23 C
Vitória
terça-feira, 4 agosto, 2020

A cristã que ajuda deficientes auditivos na pandemia

Leia também

PIB contraiu 11,2% no 2º trimestre de 2020

Em relação ao segundo trimestre de 2019, a queda na atividade econômica apontada pelo IAE foi de 11,7%

Esperamos que agosto seja o pico da covid-19 nas Américas, diz Jarbas Barbosa

Durante a coletiva, o diretor-assistente da Opas comentou o fato de que o padrão de transmissão da doença na América Latina tem se mostrado distinto da Europa

Brasil: Prefeitos se unem em campanha de combate à covid-19

Iniciativa é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que negociou com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorização especial para veicular comunicação sobre a doença em jornais, sites, rádios e na TV durante toda a pandemia

Para ajudar os deficientes auditivos com uma máscara adaptada para usar durante a pandemia, uma cristã de Brasília resolveu fabricar um modelo adaptável

Desde que se começou a pandemia do novo coronavírus no Brasil, a solidariedade tem brotado no coração das pessoas. São gestos como o da funcionária pública Renata Sabbat, 46 anos, que faz a diferença. Para amenizar a barreira de comunicação entre deficientes auditivos, ela resolveu costurar e doar máscaras personalizadas na igreja que frequenta, em Brasília.

“A ideia surgiu quando eu li uma reportagem sobre uma moça no exterior que tinha feito máscaras para surdos com a parte da boca transparente. Como na nossa igreja tem o grupo de surdos, eu também me preocupei com eles.”

Renata colocou a ideia no papel com a ajuda da tia. “Como ela é costureira, pedi para que fizesse as medidas corretas e me ensinasse como fazer”, relata.

Produção das máscaras

Para a produção da máscara, foram utilizados os materiais de TNT, arame e plástico transparente. “O arame ajudou a acomodar melhor a máscara no nariz”, diz Renata. Na primeira doação, foram entregues 30 máscaras. “A resposta dos surdos foi ótima. Eles pegaram não só para si, como também para os intérpretes”, conta.

Renata pegou firme nesse propósito. E uma vez que elas tiveram um ótimo retorno, se animaram ainda mais aumentando a produção. “Tenho feito de noite, assim que acaba o expediente, e fico até às 23h. A meta é fazer até 30 máscaras por semana”, afirma.

Resultados de quem ajuda

A líder do ministério de deficientes auditivos da igreja, Daniele Contaifer, de 53 anos, ficou bastante emocionada, ressaltando a importância dessa iniciativa, uma vez que o isolamento social dificulta a comunicação entre eles, os quais precisam interagir online.

“O surdo precisa de algo próprio dele. Ele está dentro da comunidade e precisa de visibilidade”, disse.

“Se todos os ouvintes utilizassem a máscara transparente, nos ajudariam bastante. Com ela, a gente consegue ver a marcação da boca e as expressões da pessoa”, explica o teólogo Rodrigo Gonçalves Lima, de 40 anos.

Outras iniciativas

É possível também observar outras iniciativas, como o da fonoaudióloga Erica Bacchetti, que é especialista em aparelhos auditivos. Ela fez um projeto de doação de equipamentos de proteção transparentes, além de produzir 2 mil máscaras que deixam a parte dos lábios visíveis. Foram beneficiadas as famílias e profissionais que atendem os deficientes auditivos.

“Estamos vivendo um momento tão difícil de isolamento das pessoas, e ter ainda mais uma barreira, não poder se comunicar, é muito ruim para eles”, afirmou Erica.

*Com informações do Correio Braziliense

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Fórum literário: O absurdo, a esperança e mais além

Realizado desde 2016, o Fórum literário é um curso para peregrinar nos caminhos da arte e da fé cristã. Evento, que será online, começa hoje, 27. Saiba mais aqui! 

Marcha pra Jesus é cancelada em São Paulo

Por causa do coronavírus a prefeitura de São Paulo cancelou a Marcha para Jesus. O maior evento cristão do mundo ocorreria em 02 de novembro deste ano

Plugue-se

Amanda de Sá feat Sanderson Moraes “Nossa bandeira”

Nossa bandeira é o terceiro lançamento da artista pela Sony music desde que venceu o festival de Música Eagle, edição ES, em setembro do ano passado

Faces da perseguição: o preço de viver pela fé

Viver pela fé em meio a perseguição. Na séria faces da perseguição, mostra a história do pastor Jean Marc, que enviou a família para um esconderijo no Congo, mas ficou na República centro-africana por causa da igreja. Saiba mais!

Max Weber: Economia e religião estão interligadas?

No livro "A ética protestante e o espírito do capitalismo", o sociólogo alemão, Max Weber, se debruça em um estudo minucioso sobre as religiões e o sistema econômico do século XX

Vida após a morte em “O Céu é de Verdade”

"O Céu é de verdade" foi sucesso de bilheteria nos Estados Unidos, conta a história de uma criança que visita o paraíso em uma experiência de “quase morte”