21.8 C
Vitória
domingo, 25 outubro 2020

Crise econômica pode forçar pessoas a sair da Síria

Leia também

Pesquisa! Desigualdade nas refeições básicas

O Sudão do Sul está mais uma vez no topo da lista, com ingredientes básicos custando 186% da renda diária de uma pessoa

Covid-19: Anticorpos duram sete meses no organismo

Estudo com 6 mil pessoas mostrou que os infectados pela covid-19 geram uma reação imunológica adequada. Saiba mais!

Investimento Direto no País soma US$ 1,597 bi em setembro, diz BC

No acumulado dos 12 meses até setembro deste ano, o saldo de investimento estrangeiro ficou em US$ 50,026 bilhões

Por conta da guerra, que já dura quase 10 anos, quase metade da população do país já foi deslocada

Pelo menos um milhão de sírios estão com necessidade imediatas de alimentos, escolhendo entre a fome ou a imigração. Foi o que alertou um oficial da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Nós temos pessoas à beira da fome agora e elas não podem esperar. Pessoas morrerão e outras estão morrendo enquanto falamos”, disse David Beasley, chefe do Programa Alimentar Mundial da ONU, durante uma conferência em Bruxelas.

Ele chamou o desdobramento dos eventos na Síria de “sem precedentes”. “É pior do que se todas as tempestades viessem juntas”, disse. Alertou ainda que se nada for feito, o mundo pode ver outro êxodo em massa dos sírios, como em 2015.

“Sem dinheiro, aqui está o resultado final: ou teremos outra imigração em massa ou fome e exploração por parte dos grupos extremistas”, disse.

Fontes locais disseram à Portas Abertas que as consequências da crise econômica podem incluir um aumento do trabalho infantil, mendicância, crime, desintegração de família e exploração das mulheres.

A guerra já deslocou metade da população síria, cerca de 13,2 milhões de pessoas. Enquanto quase metade delas (6,6 milhões) busca refúgio em outras partes do mundo, a outra metade fica.

Crise humanitária e ajuda

Por meio de parceiros locais, a Portas Abertas tem ajudado famílias na Síria com a distribuição de itens básicos de comida, mas as novas sanções impostas pelos Estados Unidos no começo de julho tornaram isso muito mais difícil.

Em poucas semanas, o custo dos alimentos e outras necessidades quase dobrou. Aqueles que compravam 1kg de frango há um mês pagavam cerca de 5,84 dólares. Hoje, custa 8,76 dólares. Enquanto a média salarial de um funcionário público é pouco menos de 100 dólares por mês, a maioria das pessoas que trabalham por dia ganham ainda menos.

A inflação afetou a ajuda que as igrejas oferecem, disse Barkev Abajian, um dos gerentes do Centro de Esperança Bom Pastor, da Alliance Church, no nordeste da cidade de Alepo.

“Nós colocamos menos itens nos pacotes de comida que antes. Eu sei que as pessoas continuam precisando dos itens que não enviamos mais, porque não podem comprá-los. A maioria das pessoas está desempregada ou até trabalham, mas sua renda é tão pouca que não podem cobrir todas as necessidades”, disse.

A equipe se sente impotente frente às necessidades. “Nós gostaríamos de ajudar todos os que estão em necessidade, mas não podemos fazer isso, por termos recursos limitados. O aumento anormal dos preços não permite nem mesmo continuar com o mesmo nível de ajuda que estávamos acostumados”, disse Abajian.

*Com informações de Portas Abertas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Cafeteria missionária: Tomando café e fazendo o bem

Conheça a Cafeteria missionária que emprega ex-viciados e moradores em situação de rua, nos EUA. Saiba mais!

Dons espirituais para a Igreja

Dádivas de Deus, os dons espirituais são manifestados no meio do Corpo de Cristo para a edificação da Igreja do Senhor no mundo

Peso Bíblico do período do Primeiro Templo

Arqueólogos israelenses encontraram uma moeda do Primeiro Templo, que era usada para trocar por sacrifícios, alimentos e oferta. Saiba mais!

Rapper Biorki e DJ Gio Marx: “Boombap Session – Gratitude”

A faixa traz uma reflexão sobre a importância das coisas simples da vida. Confira a canção!

Lenda da indústria da música, Mariah Carey e o despertar da fé

Em seu livro "The Meaning of Mariah Carey" (O significado de Mariah Carey), a cantora pop , Mariah Carey, disse que depois de encontrar o Espírito Santo durante sua juventude, sua fé em Deus foi despertada. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Discos de platina e platina triplo para Davi Sacer

om milhões de plays, o cantor e compositor recebe premiações durante a gravação do seu novo projeto no Rio de Janeiro (RJ)

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson