25 C
Vitória
terça-feira, 14 julho, 2020

Criança africana: ela precisa de oração

Leia também

Inscrições para o Prouni começam hoje, com quase 170 mil bolsas

Do total, 60.551 são bolsas integrais e 107.229, parciais. Saiba mais!

Atividade econômica tem crescimento de 1,31% em maio

Números foram divulgados hoje pelo Banco Central. Saiba mais!

Resultado do Sisu para o 2º semestre de 2020 será divulgado nesta terça-feira

De acordo com o MEC, 424.991 mil estudantes disputam 51.924 mil vagas. Saiba mais!

No dia da criança africana, uma triste realidade: três em cada quatro crianças no país têm necessidades básicas, como a falta de alimentação, água, luz e habitação. A igreja precisa orar e ajudar

Por Priscilla Cerqueira

Hoje, 16 de junho, é celebrado o dia da criança africana. Data traz como memória crianças negras que foram mortas nesse dia, em 1976, no Soweto, África do Sul, quando reivindicavam o direito de aprender a sua língua materna.

Segundo a ONU, os piores países do mundo para uma criança viver estão na África. São 54 países ao todo. O continente africano é o mais pobre, o segundo mais populoso e o terceiro mais extenso a nível mundial.

Fé e alegria na miséria

A criança africana é um exemplo. Segundo o pastor Paulo Cesar Gomes, da Igreja Assembleia de Deus Vida Abundante, em Cariacica (ES), que desenvolve vários projetos em Moçambique, é impressionante ver como elas vivem com alegria, em meio a dificuldade.

“Eles saem de suas casas para adorar ao Senhor com alegria, mesmo debaixo de um sol quente e calor insuportável. Usam roupas usadas pois não tem como comprar, ficam sem comer na maioria das vezes e estão sempre sorrindo. Mesmo na miséria, elas não perdem a alegria de adorar a Deus”, relatou.

A realidade é difícil. As crianças moram em casas improvisadas, abertas e sem chão, estudam sentadas sobre a areia. No local, onde o pastor visitou com um grupo de irmãos da igreja, mais de 60 crianças vivem na situação de miséria. Elas participam do Centro de Apoio a crianças e idosos, ganham refeição, muitas a única do dia, fazem aulas e ainda participam de cultos com os pais.

“Elas percorrem cerca de 10 km, muitas vezes sob sol quente, sem reclamar. É de cortar o coração. Isso nos mostra que temos que dar mais valor as pessoas e o que temos. Como igreja devemos aprender com elas a termos força de vontade”, relata o pastor.

Igreja

Três em cada quatro crianças no país têm necessidades básicas, como a falta de alimentação, água, luz e habitação. Principalmente as crianças africanas enfrentam problemas graves como higiene, saúde, alimentação.

Além disso, enfrentam conflitos tribais, guerras, exploração, analfabetismo. Sem contar problemas de ordem espiritual como idolatria, feitiçaria e islamismo.

A Aliança Pró evangelização das crianças (APEC), conclama a igreja oração pelas crianças africanas. “Promova este dia de oração. A igreja precisa clamar para que as crianças sejam alcançadas pelo evangelho e ame ao Senhor Jesus e que o islamismo seja interrompido”, diz a nota no site da instituição.

“Como igreja podemos orar e contribuir. O valor é muito pequeno para colaborar. Precisamos semear a palavra para que essas crianças sejam adultos cristãos”, complementou o pastor Paulo Cezar.

Sobre a data

Em 1991, a OUA-Organização de Unidade Africana escolheu o dia 16 de Junho para homenagear essas vítimas e para proteger as crianças do continente africano. No continente africano continuamos a presenciar a constante violação dos direitos Fundamentais das crianças.

Apesar de todos os apelos, o certo é que em África e também noutras zonas do mundo continuam a morrer de fome milhares de crianças, vítimas de pobreza extrema, em virtude de doenças provocadas pela subnutrição e pela falta de cuidados primários de Saúde entre outros.

É responsabilidade dos Estados, da Família e de toda a sociedade colaborarem entre si para proteger as crianças com vista ao seu desenvolvimento integral e harmonioso. Para que as crianças tenham uma vida digna e feliz, foi aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a “Declaração dos Direitos da Criança” e que, em 1990, se tornou lei internacional.

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Fred Arrais passa a integrar o time de artistas da Sony Music

Parceiro do Ministério Diante do Trono, Fred Arrais é cantor, compositor e multi instrumentista da música cristã contemporânea. 

Operação Final: a missão por trás do julgamento de um nazista

Baseado em fatos reais, Operação Final tem temática sobre o Holocausto, a perseguição aos judeus arquitetado pelo governo nazista

Reencontro histórico: Davi Sacer e Trazendo a Arca em “O encontro”

Álbum inédito marca o reencontro histórico de Davi Sacer e Trazendo a Arca dez anos depois. São 30 músicas que fizeram sucesso no mercado de música gospel. Confira!

Inédito no Brasil! Bíblia em Libras traduzida por surdos

O primeiro livro traduzida para Língua Brasileira de Sinais pelos próprios surdos a ser lançado em setembro é o do evangelho de João. Saiba mais!