20.6 C
Vitória
quinta-feira, 4 junho, 2020

Crianças apresentam resistência ao novo coronavírus? Saiba!

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Comissão Europeia avança para disponibilizar € 11,5 bi para recuperação da crise

A Comissão Europeia aprovou nesta quarta-feira, 3, modificações em seu orçamento para 2020 para disponibilizar 11,5 bilhões de euros para a recuperação econômica já em 2020.

Vacina contra covid-19 desenvolvida em Oxford será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida na Universidade de Oxford, no Reino Unido, será testada também no Brasil, conforme publicação no Diário Oficial da União.

CPI identifica 2 milhões de anúncios do governo em sites de ‘conteúdo inadequado’

Relatório produzido pela CPI das Fake News mostra que o governo federal investiu dinheiro público para vincular 2 milhões de anúncios publicitários em canais que apresentam "conteúdo inadequado".

Bolsonaro formaliza general Eduardo Pazuello como ministro interino da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro formalizou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (3) o nome do general Eduardo Pazuello para exercer, interinamente, o cargo de ministro de Estado da Saúde.

Especialistas ainda estudam o baixo índice de contágio nesse público, mas é importante ficar atento a qualquer sinal que os pequenos apresentem

Nessa quarta-feira (04), foi anunciado o diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) em uma criança, sendo o terceiro caso confirmado da doença no Brasil. Contudo, a comunidade médica ainda não tem explicação do motivo do baixo índice de contaminação nesse público.

Estudo publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China mostrou que até o dia 11 de fevereiro – última pesquisa realizada pela instituição – do total de pacientes infectados, 2% eram entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

Pediatra e especialista em saúde infantil, Jovarci Motta, destaca um dos motivos para a baixa incidência do coronavírus nos pequenos.  “Ainda não se sabe o porquê do vírus não se manifestar com tanta frequência nas crianças, mas elas possuem um sistema imunológico mais fraco, pois ainda está em desenvolvimento. Mesmo após o nascimento, a defesa do organismo é menor. É precoce inferir esses diagnósticos nesse momento”, explica.

O especialista reforçou que o vírus pode também ter um efeito mais brando no público infantil, bem como outras doenças. “Em algumas crianças as doenças, como a catapora, se manifestam em estágio mais grave. Por isso é necessário mais cuidado na detecção no sistema de saúde infantil”, ressalta.

Grávidas

As grávidas e puérperas – aquelas que deram à luz recentemente e estão em período de resguardo – costumam ser mais suscetíveis às doenças respiratórias por conta da baixa imunidade.

Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 147 mulheres analisadas, 8% desenvolveram um caso agudo da doença e 1%, crítico. Também não há nenhum relato de que o vírus seja transmitido no útero ou ao recém-nascido por meio da amamentação. Além disso, o Centro de Controle informou que todos os bebês que contraíram a doença se recuperaram muito rápido.

O pediatra alerta às gestantes que comuniquem imediatamente ao seu médico qualquer sintoma que seja parecido com o do novo coronavírus.

Sintomas

Pouco se sabe sobre a doença, mas os sinais e sintomas são semelhantes aos de uma gripe, que são: febre, tosse, falta de ar, dor de garganta e fraqueza. Em alguns casos, é possível que ela evolua, causando dificuldades respiratórias, levando a óbito.

O contágio ocorre por gotículas respiratórias provenientes de espirro, tosse, contato pessoal próximo, contato com superfícies contaminadas. Além disso, o vírus pode ficar encubado em superfícies e até mesmo no organismo por até 14 dias.

Prevenção

Apesar de não ter vacina ou tratamento específico, há formas de evitar a doença com simples hábitos. O infectologista, especializado no Instituto Emílio Ribas de São Paulo, Eduardo Pandini, conta que é necessário higienizar frequentemente as mãos.

“Pode ser feita com álcool-gel, álcool 70% ou água e sabão, principalmente depois de ir ao banheiro, espirrar, tossir ou tocar superfícies como maçanetas e corrimões”, diz o médico.

Pandini reforça a eficácia do álcool em gel no combate ao vírus. “O produto tem propriedades contra bactérias e vírus, pois os mata desnaturando as proteínas que os revestem. Tanto o álcool-gel quanto o álcool 70% têm essa propriedade, e que funciona melhor quando há uma quantidade de água junto”, observou.

Evitar compartilhar objetos entre as crianças é importante. – Foto: Getty Images

O pediatra Jovarci Motta acrescenta que o álcool também pode ser utilizado na higienização dos brinquedos e pertences das crianças, a fim de evitar a contaminação e disseminação do Covid-19.

Confira algumas dicas dos especialistas:

– Evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca após tocar superfícies;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies, inclusive celulares;

– Cobrir nariz e boca com um lenço descartável ou com a dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;

– Evitar contato com aglomerações e com pessoas doentes, e evitar contato com outras pessoas se você estiver doente;

– O uso de máscaras é recomendado apenas para pessoas que estão doentes (para evitar transmitir o vírus aos outros) e aos profissionais de saúde.

– Evitar o compartilhamento de brinquedos, teclados e outros objetos, pois podem conter fluidos corporais contaminados com vírus (secreção nasal, saliva).

*Com informações de ES Brasil

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro Sepal em nova data

A data do encontro Sepal, que aconteceria em maio foi alterada para setembro. Medida foi tomada de acordo com as práticas para o enfrentamento da propagação do coronavírus

Vila Mix em Casa Gospel com grandes nomes

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Lições da Escola Bíblica em libras

Conteúdo está disponível no canal da CPAD no Youtube. Todos os vídeos com as aulas estão em libras

Luiz Gwyer lança single “Ânimo”

Canção integra um repertório produzido por Luiz Gwyer em 2013 O cantor e compositor Luiz Gwyer acaba de lançar o single “Ânimo” em todas as...

Não ao racismo! O silêncio da indústria da música

No Brasil, a maior gravadora do país, a Sony Music, aderiu ao movimento anti racista

“Amazing Grace” cantado por pessoas de 50 países

Clipe foi gravado em lugares simbólicos e em idioma próprio de cada país participante