A Convenção Batista do Espírito Santo conclama todas igrejas do Estado a orar. Diretor executivo da convenção deixa uma “palavra de esperança”
Na manhã desta sexta-feira (14), criminosos armados fecharam as avenidas Leitão da Silva e a Marechal Campos em Vitória (ES). Após a ordem, soltaram fogos de artifício, atiraram e comandaram o fechamento de estabelecimentos na região, causando desespero em moradores e pessoas que passavam por lá.
Toda a ação foi registrada por moradores e pessoas que passavam pela via. Poucos minutos depois, a Polícia Militar (PMES) chegou ao local. Além disso, pelo menos dois helicópteros da corporação estão sendo usados na operação. Ainda não há informação de indivíduos detidos.
- O papel da família e da igreja no combate a violência urbana
- A cada minuto, 30 mulheres são vítimas de violência
- Bandidos invadem igreja e anunciam assalto, em Manaus
Condutores tiveram seus veículos atingidos por pedras, pedaços de madeira, e outros materiais. “Uns vândalos, não sei de onde eram, subiram no meu carro, jogaram gasolina, mas não atearam fogo porque a Polícia Militar chegou no momento. Vamos ver o que vai dar agora”, disse um dos motoristas que não quis se identificar.
Um carro dos Correios também foi fechado, quebrado e saqueado. Os criminosos arremessaram pedras, os vidros foram destruídos. Não há informações sobre o condutor do veículo.
Um lojista contou que o desespero foi tão grande que fechou o estabelecimento imediatamente. “Foi tudo muito rápido. Já chegaram quebrando tudo, mas a minha intuição mandou fechar logo tudo e me esconder nos fundos da loja”, contou.
Com todo esse clima de incerteza na cidade, comércios estão fechados. Ônibus estão foram queimados. E muitas pessoas estão com medo de saírem de casa.
Ore pelas Cidades
Nesta sexta (14), a Convenção Batista do Estado do Espírito Santo lançou a campanha “Procurai a paz da cidade”. E conclama as igrejas estarem em oração durante sete dias. “E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.”(Jr 29:7).
O diretor executivo da Convenção, pastor Diego Bravim, se solidarizou com todos que foram afetados com o terror que se instaurou na capital do estado. “A igreja é uma porta-voz da esperança. E esse é o nosso clamor, o nosso entendimento, e a nossa mensagem para as igrejas. Pois o Deus que nós servimos é fiel, cuida daqueles que o temem e o ama e dos que O temem e O amam”, declarou.
O comunicado emitido pela instituição também fala sobre esperança. “Vivemos dias de calamidade, violência e desrespeito em nossa capital, veículos queimados, toque de recolher, roubos, confrontos diretos onde o cidadão é impedido de ir e vir. Queremos conclamar a você Batista capixaba a orar pela paz nas cidades, nosso compromisso é sermos porta-vozes de esperança”, diz a mensagem.
A campanha de oração vai até a próxima sexta (21). “Vamos como igreja compartilhar o amor ao invés de guerra ou vingança, mas vamos dizer que Jesus Cristo é a única esperança”.
Governo do Estado
Por meio das mídias sociais, o governador Renato Casagrande disse que a PM não dará trégua aos criminosos. “Bandidos reagem à ocupação da PM nos bairros, mas a polícia atuará com mais força ainda. Já efetuamos prisões de alguns desses criminosos. Essa será a nossa resposta.”, disse a postagem.
Vale lembrar que desde o dia (5) de fevereiro, a PMES ocupa o Bairro da Penha, em Vitória (ES). A medida foi tomada após confrontos armados entre facções criminosas que disputam o tráfico de drogas na região.
*Da redação de Comunhão, Com informações de ES Brasil.