27.1 C
Vitória
sexta-feira, 15 janeiro 2021

Cristãos na África enfrentam constantes ataques

A violência e a intolerância contra os cristãos na África está cada vez maior, atingindo altos níveis de perseguição religiosa

De acordo com o líder da igreja na República Centro-Africana, Dieudonne Nzapalainga, na Nigéria, Burkina Faso e Moçambique, houve um aumento de ataques a cristãos, incluindo líderes e igrejas nas últimas semanas.

Burkina Faso, país da África Ocidental, em particular, viu um forte aumento nos ataques este ano, como parte de uma insurgência islâmica no país.

“Os imãs que se opõem à agenda islâmica também estão ameaçados”, acrescentou Marco Mörschbacher, consultor africano da organização de ajuda a missionários cristãos. Ele disse que as causas da violência variam de país para país, envolvendo religião, acesso a recursos naturais e outros motivos.

A instabilidade política global tornou o mundo em geral um lugar mais volátil, disse Nzapalainga, alertando que as pessoas não devem cair na armadilha de responder à violência usando a violência.

Um analista de perseguição da Portas Abertas relata que “Burkina Faso e Mali viram um aumento nos conflitos étnicos alimentados por militantes. Grupos islâmicos ligados à al-Qaeda e ao Estado Islâmico vêm realizando ataques em países da África Ocidental há anos, principalmente na região norte da fronteira”.

Um documento produzido anualmente pela Missão Portas Abertas, e que classifica os 50 países que mais perseguem cristãos no mundo, mostrou que 18 dos 23 países com ‘altos’ níveis de perseguição aos cristãos podem ser encontrados na África Subsaariana, onde a governança é fraca, a pobreza e o islã radical crescem a cada dia. Além dos 50 países, existe outra lista de países em observação, em que Burkina Faso está em 61º lugar.

PRESENÇA CRISTÃ EM BURKINA FASO

O aumento do extremismo islâmico tem tirado a paz dos cristãos em Burkina Faso. Os deslocamentos forçados, a fome e o medo fazem parte do dia a dia de irmãos e irmãs, e os líderes cristãos do país estão clamando por ajuda para enfrentarem os resultados da violência física e emocional. Apesar da Constituição de 2012 prever a liberdade religiosa, os jihadistas têm ignorado as leis.

“Os valores da tolerância, perdão e amor, que têm sempre guiado o país, foram agredidos. A liberdade de adorar, consagrada em nossas leis, também foi desafiada”, afirma o pastor Henri Ye, líder da Federação de Igrejas e Missões Evangélicas (FEME).

Com 60% da população professando a fé islâmica, Burkina Faso tem 25% de cristãos e o restante segue as religiões tradicionais africanas. A maioria dos muçulmanos vive ao norte do país, já os cristãos ficam localizados no centro e no sul. O cristianismo chegou no país no início do século 20 com a presença de missionários franceses. Porém, as práticas das religiões tradicionais africanas têm encontrado lugar entre muitos muçulmanos e cristãos, resultando em um sincretismo religioso.

DISCRIMINAÇÃO

A violência contra cristãos está se intensificando mesmo com o apoio das Forças de Segurança Nacional. Nesse momento, o líder cristão Laurent Birfuoré Dabiré pede ajuda internacional: “Se o mundo continuar a não fazer nada, o resultado será a eliminação da presença cristã”.

De acordo com dados do governo de Burkina Faso, divulgados em 4 de abril, no mínimo, 30 civis foram mortos em violência entre comunidades no norte de Burkina Faso e mais 32 mortes foram contabilizadas em ataques de militantes islâmicos no país.

Os atos ocorreram entre os dias 31 de março e 2 de abril de 2019 na província de Soum, na região da fronteira com Mali.

Além desses ataques, outros foram orquestrados no país neste ano. Na semana do dia 25 de outro, mais 19 pessoas foram vítimas de grupos jihadistas no norte do país.


LEIA MAIS 

Cultos no Lar são proibidos na Eritréia, África 
Morre CEO da organização cristã na África do Sul 
Talento com a bola e aprendizado com a África 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

“É bom estar à frente de uma nação onde mais de 90% é cristã”

Durante o evento de comemoração dos 160 anos da Caixa Econômica Federal, Bolsonaro disse que pede a Deus "que ilumine prefeitos e governadores para que não fechem tudo". Saiba mais!

Cinco cristãos são mortos por grupo extremista na Nigéria

Eles foram executados após serem sequestrados na véspera de Natal. Saiba mais!

Ataques contra cristãos se intensificam em Moçambique

O governo vai permitir investigação às violações de direitos humanos. Os cristãos são o principal alvo de ataques de grupos jihadistas em Moçambique. Saiba mais!

Esperança: Mais norte-coreanos em contato com a Bíblia

No país perseguido ao evangelho do mundo, o número de norte-coreanos expostos à Bíblia cresce anualmente, apesar da perseguição. Saiba mais!

Causa nobre! Jogadores ajudam cristãos perseguidos

Em um leilão online beneficente, jogadores cristãos renomados doaram camisas e chuteiras. “Graças à minha notoriedade, posso ser uma voz para os que não têm voz", disse o atacante do Chelsea, Olivier Giroud

Ataques de grupos do Estado Islâmico crescem na África

Um relatório sobre terrorismo apontou que na África Subsaariana, grupos ligados ao Estado Islâmico estão cada vez mais ativos. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Larry e Devi Titus em a vida a dois como você nunca viu!

Em "Ele diz, ela diz", Larry e Devi Titus traz uma abordagem inovadora, dedicada a casais em que marido e mulher têm personalidade marcante e atuam em alguma esfera de liderança

Amanda Wanessa apresenta melhoras em seu quadro de saúde

Cantora sofreu um acidente grave na semana passada. Nas redes sociais, família informou que Amanda Vanessa está sem sedativos e com a pressão normal. Saiba mais!

Nani Azevedo continua internado

Em um texto publicado no instagram, o artista está com infecção na garganta e com uma inflamação no miocárdio, causado por complicações da Covid-19. Saiba mais!