Crianças podem ter melanoma?

Leia também

Líbano: Refugiados podem ser afetados pela fome

Pelo porto de Beirute, o local da explosão, passam 60% das importações do país. Mais de 100 pessoas morreram e outras 5 mil ficaram feridas.

Brasil contabiliza média diária de 1.038 mortes por covid

O Brasil é o segundo país com mais casos de covid-19 no mundo. Só perde para os Estados Unidos

Beirute, a destruição e o sofrimento do povo

Em Beirute, os hospitais estão em colapso, população está de luto: "Beirute está devastada, completamente arrasada", diz missionária brasileira que mora no Líbano

Apesar de raro, os pequenos que ficam muito expostos ao sol podem, sim, desenvolver a melanoma. Saiba como prevenir!

Responsável por 33% de todos os diagnósticos no Brasil, o melanoma, também conhecido como câncer de pele afeta muitos adultos. Embora rara, a doença também pode ocorrer em crianças.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada ano são registrados 180 mil novos casos de câncer de pele. Por conta desses dados, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove a campanha Dezembro Laranja, que visa a conscientizar sobre a prevenção da doença.

“O câncer de pele pode se apresentar como alteração de uma área da pele devido à proliferação atípica de uma das camadas que a compõem, podendo se manifestar com ardência, sangramento, coceira, erosão de difícil cicatrização”, diz o especialista em saúde infantil, Jovarci Motta.

Vale lembrar que a pele da criança é mais sensível do que a do adulto, por isso é necessário mais cuidado do que o normal. Motta destaca que “o diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar disseminação local ou à distância (metástase) da doença, defendendo-nos tipo de câncer de pele”.

O especialista em saúde infantil Jovacir Motta, destaca que, apesar de raro, o câncer de pele pode ser detectado em crianças. – Foto: Divulgação

O médico pediatra reforça que a prevenção é a melhor forma de combater a doença. Para isso, deve-se evitar os horários de maior incidência dos raios solares, uso diário e correto de filtro solar e com proteção, como o uso de bonés e chapéus.

“É importante também consultas regulares anuais com o médico para exame clínico da pele, buscando evitar lesões suspeitas e avaliação precoce delas”, recomenda Motta.

Crianças com a pela branca podem ter mais predisposição à desenvolver a doença. – Foto: Bigstock
Fatores de risco

O câncer de pele não é uma doença contagiosa, portanto a criança pode socializar normalmente com outras. O especialista pontua que crianças de pele e olhos claros, ruivas, com sardas ou albinas têm predisposição à doença. Além disso, exposição excessiva e repetida à radiação natural e artificial, histórico familiar de câncer também aumentam as chances de desenvolver o câncer.

Tipo

Existem diversos tipos de câncer de pele, porém o mais comum é o não melanoma, também conhecido como carcinoma basocelular (CBC). Este tumor aparece nas células basais, que se encontram na camada mais profunda da epiderme – a que está localizada na parte superior da pele. Tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce.


leia mais

Dezembro laranja: previna-se contra o câncer de pele

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Canta Recife Experience com Rodolfo Abrantes e esposa

O Canta Recife Experience é o primeiro evento drive-in cristão do Nordeste. Saiba mais!

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Plugue-se

‘Fala, Pai’: podcast especial para homens

O "Fala, pai" apresenta  31 reflexões, com cerca de três minutos voltadas para os homens. Saiba mais!

Dia dos Pais: aqueça os corações com um bom filme

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo, 9, mas que tal aproveitar o fim de semana para aquecer o coração com um filme especial?

“Confiar” é o terceiro single de Larissa e Isabela pela Sony

Larissa e Isabela são vencedoras do Festival de Música Gospel Eagle, edição ES, que aconteceu em setembro do ano passado

Como o estudo da Bíblia pode transformar uma pessoa

No Rio Grande do Sul, uma mulher passou a estudar a Bíblia sozinha. Hábito  alcançou toda a família e foi todo mundo transformado a partir do estudo da Bíblia