27.4 C
Vitória
quinta-feira, 26 novembro 2020

Cristãos em fuga de Qamishli na Síria

Leia também

AstraZeneca admite erro de dosagem em vacina

Os reguladores dos Estados Unidos estabeleceram como padrão para a autorização de vacinas a eficácia de 50%

Expectativa de vida das mulheres continua acima da dos homens, diz IBGE

Em 2019, um homem de 20 anos tinha 4,6 vezes mais chance de não chegar aos 25 anos do que uma mulher da mesma...

Componentes de inflação mais alta são passageiros, diz BC

Campos Neto destacou que o horizonte relevante da política monetária tem um prazo mais largo, de olho no fim de 2021 e em 2022

Uma congregação de cristãos com cerca de 40 pessoas na cidade de Qamilish, estão em fuga, a cidade Síria fica localizada próxima a fronteira com a Turquia.

Após uma série de bombardeios em cidades no norte da Síria, o pastor George Moushi, saiu para ver como a cidade estava. Segundo o pastor, na cidade de Qamilish há um escritório das forças de proteção siríacas, denominada “Sootoro”.

Além disso, o pastor revelou que as pessoas estão com medo dos ataques terroristas que essas pessoas podem planejar, especialmente contra cristãos. “O Sootoro pegou alguém em nossa área que suspeita ser parte do autoproclamado Estado Islâmico”, revelou. De acordo com o pastor,  as forças de proteção estão investigando.

As pessoas estão preocupadas com prisões onde membros do Estado Islâmico são mantidos. Em síntese, uma dessa prisões está localizada em Hasakah, e outra em Qamalish. “O medo é que elas sejam atingidas e os prisioneiros escapem”, explica.

DESLOCAMENTO DE QAMISHLI

No norte da Síria cidadãos estão fugindo da região. Assim, estão fugindo em grande número de Qamishli e de Al Malikiya. Segundo o pastor George, estão indo para Hasakah, mesmo sabendo que a cidade não está segura até o momento.

Entretanto, essa é uma opção melhor do que Qamilish, explica o pastor George. Assim, quem tem condição de ir além de Hakasah, vai para Homs.

Diariamente mais de dez ônibus levam pessoas de todas as religiões e denominações para cidades como Homs e Damasco. Assim, no último sábado (12) uma reunião realizada na congregação do pastor Moushi para saber se eles ficariam ou sairiam.

Dessa maneira, oito famílias e um grupo de aproximadamente 40 pessoas, decidiram ir para Homs. Entretanto, Moushi revelou que a congregação também decidiu apoiar aqueles que resolveram ficar na cidade.

“O ônibus deveria levá-los no domingo de manhã, mas as coisas não saíram como o planejado. A viagem foi cancelada porque o ônibus quebrou e não pôde ser consertado”, explica.

De acordo com Moushi, algumas famílias mudaram de ideia já que no sábado à noite estava tudo calmo na cidade. “Que Deus nos guie para fazer a coisa certa nessa difícil situação. Que ele nos proteja do mal”, intercede.

Um membro da equipe da Portas Abertas no país também revelou que “o que podemos confirmar até agora é que existe um grande deslocamento interno na região nordeste”. Isso significa que pode haver ainda mais pessoas forçadas a deixar suas casas.

*Da redação, com informações do Portas Abertas 


LEIA MAIS

O avivamento do cristianismo na Síria 
Asht Bahro: “extinção do cristianismo”, na Síria 
Guerra na Síria completa 8 anos

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Como prosseguir em meio ao luto?

Alba, cristã colombiana, compartilha a dificuldade em realizar coisas cotidianas após a perda do marido por conta da perseguição. Saiba mais!

Reconhecimento facial para monitorar cristãos na China

Vigilância ao extremo na China! Na tentativa de controlar o avanço do cristianismo no país, governo investiu no reconhecimento facial nas igrejas para monitorar cristãos. Saiba mais!

Netanyahu sobre os cristãos: “campeões da verdade”

Primeiro-ministro participou da 4ª Cúpula Anual da Mídia Cristã em Jerusalém. Saiba mais!

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

Anônimo A Igreja Adventista reconhece as obrigações do exercício da cidadania, mas não possui e nem mantém partidos políticos, não se filia a eles, tampouco...

China: Espancamento e prisão de cristãos; Veja vídeo!

Cada vez mais intensa a perseguição religiosa na China, um grupo de policiais invadiu uma igreja durante um culto, espancou pastor e prendeu mais de 50 cristãos. Saiba mais!

O batismo nas águas é indispensável à salvação?

Pergunta anônima Batismo nas águas, segundo as escrituras, é uma ordenança do Senhor Jesus: “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fernandinho e os 16 anos de Ministério pastoral

Uma das maiores referências musicais no mercado gospel, Fernandinho, completou 16 anos de ministério pastoral: "Quero continuar servindo ao meu Deus e à Sua Igreja!", escreveu o cantor

Primeira brasileira a presidir Tribunal de Apelações da ONU

“Na presidência, quero tentar honrar essa tradição brasileira de boa diplomacia, com respeitabilidade honestidade e boa-fé”, disse a magistrada

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!