22.1 C
Vitória
terça-feira, 27 outubro 2020

O crescimento do Islamismo no Brasil

Leia também

Indicado à Anvisa assinou contrato suspeito de irregularidade na Saúde

Na última segunda-feira, dia 19, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou duas outras indicações feitas por Bolsonaro à Anvisa

Líder de governo na Câmara diz que Constituição tornou o Brasil ‘ingovernável’

"O poder fiscalizador ficou muito maior que os demais" e, por isso, seria necessário também "equilibrar os Poderes" no país, comentou Barros

Desembargadora derruba decisão que bloqueou R$ 29 mi em bens de Doria

O juiz havia considerado que há indícios de que Doria feriu os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa

Segundo a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, já existem aproximadamente um milhão de fiéis em solo brasileiro, “mas Cristo é a única Esperança”, argumentou o pastor Paulo Roberto Sória, de São Paulo

Os registros do crescimento da religião islâmica no Brasil ainda soam como novidade para muitas pessoas, no entanto, a religião cresce de maneira firme dentro de alguns quadros sociais demográficos.

As perspectivas podem sugerir que, em algumas gerações, o islamismo notabilize uma expansão maior no futuro, alterando o panorama cultural da sociedade brasileira.

A religião vem ganhando espaço em um lugar inusitado: o interior do nordeste brasileiro. Nos últimos anos, o islamismo tem se popularizado na cidade de Itabaianinha, a 127 quilômetros de Aracaju (SE), que é conhecida como a cidade brasileira dos anões.

O mais curioso é que o responsável por isso é um ex-pastor evangélico. José Renato de Jesus Vieira, o Dedé, atuava como líder de uma igreja evangélica antes de ser apresentado ao islamismo por um amigo. No começo ficou relutante, mas ao conversar com um seguidor da religião disse que “se encontrou”.

Depois disso, passou quase dois anos estudando a fé islâmica. Depois passou a divulgar a sua nova religião aos seus antigos fiéis. Inicialmente algumas pessoas não receberam bem a pregação do Alcorão. Até mesmo a esposa de Dedé, Rosineide Alves Ferreira Vieira, ficou confusa. Mas logo, o rebanho aumentou.

Atualmente, a comunidade muçulmana na cidade é composta por 37 pessoas. Seus praticantes abandonaram o consumo de álcool e carne suína e passaram a rezar cinco vezes por dia em direção à cidade sagrada de Meca. As mulheres também aderiram ao véu para cobrir seus cabelos. Dedé conseguiu até mesmo levar o xeque moçambicano Ali Momade para atuar como autoridade religiosa da mesquita local.

Foto: MASJID

Saiba mais sobre A Associação Humanitária Muçulmana do Nordeste do Brasil

Cristo, a única esperança

O pastor Paulo Roberto Sória, da Igreja Batista no Alto da Mooca de São Paulo argumenta que o avanço do islamismo está ligado ao extremismo de grupos diversos com viés de violência no meio muçulmano. Aí está o perigo!

“Vemos o que acontece na Europa: França, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Alemanha e outros países onde há uma explosão islâmica. A violência, o terrorismo e a mudança de hábitos e costumes impostos pelos religiosos muçulmanos”, explicou.

Outra justificativa do pastor é que o maometismo é fundamentalista e intransigente por filosofia corânica. “Isso faz parte de seu DNA, então há sim, sempre, um perigo iminente de imposição de isósceles costumes religiosos”, disse.

Mas a tarefa da Igreja é pregar sobre o amor de Deus. “A igreja de Jesus Cristo tem a missão de, com amor e dedicação, mostrar a salvação através do sacrifício vicário de Cristo por que Cristo é a única Esperança. Ela não vai converter ninguém, mas vai mostrar o Caminho que é Deus. Quem converte e convence é o Espírito Santo. Cada salvo por Cristo, tem a missão de fazer discípulo, pregando o Evangelho”, finalizou.

Saiba mais


*Com informações da Folha de São Paulo


Leia mais

Islamismo será a religião mais influente em poucos anos, aponta estudo
Teólogo afirma que islamismo só cresce quando os cristãos negam o ensino bíblico

- Publicidade -

Matérias relacionadas

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Quando Deus nos dá o livramento!

Assim que foi imobilizado pela equipe de resgate, mandou uma selfie para a namorada para contar que estava tudo bem. Saiba mais!

Ajuste fiscal passa por reformas que aumentam produtividade, diz Bruno Funchal

Funchal disse que o teto dos gastos já endereçou o primeiro problema estrutural da questão fiscal brasileira

Conexão de hoje: “Salomão, meu sócio! E agora?”

O tema da live será “Salomão, meu sócio! E agora?”. Comunhão transmite Ao vivo, a partir das 19h. Assista aqui!

Dicas para fortalecer os laços familiares

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria.

Nigéria: Estão suspensos projetos de tradução da Bíblia

Esse anos, os tradutores da Bíblia não conseguiram se reunir na Nigéria para verificar o trabalho de tradução uns dos outros por conta da pandemia, terrorismo e violência no país. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Lenda da indústria da música, Mariah Carey e o despertar da fé

Em seu livro "The Meaning of Mariah Carey" (O significado de Mariah Carey), a cantora pop , Mariah Carey, disse que depois de encontrar o Espírito Santo durante sua juventude, sua fé em Deus foi despertada. Saiba mais!