21.8 C
Vitória
segunda-feira, 18 janeiro 2021

A cristã que ajuda deficientes auditivos na pandemia

Para ajudar os deficientes auditivos com uma máscara adaptada para usar durante a pandemia, uma cristã de Brasília resolveu fabricar um modelo adaptável

Desde que se começou a pandemia do novo coronavírus no Brasil, a solidariedade tem brotado no coração das pessoas. São gestos como o da funcionária pública Renata Sabbat, 46 anos, que faz a diferença. Para amenizar a barreira de comunicação entre deficientes auditivos, ela resolveu costurar e doar máscaras personalizadas na igreja que frequenta, em Brasília.

“A ideia surgiu quando eu li uma reportagem sobre uma moça no exterior que tinha feito máscaras para surdos com a parte da boca transparente. Como na nossa igreja tem o grupo de surdos, eu também me preocupei com eles.”

Renata colocou a ideia no papel com a ajuda da tia. “Como ela é costureira, pedi para que fizesse as medidas corretas e me ensinasse como fazer”, relata.

Produção das máscaras

Para a produção da máscara, foram utilizados os materiais de TNT, arame e plástico transparente. “O arame ajudou a acomodar melhor a máscara no nariz”, diz Renata. Na primeira doação, foram entregues 30 máscaras. “A resposta dos surdos foi ótima. Eles pegaram não só para si, como também para os intérpretes”, conta.

Renata pegou firme nesse propósito. E uma vez que elas tiveram um ótimo retorno, se animaram ainda mais aumentando a produção. “Tenho feito de noite, assim que acaba o expediente, e fico até às 23h. A meta é fazer até 30 máscaras por semana”, afirma.

Resultados de quem ajuda

A líder do ministério de deficientes auditivos da igreja, Daniele Contaifer, de 53 anos, ficou bastante emocionada, ressaltando a importância dessa iniciativa, uma vez que o isolamento social dificulta a comunicação entre eles, os quais precisam interagir online.

“O surdo precisa de algo próprio dele. Ele está dentro da comunidade e precisa de visibilidade”, disse.

“Se todos os ouvintes utilizassem a máscara transparente, nos ajudariam bastante. Com ela, a gente consegue ver a marcação da boca e as expressões da pessoa”, explica o teólogo Rodrigo Gonçalves Lima, de 40 anos.

Outras iniciativas

É possível também observar outras iniciativas, como o da fonoaudióloga Erica Bacchetti, que é especialista em aparelhos auditivos. Ela fez um projeto de doação de equipamentos de proteção transparentes, além de produzir 2 mil máscaras que deixam a parte dos lábios visíveis. Foram beneficiadas as famílias e profissionais que atendem os deficientes auditivos.

“Estamos vivendo um momento tão difícil de isolamento das pessoas, e ter ainda mais uma barreira, não poder se comunicar, é muito ruim para eles”, afirmou Erica.

*Com informações do Correio Braziliense

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Paola Carla e Preto no Branco em “Palavras”

A canção "Palavras", com Paola Carla e o grupo Preto no Branco, está disponível em todas as plataformas digitais 

Profeta à mesa do rei?

A Igreja de Jesus Cristo tem sobre si a responsabilidade de ser a voz profética que denuncia o pecado e toda sorte de injustiças.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

Um versículo que transformou a vida de um homem

Kumar Swamy, que era filho de um feiticeiro, na Índia, se transformou após ler um versículo bíblico. Saiba mais!

Selo do rei bíblico Jeroboão é autenticado por cientistas em Israel

Após vários anos de rigorosos testes de laboratório eito por cientistas da Universidade Ben-Gurion, de Israel, o selo foi autenticado. Saiba mais!

Ao cheiro das águas, com Neide Martins

Neide Martins é a nova aposta do estilo pentecostal no Brasil

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social 

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!