguição religiosa.

Amor, nada além de amor. Amor infinito e intenso. Foi assim que a jornada dela com Cristo começou, cerca de 10 anos antes. Passar de um profundo sentimento de vazio para se sentir realizada com o amor de Cristo foi tão incrível para Rachel que ela nem sequer pensou em perseguição religiosa ou, sequer, que iria para a cadeia por conta disso. “Eu só queria adorar a Deus. Nada mais importava”, diz.

Foi a sua irmã que a levou para a igreja doméstica pela primeira vez. Mais tarde, naquele mesmo dia, ela teve um sonho sobre Jesus e deu sua vida a Ele. Por dois anos frequentou a igreja na casa de seus pastores, aprendendo tudo o que podia sobre a Bíblia. Seu marido também encontrou a Jesus. E então a filha nasceu.

A igreja onde a líder estava crescendo, com os novos cristãos que continuavam chegando, e Rachel e seu marido se tornaram líderes em apenas dois anos. Ser um líder significava assumir mais riscos do que os membros comuns da igreja, mas mesmo com a filha nascida, ela não se preocupava. “Claro, os riscos me passaram pela cabeça de vez em quando, mas eu sempre acalmei esse pensamento dizendo ‘Deus nos protegerá’”, lembra.

E tudo correu bem, por um período de tempo notável. Mesmo com Deus protegendo-os, a cristã e seus colegas líderes eram muito cautelosos na comunicação e sempre usavam telefones públicos para conversar uns com os outros.

Prisão

E então, um dia, a líder se viu escondida da polícia secreta com sua filha apavorada em seus braços. Naquele dia, Rachel fez a polícia acreditar que ela não estava em casa. Mas mais tarde, enquanto o marido levava a menina para a escola, a polícia prendeu-a e levou-a para a prisão. “Eles me colocaram em confinamento solitário e, sozinha, comecei a chorar. Eu estava pensando em minha filha e o que aconteceria com ela”, disse emocionada. Ela preparou a filha para isso? “Nem um pouco”, diz ela, olhando para o chão.

Com medo e sozinha, a cristã começa a duvidar de suas escolhas, duvidando de seu Deus. O que aconteceu com a proteção que ela esperava de Deus? Por que ele não a livrou, ou a filha dela, desse problema? “Nos primeiros 3 ou 4 dias eu não falei com Deus”, Rachel admite. “Eu estava tão decepcionado com Ele”.

A prisão é dura para ela. Quando não estava sozinha em sua cela, ela era interrogada e insultada pelos policiais. Ela não tinha permissão para fazer ligações, para acalmar a filha pelo telefone. Em duas semanas ela perdeu 13 quilos.

Mas, e esse é um ponto importante para ela, pois não se sentia mais sozinha. Depois de apenas mais um dia de longas e humilhantes interrogações, Rachel finalmente dormiu um pouco. E durante esse sono ela ouve um verso: “Ele estava no mundo, e embora o mundo fosse feito por Ele, o mundo não O reconheceu” (João 1:10). É um ponto de guinada para Rachel. “Eu fiquei com medo nos primeiros dias”, ela diz, “mas quando tive o sonho e comecei a orar de novo, senti que Deus esteve comigo em todos os lugares que fui”.

Ter Deus ao seu lado não significa que foi fácil. A cristã pensou muito na filha, preocupada com ela. “Às vezes penso naqueles dias e me pergunto como fiz isso. Descobri que podia lidar com minha ansiedade em relação à minha filha, porque orava por ela na prisão, pedindo por ela todos os dias.

Amor de Jesus

Duas semanas depois que a cristã foi para a prisão, ela finalmente recebeu a autorização para ligar para a filha. “Comecei a chorar assim que ouvi sua voz. Eu soube que minha filha estava doente e me senti tão mal. Tentando conter as lágrimas o máximo que podia, conseguiu acalmar a filha um pouco. Eu estou bem, não se preocupe. Apenas seja gentil com seu pai e eu voltarei”.

Uma oficial da prisão, sentada ao lado da prisioneira cristã ouvia a ligação. Ela perguntou: “Por que você arranjou esse problema para você mesma? Tudo por aquele Cristo? Era uma pergunta que ela aprendera a responder nas semanas anteriores. Ela foi firme em sua resposta. “Eu disse à mulher: ‘Jesus é real e ele mudou meu coração. E por ele vale a pena dar tudo o que tenho e toda a minha vida’”.

Depois de um mês na prisão, a cristã saiu sob fiança. As palavras não podem descrever a felicidade que ela sentiu quando chegou a abraçar sua filha novamente. “Ela não podia me soltar. Ela disse: “Mamãe, por favor, nunca mais me deixe.” Segurando a filha, ela sabia que, se ela ficasse no Irã, voltaria à prisão e, dessa vez, eles também poderiam levar o marido. Havia apenas uma opção: fugir do Irã, por mais difícil que fosse.

Sem arrependimentos

E foi assim que encontramos ela, seu marido e sua filha: em uma casa fora do Irã, lutando para sobreviver. Uma família marcada por suas experiências, mas tendo crescido em sua fé. “Na prisão, aprendi a confiar em Deus. Realmente confie em Deus, em um nível profundo. Eu também mudei como mãe. Eu sou ainda mais apaixonado por ensinar minha filha sobre Cristo e passar tempo lendo a Bíblia com ela”.

Sua filha, alguns anos mais velha agora, é uma cristã firme em sua fé, apesar de tudo. “Minha filha viu como Deus trabalhou na minha vida, como Ele nos ajudou a sair do país. Ela nunca teve uma visão de Jesus, mas isso foi um testemunho para ela”.

Escreva a cristãos iranianos presos por amor a Cristo

No Irã, os cristãos enfrentam uma pressão extrema. Muitos irmãos e irmãs, principalmente os convertidos, são acusados e sentenciados a longos períodos de prisão. Outros ainda esperam o julgamento. As famílias também enfrentam humilhação pública. Diversas igrejas domésticas foram fechadas e muitas não estão mais funcionando.

Envie uma mensagem de encorajamento para esses cristãos, para que se firmem em Cristo durante esses dias tão difíceis. Ore para que os apelos sejam ouvidos e que, em breve, estejam em liberdade. Seu encorajamento os ajudará neste momento de incerteza. Compartilhe essa campanha e incentive outras pessoas a também enviarem seus cartões.

Entre os presos estão: Ebrahim Firouzi, preso em 2013, acusado de promover o sionismo cristão. Preso em 2013. Nasser-Navard Gol-Tapeh, cumpre dez anos de prisão até 2026 por “atividades missionárias”. Pastor Victor Bet-Tamraz, detido em 2014, enquanto celebravam o Natal, sentenciado a 10 anos de prisão. E Shamiram Isavi Khabizeh, esposa de Victor, cumpre sentença de 5 anos.


Leia mais

Seguir a Jesus no Irã é uma escolha perigosa
Cristãos resistem à perseguição no Irã