22.1 C
Vitória
terça-feira, 27 outubro 2020

Os cristãos e o impacto da eleição na Indonésia

Leia também

Indicado à Anvisa assinou contrato suspeito de irregularidade na Saúde

Na última segunda-feira, dia 19, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou duas outras indicações feitas por Bolsonaro à Anvisa

Líder de governo na Câmara diz que Constituição tornou o Brasil ‘ingovernável’

"O poder fiscalizador ficou muito maior que os demais" e, por isso, seria necessário também "equilibrar os Poderes" no país, comentou Barros

Desembargadora derruba decisão que bloqueou R$ 29 mi em bens de Doria

O juiz havia considerado que há indícios de que Doria feriu os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa

Resultado das eleições sai em Maio. Ambos os candidatos à presidência defendem valores islâmicos, o que intensifica a preocupação dos cristãos quanto à perseguição religiosa

Em maio, os indonésios vão finalmente conhecer seu novo governante. A votação foi no último dia 17, mas o resultado oficial é anunciado quase um mês depois. Independente do resultado, uma questão já é certa. Os cristãos devem se preparar para uma “compreensão” cada vez mais conservadora do islã no país”, diz um analista da missão Portas Abertas.

Os dois candidatos à presidência, que se enfrentaram em 2014, voltaram a disputar nas eleições de 2019. O atual presidente, Joko Widodo, e Prabowo Subianto, o ex-general que perdeu o cargo por pouco na última eleição. O vencedor irá governar, pelos próximos cinco anos, o maior país de maioria muçulmana do mundo.

“Ambos os candidatos não tornarão a vida melhor para os cristãos. Joko Widodo tem um histórico ruim na proteção dos direitos das minorias. As pessoas disseram que provavelmente é porque ele se concentra muito em questões de desenvolvimento. E Subianto, embora de origem cristã, se converteu ao islamismo e é apoiado por grupos muçulmanos linha-dura”, afirma um membro da equipe local da Portas Abertas.

Apesar de o país ter aberto cerca de 800 mil seções eleitorais, algumas pessoas puderam se abster de votar. “As pessoas que ficaram desapontadas com o atual governo chegaram a criar anúncios de campanha e filmes para incentivar as pessoas a não votarem.”

Segundo o colaborador da Portas Abertas, a expectativa é de que haja um maior predomínio do islamismo no país. Esse é o grande desafio dos cristãos

“A opinião dominante está se tornando mais conservadora e que ambos os candidatos presidenciais são nacionalistas, de forma que ouvirão os crescentes pedidos por uma maior força do islã no país. É seguro dizer que os cristãos indonésios precisam se preparar para uma compreensão cada vez mais conservadora do islã e tempos mais desafiadores”, afirma o porta-voz.

Blasfêmia

A Indonésia era conhecida há muito tempo por sua tolerância. No entanto, as minorias religiosas se tornaram cada vez mais temerosas da “crescente influência do islã radical na política e na sociedade”, conforme relatado pelo World Watch Monitor. O julgamento e a condenação do ex-governador cristão de Jacarta, Basuki Tjahaja Purnama (Ahok), por acusações de blasfêmia foram considerados como um símbolo dessa mudança.

Os casos de blasfêmia na Indonésia aumentaram significativamente. Segundo um relatório do Instituto Setara de Democracia e Paz, com sede em Jacarta, foram 25 em 2018 contra nove em 2017. A politização da religião e o aumento do discurso de ódio foram as principais causas desse aumento.

O colaborador da Portas Abertas diz que é interessante observar como os novos partidos se sairão nas urnas, assim como o que acontecerá nas eleições locais. “A Indonésia é um dos países mais descentralizados do mundo e, exceto pelas leis de blasfêmia e de construção, muitas regras que limitam os cristãos vêm do nível local”, afirma.

Outro detalhe segundo ele é que o peso do voto rural não deve ser subestimado. “Nas aldeias, as pessoas votam no candidato que seus líderes religiosos lhes dizem para votar. Não importa a quantidade de campanhas realizadas, nem mesmo os esforços que a administração e os concorrentes estejam fazendo para combater as histórias fraudulentas, o que é um grande problema aqui”, declara o colaborador.

*Com informações de Portas Abertas


Leia mais

Indonésia – Igreja é ameaçada por extremistas
Número de países onde cristãos são perseguidos sobe de 108 para um ano
Quase metade dos países do mundo é proibida de evangelizar
Lembrem-se dos perseguidos

- Publicidade -

Matérias relacionadas

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Quando Deus nos dá o livramento!

Assim que foi imobilizado pela equipe de resgate, mandou uma selfie para a namorada para contar que estava tudo bem. Saiba mais!

Conexão de hoje: “Salomão, meu sócio! E agora?”

O tema da live será “Salomão, meu sócio! E agora?”. Comunhão transmite Ao vivo, a partir das 19h. Assista aqui!

Dicas para fortalecer os laços familiares

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria.

Nigéria: Estão suspensos projetos de tradução da Bíblia

Esse anos, os tradutores da Bíblia não conseguiram se reunir na Nigéria para verificar o trabalho de tradução uns dos outros por conta da pandemia, terrorismo e violência no país. Saiba mais!

Gabriela Rocha e Kim Walke cantam “Teu espírito”

O lindo dueto entre Gabriela Rocha e Kim Walke está emocionando milhares de pessoas ao redor do mundo. Conheça a canção

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Lenda da indústria da música, Mariah Carey e o despertar da fé

Em seu livro "The Meaning of Mariah Carey" (O significado de Mariah Carey), a cantora pop , Mariah Carey, disse que depois de encontrar o Espírito Santo durante sua juventude, sua fé em Deus foi despertada. Saiba mais!