25.5 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Como vivem os cristãos ex-muçulmanos na China?

China_cristãos
Cristãos ex-muçulmanos chineses se encontram secretamente para orar e estudar a Bíblia. Foto: Portas Abertas

Muitos deles vivem sob constante vigilância, mas mesmo assim se reúnem secretamente para alimentar a fé e crescer juntos na China

A China abriga cerca de 21 milhões de muçulmanos – um número enorme, embora corresponda apenas a 1,5% da população total do país. Dez das 55 minorias étnicas da China são predominantemente muçulmanas. Os cristãos desses grupos minoritários enfrentam muitos desafios.

Suas famílias e comunidades veem a nova fé como traidora de sua herança, e o governo também está reprimindo a fé religiosa entre os grupos minoritários. E, no entanto, o evangelho está avançando entre os muçulmanos na China.

Aynur (nome alterado por segurança), vive em uma cidade na parte mais ocidental da China, a caminho da Ásia Central, que mais se parece com uma parte do Oriente Médio. Nas ruas, os homens usam chapéus muçulmanos e as mulheres usam lenços de cores vivas.

Os braços e as pernas das mulheres estão totalmente cobertos, mas o governo chinês proibiu que ocultassem o rosto. Os homens não têm permissão para usar longas barbas. Essa região é agora como um estado policial, com câmeras de vigilância em todas as ruas e dentro de conjuntos habitacionais.

- Continua após a publicidade -

Aynur decidiu deixar a fé muçulmana tradicional de sua comunidade para seguir Jesus, tornando-se uma cristã secreta. Ela enviou uma mensagem através de um amigo de que ela e os outros crentes em sua casa estavam sozinhos e com fome de ensino bíblico e comunhão. Isso é tudo o que sabíamos sobre essa família de crentes. Foi por isso que Stephen*, um colaborador da Portas Abertas, foi se encontrar com eles.

Como é uma igreja secreta de ex-muçulmanos na China?

Na casa, estavam Aynur, na faixa dos 50 anos, a irmã de Aynur e a amiga da irmã, ambas com quase 40 anos, o sobrinho de Aynur e sua namorada, de cerca de 20 anos. Essa era a igreja doméstica de Aynur: apenas cinco pessoas. Eles não conhecem nenhum outro cristão na cidade. É claro que existem outros, mas ninguém declara abertamente ser seguidor de Jesus ali. Assim, a pequena igreja doméstica de Aynur se reúne fielmente a cada semana.

Durante a visita, Stephen compartilhou a palavra e eles oraram uns pelos outros. Até que a namorada do sobrinho de Aynur explicou que ainda não era cristã, mas estava lendo uma Bíblia em chinês e ouvindo o namorado e Aynur falando sobre Jesus há muitos meses.

Ela disse: “Antes de vir hoje, pedi a Deus que me mostrasse de uma vez por todas se Jesus é realmente o caminho da verdade e da vida. Repetidas vezes hoje, ouvi as palavras ‘isso é o que você estava procurando, é isso que você está procurando’. Agora sei que Jesus é o caminho e eu só preciso aceitá-lo pela fé”.

Não era seguro ficar mais de duas horas na casa. Então Stephen teve que se despedir. Em lágrimas, Aynur agradeceu várias vezes e disse: “Quero que cresçamos na fé e quero compartilhar o evangelho com outras pessoas, mas me sinto muito inadequada. É muito difícil permanecer positiva, principalmente com toda a vigilância, mas o que aconteceu hoje me trouxe esperança. Precisamos de mais ensino e comunhão assim”. As palavras de despedida de Aynur na porta foram: “Por favor, volte!”.

DIP 2020

Cristãos ex-muçulmanos é o tema do DIP 2020, o Domingo da Igreja Perseguida. Esse ano será realizado no dia 13 de setembro.  “Por favor, volte” é o apelo de muitos cristãos ex-muçulmanos espalhados pelo mundo, que precisam de encorajamento para continuarem a crescer na fé e permanecerem firmes mesmo diante de toda pressão que enfrentam.

Você pode fazer a diferença na vida deles.Ao cadastrar sua igreja para participar do DIP. Você mostra seu amor de forma prática aos nossos irmãos, para que eles saibam que não estão sozinhos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -