25.9 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

78 crianças são raptadas de escola cristã em Camarões

Mais lidas

Verstappen crava melhor tempo dos treinos livres do GP da Estíria

Neste domingo, a largada será às 10h10. Saiba mais!

Capixaba Natália Gaudio defende maior longevidade para atletas brasileiras

Após estar na Rio 2016, atleta quer Tóquio e não descarta Paris. Saiba mais!

Casaquistão desmente afirmações chinesas sobre novo vírus mortal

Embaixada chinesa na capital do país advertiu sobre nova doença com "índice de mortalidade superior à Covid-19"

ONU diz que pandemia pode elevar pobreza na América Latina

Em documento, ONU destaca fragilidade do sistema de saúde da América Latina

O grupo da Presbyterian Secondary School de Bamenda ficou por dois dias sequestrado. Os estudantes adolescentes e um motorista foram libertados nesta quarta-feira (07). Diretor e professor seguem raptados

Os 78 estudantes adolescentes e um motorista sequestrados no noroeste de Camarões, região mergulhada num conflito armado entre separatistas e as forças de segurança, foram libertados nesta quarta-feira (7). Porém, um diretor e um professor ainda estão sendo mantidos reféns pelos homens armados.

“Louvado seja Deus! 78 crianças e o motorista foram libertados. O diretor e um professor ainda estão com os sequestradores. Vamos continuar orando”, disse Samuel Fonki, ministro da Igreja Presbiteriana em Camarões.

Entenda

O sequestro das crianças aconteceu na última segunda-feira (05). Os criminosos entraram em uma escola cristã antes do amanhecer na cidade de Bamenda, na região Noroeste de língua inglesa. As crianças, seu diretor e um motorista foram levados para o mato fora da cidade, disseram fontes militares e do governo, e o exército começou a vasculhar a área.

Escolas foram fechadas por toques de recolher. Um porta-voz separatista negou envolvimento no sequestro. ‘No total, 81 pessoas foram sequestradas, incluindo o diretor [da escola]. Eles foram levados para o mato”, disse uma fonte militar à Agência de Notícias Reuters.

Um porta-voz do exército confirmou o sequestro, mas se recusou a dizer quantos foram levados. Ele disse que é mais provável que tenha sido realizado por separatistas. O porta-voz separatista culpou os soldados do governo..

Samuel Fonki, Reverendo da Igreja Presbiteriana em Camarões, disse à Reuters que está moderando a libertação das crianças. Ele disse que os separatistas eram responsáveis.

‘Eles dizem que eu tenho que fechar a escola. Eles pediram um resgate, embora nenhuma quantia tenha sido especificada”, explicou.

Samira Daoud, vice-diretora regional da África Ocidental e Central da Amnistia Internacional, disse: ‘Em um caso com um eco arrepiante dos sequestros de 2014 das alunas Chibok na Nigéria, é vital que o governo de Camarões aja rapidamente e decisivamente para reunir essas crianças com seus familiares.

“Expressamos solidariedade às famílias dessas crianças e exigimos que as autoridades de Camarões façam tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que todos os alunos e funcionários da escola sejam libertados ilesos.”

A Unicef disse que a organização “condena veementemente o ataque denunciado e pede a libertação imediata e incondicional de todas as crianças raptadas”.

O movimento separatista ganhou ritmo em 2017 após uma repressão do governo a manifestações pacíficas. Uma das queixas originais era que os professores francófonos, que têm falam francês, estavam sendo enviados para escolas de língua inglesa nas regiões noroeste e sudoeste.

A violência se intensificou em 2018, inclusive durante uma ofensiva do exército em que civis foram mortos. Muitas pessoas fugiram de Bamenda e de outros centros para buscar refúgio em regiões francófonas mais pacíficas.

O missionário norte-americano Charles Wesco foi morto a tiros na semana passada em um suposto ataque de separatistas a caminho de Bamenda.

*Com informações de Christian Today.

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Igreja Adventista lança plataforma de podcasts

Com mais de mil episódios disponíveis, o 7Cast tem foco claro: compartilhar esperança em áudio A Igreja Adventista lançou no início de julho o "7Cast"....

Seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

“Se Não Fosse o Seu Amor” é o livro de estreia da empresária Larissa Pessoa, um romance que mostra que seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

Generosidade: O padeiro doador de pão e de fé

O dono de uma padaria no interior de São Paulo decidiu transformar a crise provocada pela pandemia de Covid-19 em uma oportunidade de ajudar quem precisa.

Fórum de Ciências bíblicas 2020: A Bíblia e a Criança

O Fórum de Ciências Bíblicas 2020, que terá temática para as crianças, será realizado nos dias 13 e 14 de agosto