26.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 abril, 2020

78 crianças são raptadas de escola cristã em Camarões

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Jogos Pan-Americanos Masters Rio 2020 são adiados

O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio Masters 2020 e a Associação Internacional de Jogos Masters (IMGA) adiaram o evento por causa da Covid-19

Brasil tem 201 mortes e mais de 5 mil casos de covid-19

Ministros atualizam dados em coletiva no Palácio do Planalto. Saiba mais! 

Coronavírus: Exército constrói hospital com 1.200 leitos

A construção ocorreu por meio da 'Operação Acolhida', localizado em Pacaraima (RR) e pretende atender os refugiados da Venezuela. Saiba mais!

Organização das Olimpíadas faz parceria com OMS

Governo do Japão e promotores dos Jogos de Tóquio estreitam laços com a Organização Mundial da Saúde para que coronavírus não comprometa em 2021

O grupo da Presbyterian Secondary School de Bamenda ficou por dois dias sequestrado. Os estudantes adolescentes e um motorista foram libertados nesta quarta-feira (07). Diretor e professor seguem raptados

Os 78 estudantes adolescentes e um motorista sequestrados no noroeste de Camarões, região mergulhada num conflito armado entre separatistas e as forças de segurança, foram libertados nesta quarta-feira (7). Porém, um diretor e um professor ainda estão sendo mantidos reféns pelos homens armados.

“Louvado seja Deus! 78 crianças e o motorista foram libertados. O diretor e um professor ainda estão com os sequestradores. Vamos continuar orando”, disse Samuel Fonki, ministro da Igreja Presbiteriana em Camarões.

Entenda

O sequestro das crianças aconteceu na última segunda-feira (05). Os criminosos entraram em uma escola cristã antes do amanhecer na cidade de Bamenda, na região Noroeste de língua inglesa. As crianças, seu diretor e um motorista foram levados para o mato fora da cidade, disseram fontes militares e do governo, e o exército começou a vasculhar a área.

Escolas foram fechadas por toques de recolher. Um porta-voz separatista negou envolvimento no sequestro. ‘No total, 81 pessoas foram sequestradas, incluindo o diretor [da escola]. Eles foram levados para o mato”, disse uma fonte militar à Agência de Notícias Reuters.

Um porta-voz do exército confirmou o sequestro, mas se recusou a dizer quantos foram levados. Ele disse que é mais provável que tenha sido realizado por separatistas. O porta-voz separatista culpou os soldados do governo..

Samuel Fonki, Reverendo da Igreja Presbiteriana em Camarões, disse à Reuters que está moderando a libertação das crianças. Ele disse que os separatistas eram responsáveis.

‘Eles dizem que eu tenho que fechar a escola. Eles pediram um resgate, embora nenhuma quantia tenha sido especificada”, explicou.

Samira Daoud, vice-diretora regional da África Ocidental e Central da Amnistia Internacional, disse: ‘Em um caso com um eco arrepiante dos sequestros de 2014 das alunas Chibok na Nigéria, é vital que o governo de Camarões aja rapidamente e decisivamente para reunir essas crianças com seus familiares.

“Expressamos solidariedade às famílias dessas crianças e exigimos que as autoridades de Camarões façam tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que todos os alunos e funcionários da escola sejam libertados ilesos.”

A Unicef disse que a organização “condena veementemente o ataque denunciado e pede a libertação imediata e incondicional de todas as crianças raptadas”.

O movimento separatista ganhou ritmo em 2017 após uma repressão do governo a manifestações pacíficas. Uma das queixas originais era que os professores francófonos, que têm falam francês, estavam sendo enviados para escolas de língua inglesa nas regiões noroeste e sudoeste.

A violência se intensificou em 2018, inclusive durante uma ofensiva do exército em que civis foram mortos. Muitas pessoas fugiram de Bamenda e de outros centros para buscar refúgio em regiões francófonas mais pacíficas.

O missionário norte-americano Charles Wesco foi morto a tiros na semana passada em um suposto ataque de separatistas a caminho de Bamenda.

*Com informações de Christian Today.

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Live: “As perguntas cruciais a serem respondidas na crise”

Um dos 25 melhores CEO’s dos EUA, Craig Groeschel fará nesta quinta-feira (02), às 10h30, uma Live exclusiva para o Brasil com tradução simultânea

Vigília online ‘Há uma Luz’: um clamor contra o covid-19

Para levar paz e esperança à população afetada pela pandemia global da Covid-19, a plataforma cristã, InChurch, organizou a vigília online “Há uma Luz” nesta quarta (1º).

26 de março: live – Como inovar na igreja em tempos de disruptura

Nesta quinta (26), as 19h, vai acontecer a primeira live da série "O efeito da liderança na crise” com Josué Campanhã, diretor da Envisionar e Thiago Faria

Novo Som faz show online

Devido a quarentena por causa do coronavírus, a banda vai estar ao vivo no sábado (28) a partir das 20h. Será transmitido pelo Instagram e Facebook

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Festival Música em Casa durante quarentena

Iniciativa da Universal Music, o "Festival Música em Casa" segue na segunda semana de apresentação. Nessa semana participam os cantores Israel Salazar, Renascer Praise...

Gospel Challenge: o desafio do melhor clipe! Aberta votação

Projeto inédito realizado pela Sony Music, o Gospel Challenge, que vai até 24 de abril, traz vários desafios para os cantores. Público também pode escolher o melhor clipe por votação. Saiba como!

“Superação” é o 10º álbum de carreira de Damares

"Superação" é o primeiro projeto musical no formato digital de Damares. Novo álbum terá 12 faixas. E já está disponível nas plataformas de streaming

Programas on-line para mentoreamento de homens e mulheres

Ministérios vão transmitir série de lives com objetivo de fortalecer as famílias e oferecer aos pastores, líderes e cônjuges ferramentas para o cuidado intencional, discipulado e mentoreamento