Cresce número de muçulmanos no Brasil

Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem 35 mil muçulmanos no país, mas algumas entidades islâmicas afirmam que é 1,5 milhão. Vindos de 18 países da Ásia e da África, a maioria tem ido para cidades pequenas ou médias. No Paraná, por exemplo, existe a presença islâmica em 24 municípios. Foz do Iguaçu reúne a maior parte deles, sendo que muitos imigraram para o Paraguai, mas vivem no Brasil.

Para Eonio Cunha, colaborador do Instituto Brasileiro de Estudos Islâmicos, a vinda de mais muçulmanos tem exposto os brasileiros a um contato maior com a religião de Maomé. Isso tem gerado conversão ao Islã. Além disso, aumentou a procura de informações sobre sua religião. Para isso, o Instituto e as mesquitas têm usado cada vez mais as ferramentas digitais para a difusão do Islã, incluindo Facebook, blogs e sites na internet.

Com isso, nos últimos quatro anos surgiram várias novas mesquitas no país. Uma das características desses novos arranjos religiosos é que a população reunida nos locais de culto é de diversos países. Há registro da entrada de imigrantes vindos de países como Bangladesh, Afeganistão, Paquistão, Angola, Moçambique, Palestina, Iraque, Jordânia, Índia, Síria, Gana, Líbano, Guiné, Senegal, Marrocos, Egito, Congo, Somália e do território da Caxemira.