25.1 C
Vitória
segunda-feira, 26 outubro 2020

Como vivem os cristãos ex-muçulmanos na China?

Leia também

Pesquisa! Desigualdade nas refeições básicas

O Sudão do Sul está mais uma vez no topo da lista, com ingredientes básicos custando 186% da renda diária de uma pessoa

Covid-19: Anticorpos duram sete meses no organismo

Estudo com 6 mil pessoas mostrou que os infectados pela covid-19 geram uma reação imunológica adequada. Saiba mais!

Davi Lago e Leonardo Gonçalves: a crise e a oportunidade de fazer diferente

Para Davi Lago e o cantor Leonardo Gonçalves, simplicidade, solidariedade e amor são ingredientes fundamentais para vencer a crise

Muitos deles vivem sob constante vigilância, mas mesmo assim se reúnem secretamente para alimentar a fé e crescer juntos na China

A China abriga cerca de 21 milhões de muçulmanos – um número enorme, embora corresponda apenas a 1,5% da população total do país. Dez das 55 minorias étnicas da China são predominantemente muçulmanas. Os cristãos desses grupos minoritários enfrentam muitos desafios.

Suas famílias e comunidades veem a nova fé como traidora de sua herança, e o governo também está reprimindo a fé religiosa entre os grupos minoritários. E, no entanto, o evangelho está avançando entre os muçulmanos na China.

Aynur (nome alterado por segurança), vive em uma cidade na parte mais ocidental da China, a caminho da Ásia Central, que mais se parece com uma parte do Oriente Médio. Nas ruas, os homens usam chapéus muçulmanos e as mulheres usam lenços de cores vivas.

Os braços e as pernas das mulheres estão totalmente cobertos, mas o governo chinês proibiu que ocultassem o rosto. Os homens não têm permissão para usar longas barbas. Essa região é agora como um estado policial, com câmeras de vigilância em todas as ruas e dentro de conjuntos habitacionais.

Aynur decidiu deixar a fé muçulmana tradicional de sua comunidade para seguir Jesus, tornando-se uma cristã secreta. Ela enviou uma mensagem através de um amigo de que ela e os outros crentes em sua casa estavam sozinhos e com fome de ensino bíblico e comunhão. Isso é tudo o que sabíamos sobre essa família de crentes. Foi por isso que Stephen*, um colaborador da Portas Abertas, foi se encontrar com eles.

Como é uma igreja secreta de ex-muçulmanos na China?

Na casa, estavam Aynur, na faixa dos 50 anos, a irmã de Aynur e a amiga da irmã, ambas com quase 40 anos, o sobrinho de Aynur e sua namorada, de cerca de 20 anos. Essa era a igreja doméstica de Aynur: apenas cinco pessoas. Eles não conhecem nenhum outro cristão na cidade. É claro que existem outros, mas ninguém declara abertamente ser seguidor de Jesus ali. Assim, a pequena igreja doméstica de Aynur se reúne fielmente a cada semana.

Durante a visita, Stephen compartilhou a palavra e eles oraram uns pelos outros. Até que a namorada do sobrinho de Aynur explicou que ainda não era cristã, mas estava lendo uma Bíblia em chinês e ouvindo o namorado e Aynur falando sobre Jesus há muitos meses.

Ela disse: “Antes de vir hoje, pedi a Deus que me mostrasse de uma vez por todas se Jesus é realmente o caminho da verdade e da vida. Repetidas vezes hoje, ouvi as palavras ‘isso é o que você estava procurando, é isso que você está procurando’. Agora sei que Jesus é o caminho e eu só preciso aceitá-lo pela fé”.

Não era seguro ficar mais de duas horas na casa. Então Stephen teve que se despedir. Em lágrimas, Aynur agradeceu várias vezes e disse: “Quero que cresçamos na fé e quero compartilhar o evangelho com outras pessoas, mas me sinto muito inadequada. É muito difícil permanecer positiva, principalmente com toda a vigilância, mas o que aconteceu hoje me trouxe esperança. Precisamos de mais ensino e comunhão assim”. As palavras de despedida de Aynur na porta foram: “Por favor, volte!”.

DIP 2020

Cristãos ex-muçulmanos é o tema do DIP 2020, o Domingo da Igreja Perseguida. Esse ano será realizado no dia 13 de setembro.  “Por favor, volte” é o apelo de muitos cristãos ex-muçulmanos espalhados pelo mundo, que precisam de encorajamento para continuarem a crescer na fé e permanecerem firmes mesmo diante de toda pressão que enfrentam.

Você pode fazer a diferença na vida deles.Ao cadastrar sua igreja para participar do DIP. Você mostra seu amor de forma prática aos nossos irmãos, para que eles saibam que não estão sozinhos.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Dicas para fortalecer os laços familiares

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria.

China vai proibir peregrinação individual a Meca

Visitas passam a ser coordenadas pela Associação Islâmica da China. Saiba mais!

Nigéria: Estão suspensos projetos de tradução da Bíblia

Esse anos, os tradutores da Bíblia não conseguiram se reunir na Nigéria para verificar o trabalho de tradução uns dos outros por conta da pandemia, terrorismo e violência no país. Saiba mais!

Gabriela Rocha e Kim Walke cantam “Teu espírito”

O lindo dueto entre Gabriela Rocha e Kim Walke está emocionando milhares de pessoas ao redor do mundo. Conheça a canção

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Cafeteria missionária: Tomando café e fazendo o bem

Conheça a Cafeteria missionária que emprega ex-viciados e moradores em situação de rua, nos EUA. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Discos de platina e platina triplo para Davi Sacer

om milhões de plays, o cantor e compositor recebe premiações durante a gravação do seu novo projeto no Rio de Janeiro (RJ)

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson