24.3 C
Vitória
segunda-feira, 21 setembro 2020

Cristãos em fuga de Qamishli na Síria

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

Uma congregação de cristãos com cerca de 40 pessoas na cidade de Qamilish, estão em fuga, a cidade Síria fica localizada próxima a fronteira com a Turquia.

Após uma série de bombardeios em cidades no norte da Síria, o pastor George Moushi, saiu para ver como a cidade estava. Segundo o pastor, na cidade de Qamilish há um escritório das forças de proteção siríacas, denominada “Sootoro”.

Além disso, o pastor revelou que as pessoas estão com medo dos ataques terroristas que essas pessoas podem planejar, especialmente contra cristãos. “O Sootoro pegou alguém em nossa área que suspeita ser parte do autoproclamado Estado Islâmico”, revelou. De acordo com o pastor,  as forças de proteção estão investigando.

As pessoas estão preocupadas com prisões onde membros do Estado Islâmico são mantidos. Em síntese, uma dessa prisões está localizada em Hasakah, e outra em Qamalish. “O medo é que elas sejam atingidas e os prisioneiros escapem”, explica.

DESLOCAMENTO DE QAMISHLI

No norte da Síria cidadãos estão fugindo da região. Assim, estão fugindo em grande número de Qamishli e de Al Malikiya. Segundo o pastor George, estão indo para Hasakah, mesmo sabendo que a cidade não está segura até o momento.

Entretanto, essa é uma opção melhor do que Qamilish, explica o pastor George. Assim, quem tem condição de ir além de Hakasah, vai para Homs.

Diariamente mais de dez ônibus levam pessoas de todas as religiões e denominações para cidades como Homs e Damasco. Assim, no último sábado (12) uma reunião realizada na congregação do pastor Moushi para saber se eles ficariam ou sairiam.

Dessa maneira, oito famílias e um grupo de aproximadamente 40 pessoas, decidiram ir para Homs. Entretanto, Moushi revelou que a congregação também decidiu apoiar aqueles que resolveram ficar na cidade.

“O ônibus deveria levá-los no domingo de manhã, mas as coisas não saíram como o planejado. A viagem foi cancelada porque o ônibus quebrou e não pôde ser consertado”, explica.

De acordo com Moushi, algumas famílias mudaram de ideia já que no sábado à noite estava tudo calmo na cidade. “Que Deus nos guie para fazer a coisa certa nessa difícil situação. Que ele nos proteja do mal”, intercede.

Um membro da equipe da Portas Abertas no país também revelou que “o que podemos confirmar até agora é que existe um grande deslocamento interno na região nordeste”. Isso significa que pode haver ainda mais pessoas forçadas a deixar suas casas.

*Da redação, com informações do Portas Abertas 


LEIA MAIS

O avivamento do cristianismo na Síria 
Asht Bahro: “extinção do cristianismo”, na Síria 
Guerra na Síria completa 8 anos

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Estou livre para me casar novamente?

Pergunta anônima O padrão divino para o casamento é, segundo as palavras de Jesus, que seja indissolúvel (Mc 10:9). Entretanto, no caso em tela, uma...

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

A FAVOR Se a natureza institucional da igreja tem correlação direta com o exercício da cidadania, pois a mesma se constitui de cidadãos, parece-nos razoável...

Cristãos perseguidos: missionários em sua própria terra

Mais de 260 milhões de cristãos no mundo enfrentam perseguição, hostilidades, violência física, verbal, psicológica e sexual, são presos e até mortos por amor a Jesus

Preciso ter o chamado para fazer Missões?

Pergunta anônima de um leitor Comunhão "O chamado de Jesus para todos os cristãos, descrito em Mateus 28:19 e 20, “Ide por todo mundo e...

Irã: apesar da perseguição, população cristã passa de 1 milhão

Pesquisa feita pela GAMAAN, um grupo de pesquisa com sede na Holanda, mostrou que a população cristã do Irã passa de 1 milhão, mesmo com as barreiras do cristianismo.

A Reforma Protestante trouxe benefícios para a sociedade?

Pergunta enviada pelo leitor A Reforma Protestante, marcada pelo 31 de outubro de 1517, foi fundamental para a educação. Antes, a Igreja Católica monopolizava o...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!