16.8 C
Vitória
quarta-feira, 27 maio, 2020

Iraque – Cristãos começam a voltar para casa

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Toffoli tem resultado negativo em novo exame para coronavírus

Toffoli fará novos exames para descartar 1 falso negativo. Ele foi internado no sábado (23) para realizar uma cirurgia de drenagem de abscesso

Empresários de mais de 100 festivais de música do país assinam manifesto

Grupo se mobiliza para abrir rodas de discussões em busca de saídas e acompanhar a tramitação da Lei de Emergência Cultural no Congresso

Entenda as diferenças entre a caminhada e a corrida

Quem está fora de forma deve iniciar pela caminhada, mas não precisa obrigatoriamente seguir para a corrida com o passar do tempo.

Ministério da Saúde orienta construção de hospitais de campanha em último caso

O Ministério da Saúde divulgou as regras de financiamento para a construção de novos hospitais de campanha para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

Com casas restauradas, cristãos retornam para cidades e vilarejos da Planície do Nínive.

Aos poucos os cristãos que tiveram suas casas destruídas pela guerra começam a voltar para casa. Segundo a Missão Portas Abertas, até o final de julho, 1.051 casas foram restauradas. Em agosto, mais de oito mil famílias cristãs voltaram para as cidades e vilarejos na Planície de Nínive.

Algumas outras casas ainda devem ser restauradas. Mas a reforma da infraestrutura é um processo mais lento. Além disso, os investimentos também são mais altos. Mas ajudariam a estimular a economia local, fazendo com que floresça novamente.

Há quatro anos, mais de 140 mil cristãos enfrentavam um êxodo em massa. Enquanto militantes do grupo terrorista Estado Islâmico invadiam as planícies de Nínive. Milhares de casas, igrejas e até mesmo locais sagrados como o túmulo de Jonas foram destruídos.

Guerra no Iraque

A guerra no Iraque se estendeu de 2003 a 2011. Por conta disso, muita gente saiu do país. Os últimos relatórios apontam que há somente entre 205 a 210 mil cristãos no país. Com a ocupação do Estado Islâmico, muitas pessoas morreram ou saíram do Iraque. Muitos dos deslocados e refugiados são cristãos.

No entanto, há cristãos que permaneceram no país e também há aqueles que já voltaram, após o governo ter declarado vitória sobre o Estado Islâmico em dezembro de 2017. O Iraque ocupa a 8ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2018.

Destruição da história

Por mais de 2000 anos, Nínive foi a pátria histórica dos cristãos caldeus, siríacos e assírios. Tudo o que foi construído em milênios foi vandalizado em poucos dias. “Quando o EI varreu o norte do Iraque, eles dizimaram a população cristã. Eles deram às pessoas a opção de se converter, morrer ou em alguns casos fugir”, disse Andrew Walther, da organização Cavaleiros de Colombo, à CBN News.

Um grupo terrorista destruiu mais de 13 mil casas, 263 propriedades das igrejas e 140 edifícios públicos. “O objetivo do EI também era explodir monumentos, igrejas ou coisas que indicassem uma crença religiosa que estavam em desacordo com o Estado Islâmico”, acrescentou Walther.

Semeando para o futuro

Os cristãos que voltaram para a Planície do Nínive precisam lidar com a falta de empregos. As igrejas também precisam de estratégia e sabedoria para que sejam capazes de motivar os jovens a continuar nas cidades e vilas.

A Missão Portas Abertas lançou uma campanha para ajudar cristãos iraquianos a reconstruir suas casas. Mas para isso, eles precisam de meios de subsistência para se manter no país. Programas de microcrédito ajudam pessoas com iniciativa a desenvolver seus próprios negócios.

Acesse aqui para saber mais sobre o programa e como fazer sua doação. A contribuição pode ser uma semente de esperança que vai ajudar a restaurar a economia do Iraque.

*Redação de Comunhão, com informações de Portas Abertas e CBN News


Leia mais

Petição de ajuda aos cristãos do Iraque e Síria atinge 800 mil assinaturas
ONU recebe Petição de ajuda aos cristãos do Iraque e da Síria

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Fé e ciência em tempos de pandemia

Cientistas cristãos respondem questões de fé e ciência em tempos de pandemia. Uma mini Conferência online será realizada entre os dias 26 a 28 de maio sobre o assunto

Festival “VillaMix Em Casa Gospel”

O festival “VillaMix Em Casa Gospel” será dia 30 de maio, com transmissões no YouTube e Facebook. Ana Paula Valadão estão entre as atrações

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Em breve, primeiro single de Kemuel Worship Filhos: Lado B

“Algo Novo”, com participação especial de Lukas Agustinho, é o primeiro single do novo projeto de Kemuel 

Daniel Júnior canta “Deus cuida de mim”

Gerado em momento de dor, novo single de Daniel Junior está disponível nas plataformas de streaming, Ouça a canção!

Após saída do Ministério Zoe, Thamires Garcia em nova fase

Thamires Garcia anunciou sua saída do Ministério Zoe em janeiro para seguir carreira solo

Nasce uma estrela na música gospel: Gisa Garcia

Convertida à Cristo desde os 8, Gisa Garcia sempre ansiou em trocar o backvocal do funk pelo microfone principal, porém cantando louvores. E agora prepara seu primeiro EP na música gospel