23.8 C
Vitória
sexta-feira, 5 março 2021

Cristãos em fuga de Qamishli na Síria

Uma congregação de cristãos com cerca de 40 pessoas na cidade de Qamilish, estão em fuga, a cidade Síria fica localizada próxima a fronteira com a Turquia.

Após uma série de bombardeios em cidades no norte da Síria, o pastor George Moushi, saiu para ver como a cidade estava. Segundo o pastor, na cidade de Qamilish há um escritório das forças de proteção siríacas, denominada “Sootoro”.

Além disso, o pastor revelou que as pessoas estão com medo dos ataques terroristas que essas pessoas podem planejar, especialmente contra cristãos. “O Sootoro pegou alguém em nossa área que suspeita ser parte do autoproclamado Estado Islâmico”, revelou. De acordo com o pastor,  as forças de proteção estão investigando.

As pessoas estão preocupadas com prisões onde membros do Estado Islâmico são mantidos. Em síntese, uma dessa prisões está localizada em Hasakah, e outra em Qamalish. “O medo é que elas sejam atingidas e os prisioneiros escapem”, explica.

DESLOCAMENTO DE QAMISHLI

No norte da Síria cidadãos estão fugindo da região. Assim, estão fugindo em grande número de Qamishli e de Al Malikiya. Segundo o pastor George, estão indo para Hasakah, mesmo sabendo que a cidade não está segura até o momento.

Entretanto, essa é uma opção melhor do que Qamilish, explica o pastor George. Assim, quem tem condição de ir além de Hakasah, vai para Homs.

Diariamente mais de dez ônibus levam pessoas de todas as religiões e denominações para cidades como Homs e Damasco. Assim, no último sábado (12) uma reunião realizada na congregação do pastor Moushi para saber se eles ficariam ou sairiam.

Dessa maneira, oito famílias e um grupo de aproximadamente 40 pessoas, decidiram ir para Homs. Entretanto, Moushi revelou que a congregação também decidiu apoiar aqueles que resolveram ficar na cidade.

“O ônibus deveria levá-los no domingo de manhã, mas as coisas não saíram como o planejado. A viagem foi cancelada porque o ônibus quebrou e não pôde ser consertado”, explica.

De acordo com Moushi, algumas famílias mudaram de ideia já que no sábado à noite estava tudo calmo na cidade. “Que Deus nos guie para fazer a coisa certa nessa difícil situação. Que ele nos proteja do mal”, intercede.

Um membro da equipe da Portas Abertas no país também revelou que “o que podemos confirmar até agora é que existe um grande deslocamento interno na região nordeste”. Isso significa que pode haver ainda mais pessoas forçadas a deixar suas casas.

*Da redação, com informações do Portas Abertas 


LEIA MAIS

O avivamento do cristianismo na Síria 
Asht Bahro: “extinção do cristianismo”, na Síria 
Guerra na Síria completa 8 anos

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Guardado em silêncio: o papel dos cristãos no holocausto

Espetáculo, que aborda papel dos cristãos no holocausto será apresentado 14 vezes, entre março e abril, no formato de teatro online interativo

Venezuela: cristãos são obrigados a comer a Bíblia

Além de serem forçados a comer páginas da Bíblia, cristãos foram agredidos com facas, paus e pedras. Saiba mais!

Uma amizade perigosa

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”...

Mianmar: Golpe militar pode acirrar perseguição aos cristãos

O líder de Mianmar, Aung San Suu Kyi e outros 22 membros do mesmo partido foram detidos pelos militares que declararam um ano de estado de emergência no país. Entenda!

Mais uma menina de Chibok é libertada na Nigéria

Mais cristãos são assassinados por causa da fé na Nigéria do que em qualquer outro país. Saiba mais!

Cristãos lutam para manter a fé na Colômbia

Os cristãos de origem indígena de Cauca lidam com a perseguição, rejeição e violência. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!