27.6 C
Vitória
quinta-feira, 25 fevereiro 2021

Covid-19: Entrevistados afirmam aprimoramento da fé

Estudo ouviu pessoas de 14 países. Em 11 deles, os entrevistados afirmaram que a fé religiosa se fortaleceu

Por Keila Lopes 

A Covid-19 trouxe uma mudança radical no comportamento das pessoas devido a necessidade de reclusão em suas casas. O confinamento também colocou fiéis, acostumados com a comunhão dos cultos, fora dos templos.

Há de se esperar que a comunhão entre os escolhidos de Deus, é saudável, e o congregar promove o aquecimento da fé. Porém, com todo o período de quarentena, o resultado tem sido pessoas adoecidas e tristes em decorrência do afastamento.

Mas este cenário vai um pouco além. É o que explica uma pesquisa em 14 países. O estudo ouviu pessoas da Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Japão, Holanda, Espanha, Coreia do Sul, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.

Aumento da fé na pandemia

“Em 11 dos 14 países pesquisados, a proporção dos que afirmam que sua fé religiosa se fortaleceu é maior do que os que se consideraram enfraquecidos”, observaram os pesquisadores da Pew. “Mas, geralmente, as pessoas nos países desenvolvidos não vêem muita mudança em sua própria fé religiosa como resultado da pandemia.”

A pesquisa global contou com a participação de mais de 14.000 pessoas e descobriu que poucos perderam a fé, enquanto muitos dos  fiéis ganharam. No geral, uma média de 4 em cada 5 cidadãos de cada país disse que sua fé estava mais ou menos inalterada.

Os que se consideraram com a fé fortalecida foram os moradores dos Estados Unidos. Já a população da Coreia do Sul, afirmou ter perdido a fé.

A Pew observou que “todos os países pesquisados ​​estavam sob distanciamento social ou ordens de bloqueio nacional devido ao Covid-19”. No entanto, “nem todos os países experimentaram a doença da mesma maneira” e a situação de pandemia “mudou substancialmente desde que a pesquisa foi realizada”.

Cerca de um terço dos americanos acredita que a pandemia oferece uma lição para a humanidade enviada por Deus (35%), de acordo com uma pesquisa anterior do Pew. Uma parcela semelhante (37%) acredita que há uma lição a aprender, mas não foi enviada por Deus.

 

Os entrevistados responderam também que a pandemia fortaleceu os relacionamentos familiares. Como resultado de aproximação, a presença das igrejas na internet contribuiu para que não houvesse um afastamento total, mas a adaptação ao chamado “novo normal”, ainda é algo que precisa ser adaptado à rotina das famílias.


*Com informações, Christianity Today

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Primeira vacinada na Bahia está com covid-19 antes de tomar a 2ª dose

O quadro clínico é estável, mas, com falta de ar, a enfermeira tem auxílio de oxigênio externo para respirar Por Fernanda Santana, especial para o...

Irmão Lázaro está internado em estado grave com covid-19

Vereador de Salvador (BA), Irmão Lázaro foi deputado federal pela Bahia, por 4 anos e tem 36 anos de carreira na música gospel. Saiba mais!

Covas antecipa vacinação de idosos com 80 anos ou mais para sábado, 27

O anúncio ocorreu em uma coletiva de imprensa de novas medidas contra o avanço da pandemia da covid-19 Por Priscila Mengue (AE) O prefeito de São...

Guardado em silêncio: o papel dos cristãos no holocausto

Espetáculo, que aborda papel dos cristãos no holocausto será apresentado 14 vezes, entre março e abril, no formato de teatro online interativo

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Itália: Deslizamento em cemitério lança 200 caixões ao mar

Causa do acidente está relacionada à erosão da falésia, que acabou sendo intensificada pelas tempestades que atingem a Itália. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!

André Valadão: Humor para explicar temas polêmicos da Bíblia

Conhecido por sua forma extrovertida de ministrar, o cantor e pastor André Valadão tem usado sua conta no instagram para tirar dúvidas de internautas sobre temas polêmicos