25 C
Vitória
segunda-feira, 30 novembro 2020

Cresce o número de pessoas que “amam Jesus, mas não vão à igreja” nos EUA

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

Enquanto um número crescente de americanos está abandonando a igreja institucional e seus limites definidos de identidade religiosa, muitos outros dizem que ainda acreditam em Deus e praticam a sua fé “fora das paredes”, segundo um novo estudo do instituto cristão de pesquisas ‘Barna’ apontou em um estudo recente.

O centro de pesquisas publicou um relatório sobre a primeira de duas partes de uma pesquisa sobre fé e espiritualidade fora da Igreja, olhando para o “fascinante segmento da população americana que afirma que “ama Jesus, mas não vai à a igreja”.

Um décimo da população compreende aqueles que se auto-identificam como “cristãos e que concordam fortemente que sua fé religiosa é muito importante em sua vida”, mas são “desigrejados”, o que significa que eles frequentaram a igreja no passado, mas deixaram de fazê-lo nos últimos seis meses ou mais, diz o estudo do ‘Barna’, acrescentando que apenas 7% da população pertencia a este grupo em 2004.

Mais de 60% das pessoas neste grupo são mulheres, e 80% não são jovens, com idades 33 e 70 anos.

“Este grupo também parece ser predominantemente branco (63%) e concentrado nas regiões Sul (33%), Centro-Oeste (30%) e Oeste (25%) dos EUA, sendo muito poucos provenientes do Nordeste (13%)”, revelou o instituto.

“Este grupo representa uma importante e crescente via de ministério para as igrejas”, diz Roxanne Stone, editor-chefe do Barna Group. “Particularmente se você mora em uma área maior do país, é mais do que provável que você tenha um número significativo desses ‘desigrejados’ em seus bairros. Eles ainda amam a Jesus, ainda acreditam nas Escrituras e na maioria dos princípios de sua fé cristã. Mas eles perderam a alegria de estar na Igreja”.

Embora eles possam não estar confortáveis ​​com a igreja, esse grupo ainda mantém uma visão muito positiva da religião, acrescenta o estudo.

No entanto, apenas 55% discordam, forte ou um tanto, de que todas as religiões basicamente ensinam a mesma coisa. Cerca de 86% dos evangélicos também discordam desta afirmação e acreditam na distinção do cristianismo.

O estudo observa que este grupo está fora da caracterização de pessoas “espirituais, mas não religiosas”.

“Mas ao contrário de praticantes cristãos e evangélicos, essa espiritualidade é profundamente pessoal – até mesmo privada – com muitos preferindo manter as coisas espirituais para si mesmos: apenas dois em cada cinco (18%) dizem frequentemente conversar com seus amigos sobre assuntos espirituais”, disse o relatório.

Para elaborar o estudo, o grupo Barna entrevistou 1.281 adultos dos Estados Unidos, por meio de pesquisas na web, em cada um dos 50 Estados norte-americanos, entre 4 e 15 de novembro de 2016. A margem de erro de para este estudo é de mais ou menos 2,9 pontos percentuais, com o nível de confiança de 95%.

Contraponto
Apesar dos ‘desigrejados’ alegarem que sua fé em Jesus ainda se mantém firme e seus princípios continuam baseados na Bíblia, viver longe da comunhão do Corpo de Cristo pode ser prejudicial à vida cristã, segundo alerta o reverendo Augustus Nicodemus, da Igreja Presbiteriana de Goiânia.

“Viver sem igreja está errado. Tentar ser crente em casa, sozinho, está errado também. Criticar a Igreja organizada, como se ela fosse a mãe de todos os males, está errado, é ingratidão e desconhecer a história da Igreja também”, disse.

“O que devemos fazer é reconhecer a necessidade de estarmos juntos com nossos irmãos e obedecemos o que Jesus mandou em termos de membresia. Nos edificar mutuamente, termos nossos mestres que ensinam a palavra de Deus, contribuir para o funcionamento da comunidade e assim por diante, mas jamais deixar a igreja e achar que ela é desnecessária para a vida do Cristão”, finalizou.

Fonte: www.guiame.com.br

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Dor na alma! Jovens são mais solitários que os idosos

Pesquisa Experimento da Solidão, conduzido pela rede britânica BBC, indica que os jovens se sentem mais solitários do que os idosos. Saiba mais!

Procuradoria eleitoral denuncia Crivella por difamação

Segundo a PRE, Crivella frisou que as falas do atual prefeito sobre 'kit gay' e 'liberação de drogas' são fake news

Pesquisar minério em terra indígena não é proibida,diz Mourão

Mourão coordena o Conselho da Amazônia e defende a aprovação do projeto de lei enviado pelo governo ao Congresso

Ataque a igreja nos EUA deixa dois mortos

Ataque aconteceu na Igreja Batista da Graça, em San José, Califórnia. Não havia culto no momento do ataque, apenas moradores de rua, que estavam abrigados no local. Saiba mais!

Missão Pantanal: Levando a palavra e fazendo discípulos

Em Mato Grosso do Sul, um grupo de jovens missionários lutam para manter uma igreja no ameio do Pantanal, para espalhar o evangelho e discipular pessoas que moram muito distante da civilização. Saiba mais!

A tecnologia vai estar mais presentes nas aulas

Para 81% dos professores, a tecnologia é grande aliada do ensino. Ferramenta será indispensável no retorno às aulas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!