22.1 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Encoraje cristãos perseguidos em Camarões

Cristã perseguida é encorajada enquanto recebe oração de visitante. Foto: Portas Abertas

Apesar de ser de maioria cristã, Camarões compõe o grupo de países em observação na lista mundial de perseguição

“Quando uma delas começou a chorar eu a abracei. Muitas vezes eu me sinto tão impotente ao lado de nossos irmãos e irmãs. Eles têm comida, casa, mas como vão processar o trauma que passaram? Eu só posso pedir a Deus para dar-lhes paz”.

Este é o relato de uma cristã brasileira, que esteve em uma das viagens da Portas Abertas para visitar e encorajar cristãos perseguidos que tinham sido atacados e são constantemente pressionados por comunidades e governos, apenas por seguir a Jesus.

Durante 10 dias, ela esteve junto a esses cristãos orando, abraçando e chorando. Esse é um dos valores da missão Portas Abertas. “Estar com pessoalmente com irmãos e irmãs perseguidos ou em oração é o que temos de mais importante a fazer”, diz a Missão.

Uma das formas de se aproximar dos cristãos perseguidos é através do encorajamento. “Seja por cartas, orações ou presença é uma das formas de se aproximar do cristão perseguido. Viajar a esses países, conhecer de perto a realidade da Igreja Perseguida é uma das formas de entrar em contato com os perseguidos e entender melhor o que eles enfrentam todos os dias. Um abraço, um olhar, uma palavra de encorajamento faz a diferença na vida deles”.

- Continua após a publicidade -

Durante o ano todo, Portas Abertas realiza viagens a diferentes países e continentes, para que o cristão brasileiro viva essa experiência e tenha sua vida, visão e fé transformados. A próxima viagem será em setembro, para Camarões.

Igreja Perseguida

Apesar de não configurar na Lista Mundial da Perseguição 2019,  Camarões  compõe o grupo de países em observação, ocupando a 56ª posição. Apesar de ser de maioria cristã (60,7%, segundo os dados da Lista Mundial da Perseguição 2019), grupos extremistas islâmicos, como o Boko Haram tem intentado contra os cristãos constantemente.

Por conta da intolerância religiosa e do extremismo em países islâmicos, fez crescer assustadoramente a perseguição cristã no mundo 

Os desafios enfrentados pelos cristãos camaroneses incluem a violência do grupo extremista Boko Haram na região e a natureza ditatorial do regime de

Paul Biya (que é um dos regimes mais corruptos da África) e a ausência de um Estado de direito no país.

Só no primeiro semestre de 2019, foram registrados dois ataques contra cristãos no país, impetrados pelo Boko Haram e que deixou cristãos feridos, com casas e negócios destruídos e atemorizados por conta do que ainda pode acontecer.

Encoraje cristãos perseguidos em Camarões
Igreja cristã em Camarões, na região rural. Foto: Portas Abertas

O governo é conhecido por atingir denominações cristãs específicas. Em 2013, cerca de 100 igrejas cristãs foram fechadas.

Em 2018, algumas organizações cristãs tiveram dificuldades em se cadastrar.

Segundo o Relatório de Liberdade Religiosa do Departamento de Estado dos EUA de 2016, “a Bolsa Bíblica de Camarões, busca o reconhecimento do governo desde 2002”.

Camarões é um país da África Ocidental que faz fronteira com o Gabão, o Chade, a República Centro-Africana, a República do Congo, a Guiné Equatorial e a Nigéria. O país tem mais de 200 grupos étnicos e é referido como “África em miniatura” devido à sua diversidade. Francês e Inglês são as línguas oficiais.

Os principais projetos da Portas Abertas no país incluem treinamento de preparação para a perseguição, treinamento de líderes e discipulado, e ajuda sócio-econômica. Durante a viagem, os cristãos brasileiros terão contato com os cristãos perseguidos que são apoiados pela Portas Abertas.

*Com informações de Portas Abertas


Leia mais

Conheça o país onde 50% dos cristãos negam a fé em Cristo
Não à tolerância religiosa e à discriminação

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -